APDESPbr - O CANAL DA PRÓTESE ODONTOLÓGICA BRASILEIRA
Mercado da prótese dentária na odontologia

A Prótese Dentária e suas possibilidades no mercado da Odontologia

Um mercado da Odontologia que tem desenvolvido boas expectativas de crescimento futuro é o de Prótese Dentária. Responsável pela reconstrução e reposição de elementos dentários danificados ou perdidos, a área abre espaço para profissionais de diferentes níveis de atuação e formação. 

No estado de São Paulo, são mais de 11 mil que atuam diretamente com Prótese Dentária, sendo 8.868 deles técnicos e auxiliares. Entre os cirurgiões-dentistas especializados, a quantidade de profissionais é ainda menor (2.527). Números muito pequenos diante dos cerca de 140 mil (cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares em Prótese Dentária e técnicos e auxiliares em Saúde Bucal) que atuam nos diversos segmentos da Odontologia e, por isso, destacam as possibilidades de mercado para esses trabalhadores.

“Vemos uma grande oportunidade aqui para os cirurgiões-dentistas que gostam dessa especialidade. O mesmo podemos dizer para TPD e APD e até mesmo para os laboratórios, pois há a concentração desses espaços nos grandes centros urbanos e uma defasagem nas cidades menores”, analisa o secretário do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Rogério Kairalla. 

 

Mas, não é só isso. Kairalla é cirurgião-dentista especialista em Prótese Dentária e observa que as chances na área se dão também por uma outra razão. “Se analisarmos as condições de saúde bucal brasileira, veremos que, apesar de toda evolução da Odontologia, principalmente nas áreas de Prótese Dentária e de Implantodontia, ainda temos uma grande parte da população desassistida pelos tratamentos odontológicos”.

Prótese dentária no mercado da Odontologia – o que dizem as pesquisas

Um estudo de 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com o Ibope que revelou que 16 milhões de brasileiros vivem sem nenhum dente. A mesma pesquisa mostrou ainda que 39 milhões de pessoas utilizam prótese dentária no Brasil. Ou seja, há muito a ser explorado para alcançar as necessidades da população e chegar até aqueles que perderam suas funções mastigatórias, estéticas e fonéticas pela falta dos dentes.

“Isso permite o crescimento substancial de atendimento para oferecer melhores condições de saúde bucal a esse público, o que demandaria mais profissionais especializados, além de técnicos e auxiliares capacitados”, completa Kairalla.

 

Para os profissionais de Prótese Dentária com formação técnica ou auxiliar, as possibilidades vão além. O técnico em prótese dentária pode realizar outros tipos de trabalhos laboratoriais como, por exemplo, aparelhos ortodônticos e ortopédicos removíveis; aparelhos bucais antirronco; placas protetoras para bruxismo, miorrelaxantes ou para esportes; e próteses bucomaxilofaciais; e para isso conta com o apoio de seus auxiliares. “Isso acontece devido à grande demanda de trabalhos protéticos que podem ser realizados pelo TPD. É um grande campo de oportunidades”, afirma. 

Além disso, ao substituir os dentes perdidos ou danificados, as próteses requerem o mesmo cuidado com higiene oral para a conservação do material e prevenção de problemas com a saúde bucal. A higienização deve ser regular e realizada corretamente, necessitando assim que o paciente consulte periodicamente o seu cirurgião-dentista.

Sobre o CRO-SP

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) é uma autarquia federal dotada de personalidade jurídica e de direito público com a finalidade de fiscalizar e supervisionar a ética profissional em todo o Estado de São Paulo, cabendo-lhe zelar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente.

Hoje, o CROSP conta com mais de 145 mil profissionais inscritos. Além dos cirurgiões-dentistas, o CROSP detém competência também para fiscalizar o exercício profissional e a conduta ética dos Técnicos em Prótese Dentária, Técnicos em Saúde Bucal, Auxiliares em Saúde Bucal e Auxiliares em Prótese Dentária. Para mais informações, acesse o site oficial: www.crosp.org.br.

Saiba mais com a APDESPBR!

Notícias do mercado, técnicas de trabalho, entrevistas com profissionais e muito mais, você confere aqui no Canal da Prótese! Navegue pela nossa Home Page e aproveite o conteúdo.

Agora a APDESPBR é uma comunidade digital, então estamos mais próximos que nunca! Tenha acesso ilimitado a conteúdos de todo o mercado com a nossa nova plataforma digital e fique por dentro das novidades. Para acessar mais informações e fazer parte da comunidade mais representativa da prótese odontológica na América, clique aqui e Seja PRO! 

E claro, continuamos juntos também nas redes sociais (@apdespbr e /apdespbr) e no Telegram. Acompanhe e vamos juntos! 😉


Redação Canal da Prótrese

Redação Canal da Prótrese

Deixar um comentário

Acompanhe nas redes