APDESPbr - O CANAL DA PRÓTESE ODONTOLÓGICA BRASILEIRA

A ideia de fabricar uma prótese com as mãos me encantou

A ideia de fabricar uma prótese que vai para a boca de uma pessoa, com as minhas próprias mãos, me encantou. Frase de Leonardo Bocabella, conhecido no mercado da prótese dentária por seus trabalhos personalizados e apreço pelo hand made. O método artesanal é uma maneira de trabalhar que continua a defender enxergando a tecnologia digital como aliada na produção, sem substituir o trabalho personalizado do técnico em prótese dental.

Natural de Campinas, cidade do interior paulista (SP), Léo Bocabella, como costuma ser chamado, nos conta neste vídeo como iniciou a sua história com a prótese dentária.

Com um sobrenome marcante brinca com o fato de que seu contato com a odontologia iniciou de uma forma não tão ‘Bocabella’ assim. Isso porque entre 8 e 9 anos de idade precisou passar por um tratamento odontológico que durou período suficiente para Léo se encantar com aquele universo e afirmar com convicção existencial: “Eu vou ser dentista.”

Mais um aspirante a odontologia que a prótese odontológica abraçou através do curso de formação técnica no colegial. E quanto a isso o técnico afirma:

Se eu tive um ‘amor à primeira vista’ com a odontologia, quando eu fui descobrir o que era a prótese dentária, já no curso técnico, eu tive um amor ao segundo contato com a prótese dental. E foi ainda mais intenso!

Essa paixão pela atividade fica nítida assistindo a este vídeo ou acompanhando o Léo (@leobocabella) pelas redes sociais ou ainda suas apresentações em eventos e congressos pelo país. [o que esperamos que volte a acontecer em breve!] O estilo personalizado que o tpd imprime em suas peças protéticas fica também evidente em seu estilo próprio, simples, porém diferenciado. E um carisma típico de uma felicidade interior de quem encontrou sua forma de expressão e posicionamento na vida.

 

De fato estar convicto de suas escolhas, métodos de trabalho e formas de expressão de sua personalidade permitem uma tranquilidade que vale a pena ser acompanhada de perto para inspirar nossos dias e atuação. O que o mercado deste setor já faz muito bem ao solicitar com frequência sua presença como ministrante de cursos e palestras por todo o território nacional. Seu curso “Fatto a mano”, por exemplo, ficou muito conhecido pelo Brasil. E seguindo essa proposta, esse foi o tema Restaurações cerâmicas Handmade, ainda tem espaço nos dias atuais? de sua palestra no Congresso Internacional, promovido bienalmente pela Associação dos Técnicos em Prótese Dentária do Brasil – a APDESPBR.

Não só empresas e instituições reconhecem e abraçam Léo Bocabella como uma figura de destaque da prótese odontológica brasileira, mas também grandes nomes de destaque nacional e internacional desta área. Nesta entrevista Léo cita Murilo Calgaro, Victor Clavijo, Rodrigo Monsano (de quem já publicamos uma entrevista por aqui), e faz questão de expressar gratidão às oportunidades obtidas e às palavras de incentivo que já fizeram diferença nos seus dias.

Agora aproveite tudo isso para fazer a diferença nos seus dias também. Afinal, o nome dessa série de vídeo-entrevistas se chama ‘Sua história, nosso valor’ exatamente porque ganhamos muito ao ouvir a trajetória de pessoas admiráveis. Além da própria inspiração, temos a oportunidade de aprender com a experiência do outro e ter insights que já levaram alguém ao próximo nível algum dia.

A odontologia clínica brasileira ganhou e muito com a descoberta da atividade técnica por Leonardo. E assim, mais uma história foi sendo desenhada conforme os passos e escrita com o próprio caminhar. Fazer o nosso melhor hoje. Entregar-se à atividade por inteiro. Estar aberto(a) a perceber como se colocar de forma genuína, original. O mundo precisa de personalidades marcantes, de personalização, de verdade.

Leonardo Bocabella – um jeito de ‘bom menino’, com sorriso carismático e uma agenda profissional sempre lotada que volta à ativa mais intensamente nos próximos dias. Ah, você já apertou o play e conferiu tudo isso nas palavras do nosso entrevistado, certo?! Então, aguarde os próximos vídeos onde ele compartilha muito mais com a gente! Até!!

Maria Fernanda Marques

Gestora de comunicação e marketing na Cairós Humaniza. Especialista em branding, comunicação humanizada e planejamento estratégico. Acima de tudo, apaixonada por gente! E motivada pelas relações humanas e as boas histórias que delas resultam, sobre pessoas e marcas.

Deixar um comentário