APDESPbr - O CANAL DA PRÓTESE ODONTOLÓGICA BRASILEIRA

A missão é elevar cientificamente o nível do técnico em ortodontia no Brasil

Apesar de a ortodontia não ser uma prótese, a gente aprende ortodontia quando se faz o curso de prótese dentária. Então é uma relação que tem tudo a ver. É o que afirma o técnico em prótese dentária e cirurgião-dentista Walter Alborghetti Filho, com quem a Associação dos Técnicos em Prótese Dentária do Brasil mantém um ótimo relacionamento.

Dr. Walter explica neste vídeo que iniciou a carreira como técnico em prótese dental e só depois cursou a faculdade de odontologia. Se encantou com a ortodontia desde o início e se dedica desde então às atividades clínicas e laboratoriais. Pois declara que ainda gosta de confeccionar seus próprios aparelhos ortodônticos e que não abre mão disso.

 

Há quatro anos, junto de um grupo de amigos e parceiros na área de estudos científicos sobre ortodontia, fundou a SOBOTA. A Sociedade de Orto Tecnoclogia Avançada. Fala com carinho dos parceiros de vida e de profissão e deixa claro que o objetivo com a sociedade é puramente elevar o nível científico dos técnicos em ortodontia no Brasil. O que segundo ele já têm conseguido, conforme relata:

A gente não tem finalidade de gerar lucro, de gerar receita, não é isso, a nossa ideia realmente é reunir o pessoal que gosta da ortodontia e ortopedia para poder trocar informação, estudar e elevar cientificamente o nível do técnico em ortodontia no Brasil. Então isso eu tenho certeza que a gente tá conseguindo, porque cada vez mais nós temos um número maior de pessoas junto com a gente.

Quem o conhece pessoalmente não tem dúvidas de que o objetivo é o comprometimento com a atividade da ortodontia brasileira. Além da evidente postura, seu profissionalismo se estende às atividades de cirurgião-dentista e também tecnólogo em prótese, professor universitário e de cursos de especialização e aperfeiçoamento em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares. Alborghetti deixa claro em toda essa relação com o mercado o compromisso que o faz assumir tais responsabilidades.

Mas quando falamos em humanidade, [tema que adoramos abordar por aqui porque esses profissionais tratam de pessoas e a técnica não está acima delas] é que se percebe o Walter Alborghetti Filho encantado em proporcionar maior qualidade de vida aos seus pacientes – o maior legado dos profissionais da saúde e áreas correlatas.

 

Sempre pensando no resultado final, que é a nossa criança, que é nosso paciente que vai receber o nosso aparelho, entende? Então isso que eu gosto sempre de renovar. Por que a gente estuda?! Para poder ser melhor e passar alguma coisa boa pra alguém. Então esse lado humano da profissão que é o nosso resgate sempre.

Sempre muito sério em sua conduta Walter nos entrega bastante da sua simpatia e do seu carisma neste vídeo. Por isso, não deixe de apertar o play e assistir a essa história contada por seu próprio protagonista – é sempre muito mais interessante.

E se você deseja saber mais sobre a relação da prótese dentária, do técnico em prótese dental e a ortodontia, leia o trecho abaixo extraído de uma matéria aqui mesmo no canal, em 2016, sobre a Sobota, nas palavras do Dr Walter Alborghetti.

Os técnicos em prótese dentária podem se especializar em várias áreas de trabalho de laboratório: prótese fixa, prótese total, prótese removível, prótese sobre implantes. Mas existe uma categoria destes técnicos que trabalham exclusivamente com a confecção de aparelhos. Estes aparelhos podem ser: ortodônticos, ortopédicos, para apnéia, para atm, etc. Esta categoria de técnicos, que nós chamamos de Orto Técnicos, tem uma sociedade criada com o objetivo de reunir estes profissionais e proporcionar um avanço científico para acompanhar as outras áreas da prótese que estão bem avançadas. Essa sociedade é a Sobota, saiba mais abaixo.

Acesse a matéria e conheça mais sobre a Sobota

A história continua, acompanhe por aqui, no canal da prótese, e em nossas redes sociais. Até o próximo vídeo!

 

Maria Fernanda Marques

Gestora de comunicação e marketing na Cairós Humaniza. Especialista em branding, comunicação humanizada e planejamento estratégico. Acima de tudo, apaixonada por gente! E motivada pelas relações humanas e as boas histórias que delas resultam, sobre pessoas e marcas.

Deixar um comentário