• Início
    • Contato
    • A APDESPbr
    • EBPO 2018 – Encontro Brasileiro de Prótese Odontológica
    • Início
    • Contato
    • A APDESPbr
    • EBPO 2018 – Encontro Brasileiro de Prótese Odontológica
  • APDESPbr - O CANAL DA PRÓTESE ODONTOLÓGICA BRASILEIRA
     
    • Canal da Prótese
    • Cursos
    • Associação
    • A APDESPbr
      • Bolsa de empregos
      • Escolas de prótese dentária
      • Equipe
      • EBPO
      • 16º Congresso
    • Contato
    • Telegram
    • 17º Congresso Internacional
    APDESPbr - O CANAL DA PRÓTESE ODONTOLÓGICA BRASILEIRA
    • Canal da Prótese
    • Cursos
    • Associação
    • A APDESPbr
      • Bolsa de empregos
      • Escolas de prótese dentária
      • Equipe
      • EBPO
      • 16º Congresso
    • Contato
    • Telegram
    • 17º Congresso Internacional
    APDESPbr - O CANAL DA PRÓTESE ODONTOLÓGICA BRASILEIRA
     
     
    Congresso Internacional

    A história de superação e empreendedorismo de Rolando Vanucci

    Redação Canal da Prótrese
    15/10/2019

    A grade de Administração e Marketing, do 16º Congresso APDESPbr, recebeu muitos nomes relevantes que compartilharam conhecimentos sobre gestão e empreendedorismo. Rolando Vanucci, conhecido pela marca Rolando Massinha, foi um deles. Pela primeira vez participando de um congresso organizado pela associação, apresentou ‘Uma história de vida com receitas de amor’. Um dos pioneiros da comida de rua no Brasil, o empreendedor dividiu com o público algumas orientações para alcançar o sucesso. Assim como contou os percalços e dificuldades que encontrou ao longo de sua caminhada. Uma história recheada de superação e um bom exemplo de empreendedorismo. Para registrar melhor essa história, conversamos com Rolando sobre o que colaborou para que ele chegasse até esse momento. Bem como a sua percepção diante a primeira experiência com o público da área da prótese dentária.

    Minha história se resume no seguinte: passei dificuldades financeiras, sem profissão definida virei empreiteiro de obras e levei um grande prejuízo. Comecei a vender massas na rua e então tomei mais um grande tombo. Tive depressão, síndrome do pânico e fui morar na rua, dentro do meu foodtruck, até receber ajuda. Agora estou reiniciando o meu trabalho, a minha história e a minha vida.”

    Uma experiência motivacional

    Rolando em palestra no 16º Congresso. Foto: Arquivo APDESPbr

    O tema da palestra apresentada por Rolando é quase homônimo ao título do seu livro, ‘Rolando Massinha – uma História de Vida Com Receitas de Amor’, lançado pela Editora Generale, em 2014. Para o 16º Congresso ele trouxe um pouco do que revelou no livro sobre a sua trajetória. Em resumo, uma tentativa de executar um bom prato na cozinha de casa que terminou como um case de sucesso no empreendedorismo.

     
     

    A exposição de Rolando foi uma das últimas do segundo dia, dentre os três de evento. E ele deixou a sala bastante comovido. Isso porque Rolando não falou apenas dos obstáculos habituais aos empreendedores no início de um negócio. Mas também abordou temas comuns que podem transformar a vida das pessoas, como a depressão e a saúde mental.

    “Foi uma das palestras mais empolgantes da minha vida. Apenas contar a minha experiência é fácil. Só que nessa palestra aconteceu uma coisa muito diferente. Porque além das perguntas que sempre foram feitas, as pessoas se envolveram demais. Senti uma gratidão fora do normal quando vi que todos se importaram com a minha história. Se importaram com a minha forma de pensar. Foi uma experiência humana muito especial para mim.”

    O início na cozinha

    O primeiro contato de Rolando com a gastronomia foi aos 19 anos, ao cozinhar para os amigos surfistas em um final de semana. “Fiz um arroz que era a própria maçaroca! Um arroz com mortadela. Mas, pelo fato de a mortadela por ter um aroma maravilhoso, acabou ficando gostoso. Todo mundo que estava na casa comeu, mas acho que é porque estavam com muita fome”, brincou.

    Depois desse episódio ele passou algum tempo sem ao menos tentar cozinhar novamente. Até que, em torno dos 26 anos ele teve um insight no supermercado.  “Tinha lá uma massa fresca, com uma receita no verso da embalagem. Eu nunca tinha feito massa, muito menos lido uma receita. Mas aquela escrita no espaguete me interessou: um molho à bolonhesa com calabresa. Eu, com muita curiosidade, comprei a carne moída, a calabresa e os ingredientes que pedia. E fui fazer.”

    Durante conversa compartilhando a sua história. Foto: Arquivo APDESPbr

    O grande diferencial, o sabor, que fez das receitas de Rolando um grande sucesso da comida de rua de São Paulo surgiu de uma ideia durante a preparação da massa. “Eu tomava vinho, na época. Enquanto cozinhava, tomei um gole e coloquei uma dose no molho à bolonhesa. O aroma do vinho ficou superforte e eu achei muito interessante. Todos os que experimentaram também aprovaram.”

     

    E, assim, o tempo passou. Sem uma profissão definida, Rolando construiu a carreira numa empresa do comércio varejista em Belo Horizonte, Minas Gerais. Após alguns anos, saiu da capital mineira rumo à São Paulo para gerenciar uma loja que a empresa tinha franqueado.

    A primeira porta aberta

    Porém, a nova realidade não se mostrou como ele imaginava. “Foi um grande engano. Eu cheguei em São Paulo e comuniquei ao meu patrão que estava voltando para BH. Eu me identifiquei muito com a cidade e retornei. Bati à porta de quem tinha me oferecido emprego antes e, infelizmente, essas portas foram se fechando. As oportunidades se fecharam a ponto de eu ir morar na rua. Até que eu tive a felicidade de conhecer uma família que me ajudou”, contou.

    Diante à situação delicada de Rolando, a família lhe cedeu uma casa para morar, por tempo indeterminado. Os planos eram de demolição do imóvel para a construção de um prédio. Por isso, ao entregar as chaves, os proprietários disseram à Rolando que o empréstimo seria por um tempo indeterminado.

    Eu agradeci por ter aquele espaço pelo tempo que me foi permitido. E então, tive a ideia de refazer aquele molho com vinho que eu aprendi lá atrás. Eu comprei os insumos todos e abri o ‘Per tiempo indeterminato’. Uma portinha na casa para vender meu macarrão, com nome inspirado pela frase que ouvi dos donos da casa. E assim comecei a vender o meu espaguete com molho à bolonhesa e calabresa ao vinho.”

    Empreendedor nato

    “Costumo dizer que sempre tive muita sorte. Pois mesmo passando por dificuldades, fui muito abençoado. Um mês após iniciar a venda de massas, eu saí como destaque na coluna social do jornal O Estado de Minas. Porque eu abria a casa à 22h e fechava às 6h. Isso há mais de 25 anos atrás era algo absurdo em BH. Em São Paulo era comum, mas na madrugada mineira era completamente novo. Assim eu atraí os jornalistas, o pessoal do teatro e notívagos. Trabalhei muito e venci”, relembrou.

    O famoso espaguete com molho à bolonhesa e calabresa ao vinho. Foto: Acervo pessoal

    A reviravolta

    Após ter conseguido contornar o momento difícil que o levou de volta à cozinha com uma grande guinada, Rolando sentiu necessidade de retribuir o bem que tinha recebido. “Infelizmente ajudei a pessoa errada. Fui para São Paulo visitar meus pais e deixei essa pessoa cuidando da casa. Quando voltei, ele tinha limpado a casa. Roubou tudo o que tinha dentro. E eu, com a maior vergonha do mundo da família que me cedeu, fechei a casa e voltei para São Paulo no mesmo dia.”

    Rolando contou que voltou em busca de retomar a vida, depois de ter o negócio forçadamente fechado. Esse episódio ocorreu próximo ao Carnaval. E a primeira oportunidade de trabalho veio com o convite de um colega, para que ele gerenciasse um trio elétrico no Guarujá, litoral paulista. Na quarta noite de trabalho, ele conheceu a sua futura esposa. Os dois engataram o namoro, ele morando na capital paulista e ela na Baixada Santista. Para terem mais tempo juntos, Rolando passava os finais de semana hospedado na casa da moça.

    Uma oportunidade

    “Numa ocasião ela tinha contratado um pintor para o apartamento em que ela morava com as amigas. Todas trabalhavam e então me pediram para aguardar pelo pintor, para acompanhar o serviço, pelo menos no primeiro dia. Eu fiquei, mas ele não apareceu.” Ao saberem que o homem não tinha aparecido, todas lamentaram, decepcionadas, e Rolando propôs uma solução.

    Em registro no painel do evento, no 16º Congresso APDESPbr. Foto: Arquivo Cairós Comunicação

    “Se vocês quiserem eu fico pra esperar. Elas concordaram e eu fiquei. Mas, no dia seguinte, ele também não apareceu. Então, no impulso, peguei a lata de tinta e comecei a pintar o apartamento. Não contei para ninguém que eu tinha começado a fazer o trabalho. E elas se mostraram impressionadas pelo pintor não ter deixado nenhuma sujeira. Até eu mesmo me impressionei por ter pintado daquele modo.”

    Da massa à argamassa

    Rolando ofereceu-se para permanecer no imóvel por mais alguns dias, a fim de acompanhar o suposto pintor. Até que foi descoberto por uma das moradoras que voltou pra casa mais cedo e, então, descobriu que era Rolando quem estava dando andamento na pintura.

    “Elas gostaram tanto do trabalho que começaram a me indicar para outras pessoas. Eu era um bom pintor e não sabia. Aí a coisa foi crescendo e eu comecei a ganhar muito dinheiro. Em outro momento, comecei a ser perguntado se conhecia eletricista e outros serviços para indicar. Na terceira obra, quando me perguntaram o que mais eu fazia, respondi: conheço todo mundo, do que você precisa?! Tenho eletricista, pedreiro, tudo. E assim acabei virando empreiteiro de obras.”

    “Me dei muito bem nessa área. Foram quase 15 anos como empreiteiro. Quando, infelizmente, um arquiteto e um engenheiro me deram um prejuízo financeiro imenso. Por conta disso, eu caí em depressão. Mesmo quando fui morar na rua, em Belo Horizonte, acho que também sofri de depressão. Mas não senti tanto, não no nível desta vez. Até porque eu nem sabia o que era depressão. Talvez eu tivesse passado por ela, sem senti-la. Porém, desta vez, eu tomei um tombo grande.” Rolando exemplificou o tamanho do dano financeiro.

    “Para você ter uma ideia, eu tinha uma casinha na Serra da Cantareira avaliada em R$190 mil e a vendi por R$47 mil. Paguei algumas dívidas e com os R$20 mil restantes, no impulso, comprei uma Kombi. Completamente no estalo e sem linha de raciocínio nenhuma, comprei uma Kombi de hot dog. Quando contei para a minha esposa, ela me chamou de louco. E perguntou: você vai vender hot dog?! E falei: não, eu vou vender macarrão.”

    Enfim, Rolando Massinha

    Rolando em frente ao icônico veículo da sua marca. Foto: Acervo pessoal

    Depois de 15 dias, Rolando estava na rua vendendo macarrão. “Nasceu a marca Rolando Massinha e me saí bem. A imprensa contribuiu muito para a minha fama. Apareci em mais de 60 programas de televisão, em jornais, revistas e todos os veículos possíveis. Dei muita sorte. Cheguei a ser garoto propaganda em uma montadora de carros. Tive 10 automóveis cedidos em comodato, 9 foodtrucks e 1 carro de passeio.”

    A marca Rolando Massinha cresceu e se expandiu a diversos pontos de venda da capital paulista. Ele conta que chegou a ter a assinatura da prefeitura de São Paulo como uma referência de alimentação na cidade. Porém, durante entrevista ao vivo a um programa de televisão, Rolando fez uma declaração que desagradou os políticos vigentes. “A Operação Lava Jato se iniciava. E eu critiquei a falta de garantias e condições ao microempreendedor brasileiro. Não se tratava de partido. Os impostos são absurdamente desleais. Há toda uma estrutura a qual você fica muito dependente. Só que a administração pública enxergou isso com outros olhos. Eles tomaram como uma crítica pessoal e ficaram ofendidos. E aí, 18 dias depois, eu fui impedido de vender nas ruas de São Paulo.”

    Entre subidas e descidas

    “Foi quando eu perdi o rumo de vez e caí novamente em depressão. Depois tive síndrome do pânico. Foram quase nove meses convivendo com essa doença me consumindo, fazendo muito mal. E por não conseguir honrar as contas da minha casa, o pagamento do aluguel, do condomínio e até mesmo o convênio médico para a minha filha, eu saí de casa. Me senti inútil, me perdi de mim, deixei de me sentir como eu era. Deveria permanecer na minha casa, junto à minha família, mas eu me sentia muito inferior e usado. Sem condição psicológica nenhuma, muito menos financeira, eu fui morar na rua. Morei dentro do meu foodtruck por meses, até que recebi ajuda e fui acolhido na casa onde estou, há cerca de 1 ano. Retomando o Rolando Massinha, em um espaço de alimentação montado com containers.”

    O espaço gastronômico em containers, na Zona Norte de São Paulo. Foto: Reprodução Facebook

    Após altos, baixos e muitas situações que exigiram de Rolando superação e resiliência, hoje ele é capaz de se enxergar como um exemplo. “Relutei muito para me entender como uma referência. Eu não aceitava ser conhecido, por uma vaidade errônea. Me escondia atrás de uma humildade não genuína, que ofendia. Porque as pessoas chegavam até mim com entusiasmo e eu as afastava, ignorando. Por não querer mudar quem eu era. Hoje sinto que não é ruim ser famoso, porque é daí que surge a possibilidade de ajudar. As pessoas me veem como uma solução financeira e de mudança de vida. Perguntam como fazer para montar um foodtruck, como traçar a logística para implantar o seu negócio”, esclareceu.

    Inspiração e Motivação

    Ele relembrou uma situação surpreendente, quando participou do programa da Ana Maria Braga, na rede Globo. “Foi uma coisa louca, teve muita repercussão. Dei o meu telefone no programa, achando que ninguém sequer me ligaria. O meu aparelho não parou de tocar. No trajeto dos estúdios até o aeroporto, recebi uma chamada de uma pessoa de Roraima. Ela me relatou que estava planejando o suicídio, junto com o marido. E ao me virem no programa, tinham mudado de ideia. Se sentiram estimulados pela minha história e começaram a refletir que, apesar de dura, a vida também tinha boas saídas. E isso me marcou muito.”

    Com a explosão dos foodtrucks no Brasil, Rolando foi constantemente lembrado como uma inspiração. Inclusive sendo citado pelo Sebrae como um case de sucesso, entre os empreendedores do ramo. Mesmo que tenha passado um tempo afastado da rotina do comércio de rua, a sua atuação ainda se mantém como referência. “Presto consultoria, porque trabalhar na rua é sinônimo de adversidade. Você fica exposto a tempestades, calor, vento e diversas situações desagradáveis. E o que eu puder fazer para ajudar a preparar quem quiser entrar nessa, eu farei.”

    Porém, Rolando ressaltou que os seus conselhos são realistas. “O ‘não’ é a palavra mais sincera e honesta que existe. Muitas vezes, no empreendedorismo, você deve dizer não. ‘Não faça isso, não vou te ajudar, não é por aí’. Porque não quero iludir, nem enganar ninguém. Sempre procuro ajudar ao próximo, também como uma forma de retribuir, apesar da experiência que tive no passado. Afinal, estou na terceira ocasião em que precisei de ajuda e fui ajudado, mais uma vez.”

    Rolando Vanucci em conferência sobre empreendedorismo. Foto: Acervo pessoal

    A experiência no 16º Congresso APDESPbr

    O convite para a participação no 16º Congresso APDESbr partiu do presidente do evento, Marcos Celestrino. Os dois se conheceram em um dos pontos de Rolando, em São Paulo. Em um reencontro, anos depois, Rolando atualizou o amigo sobre tudo o que tinha vivido. Ao ouvir a história, Marcos se sensibilizou. E enxergou algo que valia ser compartilhado na grade de Administração e Marketing.

    Pela minha vida ter sido de muitos altos e baixos, ele prontamente viu uma inspiração motivacional. Valeu demais! Pra mim, foi um presente da APDESPbr e um presente pessoal do Marcos. Talvez ele não tenha se dado conta do bem que me fez. Eu sou muito grato à APDESPbr por ter tido essa oportunidade”, reconheceu.

    Por fim, Rolando avaliou que a experiência no 16º Congresso foi reveladora em relação à sua autoimagem e futuro. “A gente pensa que, depois de velho, não tem mais conserto. E eu senti um ajuste depois da minha palestra. Desde então eu não paro de pensar em mudanças pessoais, em mudar o raciocínio. Tudo pelo o que ouvi das pessoas que se entregaram e se abriram comigo.”

    E concluiu: “Eu tenho que aproveitar isso! Felizmente não caí nas drogas, não roubei e não fiz nada de errado que ferisse muito as pessoas. Talvez eu tenha me ferido, ferido a minha família, por não ter sido tão presente. Porque, no auge do Rolando Massinha, eu chegava a trabalhar em torno de 20 horas por dia. E isso fez com que eu me cobrasse demais. Não queria passar novamente pelo o que eu passei anos atrás e me cobrei por isso. Enfim, passei por novas situações tão ou mais difíceis quanto. Hoje eu resolvi me amar, me olhar no espelho e cuidar de mim. E espero, agora aos 59 anos, não descer mais.”

    Participe

    Se você perdeu esta e outras apresentações do 16º Congresso APFDESPbr ainda pode conferir o que aconteceu acessando os nossos conteúdos. Todo o material da cobertura e eventos de destaque, tanto da programação científica, quanto da exposição comercial está reunido AQUI. Acompanhe também as nossas redes sociais, no Facebook e Instagram!

     
    16º Congresso APDESPbr apdespbr congresso internacional congresso internacional de prótese dentária empreendedorismo palestra Rolando Massinha Rolando Vanucci

    Redação Canal da Prótrese

    Ver todos posts
    Entenda como o CROSP pode auxiliar na integração profissional
    Sorriso Sustentável é inaugurada como empresa na 16ª Expolab
     

    3comentários

    Cancel reply

    • Rolando ( Massinha ) Vanucci disse:
      15/10/2019 às 1:16 PM

      Só gratidão, texto maravilhoso

      Reply
    • Rolando ( Massinha ) Vanucci disse:
      15/10/2019 às 1:21 PM

      Só gratidão, uma das palestras mais maravilhosas da minha vida.
      Amei o texto, obrigado à todos envolvidos

      Reply
      • Redação Canal da Prótrese disse:
        15/10/2019 às 2:20 PM

        Nós que agradecemos por você ter compartilhado a sua história conosco, Rolando! É um prazer para nós ter um pedacinho da sua trajetória registrada aqui no Canal da Prótese!

        Reply

    Você também pode gostar de

    CarreiraCongresso Internacional

    Lançamento do Congresso Internacional e da Expolab 2021 anuncia experiência inovadora

    Uma nova experiência. A mais completa do segmento. Essas foram as frases utilizadas para definir a nova proposta do Congresso Internacional de Prótese Odontológica & Expolab, eventos realizados pela APDESPBR, que em...

    Congresso Internacional

    Casal Vieira: encontro e união graças ao Congresso APDESPbr

    O congresso bienal organizado pela APDESPbr é um cenário de amplos conhecimentos, exposição comercial e também de encontros. Costumamos descrever por aqui as possibilidades de networking, rever amigos e fazer novos...

    CarreiraCongresso Internacional

    Do Paraguai para o Brasil desde 2011: CITEPRODELPAR

    Santiago Villalba, atual presidente do CITEPRODELPAR, Círculo de Técnicos em Prótese Dental do Paraguai, fala da experiência que é participar do Congresso Internacional de Prótese Dentária no Brasil. Evento organizado...

    Receba oportunidades e conteúdos de acordo com seu perfil. Envie seus dados!


    Posts

    Técnica de inclusão de protocolo sobre implante
    Inclusão de protocolo sobre implante: o passo a passo de uma técnica consagrada
    O crescimento do mercado laboratorial e clínico da ortodontia e ortopedia no Brasil
    Fotografia odontológica: conheça o setup inicial para obter fotos incríveis

    Acompanhe nas redes

    • facebook
    • instagram
    • telegram
    • whatsapp

    Instagram

    Mais uma #dicadolivro de ouro! Dessa vez, um repost da @claudia_editoranapoleao 🌟
⠀
Você já conhece esse livro? Conte nos comentários!
⠀
・・・
ℕ𝕠𝕤𝕤𝕠 𝕢𝕦𝕖𝕣𝕚𝕕𝕚𝕟𝕙𝕠 𝕧𝕠𝕝𝕥𝕠𝕦. 😍📚
⠀
- Livro : Reconstruindo O Sorriso – Ciência, Arte E Tecnologia
Autor(es): Marcos Celestrino | Munenobu Oshiro
⠀
- Reserve já sua pré venda
Link na Bio ou comente "EU QUERO" ou chama no whatsapp 📱 19 99620-6651
⠀
#estetica #dentistica #perio #odonto #dental #dentisticarestauradora #protesedentaria #celestrino #odontologiaporamor
    A inclusão do protocolo sobre implante é um passo muito importante na confecção dessa peça, certo? Por esse motivo, é fundamental utilizar técnicas com resultados testados e aprovados por profissional experiente no assunto, que compartilhe processos que façam a diferença no dia a dia da bancada e consequentemente na demanda do seu laboratório. 
⠀
Nesta matéria, Luiz Kiyan, mostra a técnica que utiliza em seu laboratório de prótese dentária. Com mais de 50 anos de experiência na área, o TPD ainda deixou um recado importante aos leitores: “Eu tive o privilégio de fazer o primeiro protocolo aqui em São Paulo. Mas uma coisa muito importante de lembrar é que por mais que a gente saiba, estamos sempre aprendendo. Isso não acaba nunca.” 🌟
⠀
Quer conhecer o passo a passo da inclusão de protocolos realizada por um profissional experiente e atual? Então acesse a matéria no Canal da Prótese e aproveite esse conteúdo generoso compartilhado pelo reconhecido e querido técnico em prótese dentária Luiz Kiyan. 🤗
⠀
Acesse a matéria completa em >> https://apdespbr.com.br/ << [link na Bio, no Story e nos Destaques]
⠀
Lembrou de alguém que gostaria de ver esse conteúdo? Compartilhe o link! 😉
⠀
#protocolosobreimplantes #tpd #protesesfixas #protesesdentarias #inclusaodeprotocolo #dentallab #laboratoriodeproteses
    Por aqui, o trabalho não para 🚀
⠀
Como sempre, os tpds do Brasil seguem representando muito bem nossa atividade, apresentando habilidade e conhecimento científico nessa profissão que reabilita a vida de muitas pessoas! 😍
⠀
Para homenageá-los, esses são alguns dos trabalhos do mês de fevereiro publicados com a #apdespbr.
⠀
👉 Continuem, estamos sempre de olho em tudo! 😉👊
⠀
[No vídeo, marcações do mês de fevereiro. Obs: estamos selecionando 1 foto de cada perfil para equalizar as participações]
    Ei, TPD! [💥Novidades na programação ] O que você tem feito para crescer na profissão? Se não sabe bem ou não tem ideia por onde começar, a APDESPbr te ajuda: invista em aprimorar seus conhecimentos! 🌟
⠀
Temos diversos cursos disponíveis para você aperfeiçoar seus trabalhos e crescer sempre 🚀 São oportunidades em diversas áreas com diferentes durações. Assim, você pode escolher o que melhor se encaixa com os seus objetivos.
⠀
Na foto, temos o registro de uma aula do professor Ederson Orlandi em nossa sede, ministrando o curso “Prótese extraoral – A arte de reabilitar a alma”. Uma chance para técnicos em prótese dentária e/ou cirurgiões-dentistas formados ou em formação entenderem melhor sobre os conceitos, a confecção e a importância das próteses extraorais com um professor renomado!
⠀
Mas, além desse, tem muito mais! Então, se você ainda não conferiu, agora é o momento. Afinal, buscar aprimoramento técnico é a melhor forma de estar em constante crescimento 🏅
⠀
👉 Confira aqui a programação completa >> https://apdespbr.com.br/cursos << Qualquer dúvida, envie uma mensagem, estamos disponíveis para respondê-la 😉
⠀
#cursos #tpd #protesedentaria #proteseextraoral #cirurgiaodentista #odontologiamoderna #laboratoriodeproteses
    Aumente a precisão nos seus trabalhos protéticos, mas vá além do que você já conhece sobre o assunto. Quer saber como?! 🌟 Neste curso, você vai aprender como enxergar novas oportunidades e fazer mais do que apenas produzir modelos. Terá base científica e prática para aumentar a precisão e a estabilidade do troquel alveolar e diversos outros conceitos que serão um divisor de águas ao seu trabalho neste setor!
⠀
Nas aulas práticas, você verá todo o processo de preparo do modelo e encaixe dos troqueis: recorte, fresagem, assentamento palatino, isolamento, posicionamento, imobilização e muito mais. Nas aulas teóricas, você conhecerá os diferentes tipos de gessos e suas indicações, e terá motivação para ir além na produção de modelos. Tudo isso em apenas dois dias 🚀
⠀
E tem mais: contamos com um profissional renomado para ministrar as aulas! Darlos Soares é TPD, sócio proprietário do Maxzircon Oral Studio em Ipanema - SC, conselheiro científico da Revista Prothesis Science, coautor do livro Reconstruindo Sorrisos e já mostrou seu trabalho em mais de 15 países. (Leia a matéria ‘O dedicado técnico do setor de gesso que ganhou o mundo’ no Canal da Prótese) - link para a matéria nos Stories
⠀
E então, que tal transformar a sua carreira com um conteúdo de qualidade ensinado por alguém que entende do assunto? Vem! Te esperamos! 😉
⠀
👉 Para obter mais informações e reservar sua vaga, acesse >> apdespbr.com.br/cursos << Link na Bio, Stories ou nos Destaques
⠀
⠀
🗓 01 e 02 de julho
📍 São Paulo, SP, Sede APDESPbr
🔎 Informações e inscrições: apdespbr.com.br/cursos
⠀
#protesesdentarias #tpd #dentallab #laboratoriodeprotese #laboratoriodental #reabilitacaooral
    Você conhece todas as possibilidades que a fotografia odontológica pode proporcionar ao seu trabalho? 📷 Nesta matéria, apresentamos tudo o que você precisa saber para utilizá-la a seu favor, e o setup ideal para começar elevando seus trabalhos a outro patamar!
⠀
Seja em laboratórios de próteses dentárias ou clínicas odontológicas, a fotografia tem uma grande importância. Além de possibilitar a criação de protocolos fotográficos, auxiliar na seleção de cores e planejar o tratamento reabilitador e estético com informações importantes, ela também permite que você trabalhe o marketing de forma eficiente e desenvolva fotos artísticas do seu trabalho.
⠀
Quem traz os conceitos dessa prática que vem ganhando mais espaço na odontologia moderna é o tpd Rogério de Moraes, mostrando os princípios básicos, equipamentos, configurações de câmera e mais! 💡
⠀
Acesse a matéria completa e conheça mais sobre essa prática que vai fazer a diferença no seu trabalho e no seu negócio >> https://apdespbr.com.br/ << [link na Bio, no Story e nos Destaques]
⠀
#fotografiaodontologica #odontologiamoderna #tpd #marketingodontologico #odontologiadiferenciada
    Você ainda está fora do fluxo? Então, descubra como a tecnologia digital pode alavancar a sua carreira ou o seu negócio. Protéticos, dentistas ou técnicos em saúde bucal, chegou a hora de entender as possibilidades de trabalho com o sistema CAD/CAM e oferecer a agilidade e precisão que estão fazendo laboratórios de prótese decolar! 🚀
⠀
Você só precisa saber o básico de computação para mexer no software, e para explorar as funcionalidades na prótese dentária, é preciso ter experiência básica em prótese fixa e sobre implante. A partir daí vai aprender:
⠀
🔸Scanbody
🔹Biblioteca
🔸Placa de bruxismo
🔹Impressão de modelos
🔸Troquel impresso
🔹Gengiva impressa
🔸Demonstração de impressão 3D e fresagem na UNICAD
🔹Implante unitário
⠀
E essa é apenas uma parte da programação do curso com o Cirurgião-dentista e Cad Designer Rafael Aranha, especialista na área há 6 anos. Com formação e experiência nos softwares mais utilizados na odontologia digital, ele conduzirá os temas para que você saia do curso aplicando os aprendizados no seu dia a dia!
⠀
E então, preparados para fazer a diferença com  a tecnologia digital? Reserve sua vaga e vem com a gente! 😉
⠀
👉 Acesse mais informações e inscreva-se >> apdespbr.com.br/cursos << Link na Bio, Stories ou nos Destaques
⠀
⠀
🗓 21 e 22 de maio
📍 São Paulo, SP, Sede APDESPbr
🔎 Informações e inscrições: apdespbr.com.br/cursos
⠀
#cadcam #tpd #dentallab #impressao3d #laboratoriodeproteses #protesesdentarias
    Quer resolver seus problemas com a maquiagem dental? Gostaria de agilizar o seu trabalho com a maquiagem, mas não tem conseguido bons resultados? Esse curso é pra você! Chegou a hora de utilizar esse conhecimento a seu favor. 🌟
⠀
Abordando conceitos de cor, seleção de pastilhas e blocos, preparos e protocolos de cimentação, importante ao conhecimento técnico, você vai aprender na prática a entregar excelentes resultados com a maquiagem dental mesmo nas peças mais difíceis de executar.
⠀
Difíceis até o momento, porque sua visão sobre o uso da maquiagem dental nos seus trabalhos em prótese dentária será atualizada depois desse curso. E a sua produtividade vai crescer muito! Buscando crescimento?! Então, vem!! 😉
⠀
Em dois dias, você terá acesso a conteúdos teóricos e práticos que vão mudar a dinâmica do seu laboratório de próteses dentárias, veja só:
⠀
🔸Conteúdos teóricos:
- Planejamento digital
- Conceitos de cor
- Como eleger pastilhas ou blocos
- Preparos dentários para laminados cerâmicos
- Protocolos de cimentação adesiva
⠀
🔹Conteúdos práticos:
- Maquiagem em um laminado e uma coroa
- Textura, acabamento e glaze
⠀
As aulas serão ministradas pelo CD e TPD Ricardo Tanaka, sócio-diretor da TNK Odontologia em São Paulo, pós-graduado em Cerâmicas e Cad/Cam no Japão, Master Dental Technician na Alemanha e coautor de dois livros na área. Toda essa experiência será compartilhada com você neste curso!
⠀
Mas, atenção: as vagas são LIMITADAS, então, reserve a sua!
⠀
👉 Para obter mais informações e garantir sua vaga, acesse >> apdespbr.com.br/cursos << Link na Bio, Stories ou nos Destaques
⠀
⠀
🗓 20 e 21 de maio
📍 São Paulo, SP, Sede APDESPbr
🔎 Informações e inscrições: apdespbr.com.br/cursos
⠀
#cadcam #ceramista #planejamentodigital #laminadosceramicos #dentallab
    Reconheceu o artista? 😎 Cantando um hit dos anos 60, Unchain my heart, no dia 24 de janeiro, Waldemar apresentou o Mamá Motta (@mamamottaoficial) a milhares de espectadores no programa #TheVoiceMais da Rede Globo e a muitos de nós, que não conheciam sua história com a música. Com estilo e segurança, arrancou elogios e aplausos dos jurados, tendo as 4 cadeiras à sua disposição na escolha do time. 🔥
⠀
Agora segue em nova fase, no #TimeLud e sua próxima apresentação é neste domingo, 21/02. Vamos aumentar a torcida?! Quem também está levantando a #torcidamamamotta é sua prima, Fernanda Abreu. E muitos amigos da odontologia clínica e laboratorial que reconhecem em Mamá Motta o carisma de Waldemar, que se repete nos palcos como na vida. ✨🙌
⠀
Sua história com a música vem desde os anos 60 e já se apresentou a milhares de pessoas, mantendo uma rotina intensa na produção musical e no empresariado brasileiro. 🎼 Essa ligação é tão estreita que até a carreira na odontologia se deu pelo envolvimento musical.
 
🤩 Inspiradora e empolgante, acesse a matéria completa para conhecer melhor essa história. Tem rock, pop, blues, ópera e canto lírico 🤘🏻
⠀
Saiba como surgiu essa oportunidade e como está sendo sua experiência com essa exposição em um dos programas de maior audiência do Brasil. Assista a vídeos, veja fotos e a mensagem desse amigo dos dentistas, protéticos e profissionais da odontologia brasileira.
 
Vamos torcer juntos?! Mas, acima de tudo, divirta-se, como ele! 👉🏻Acesse a matéria completa no Canal da Prótese >> www.apdespbr.com.br >> link na Bio ou Stories 😉 Vem!!
⠀
#thevoicebrasil #mamámotta #timelud #fernandaabreu #torcidamamamotta #odontologia #protesedentaria #proteticos #tpd

    Seguir

    Siga-nos

    • facebook
    • instagram
    • youtube
    • Canal da Prótese
    • Cursos
    • Associação
    • A APDESPbr
      • Bolsa de empregos
      • Escolas de prótese dentária
      • Equipe
      • EBPO
      • 16º Congresso
    • Contato
    • Telegram
    • 17º Congresso Internacional
    Copyright 2019 APDESPbr - O canal da prótese odontológica brasileira  |  All Rights Reserved  | Powered by Cairós Produtora de Conteúdo |
    • Canal da Prótese
    • Cursos
    • Associação
    • A APDESPbr
      • Bolsa de empregos
      • Escolas de prótese dentária
      • Equipe
      • EBPO
      • 16º Congresso
    • Contato
    • Telegram
    • 17º Congresso Internacional