APDESPbr - O CANAL DA PRÓTESE ODONTOLÓGICA BRASILEIRA
Tecnologia de injeção Ivoclar Vivadent

A técnica de injeção completa 30 anos: conheça a história e comemore concorrendo a prêmios

Para reabilitar vidas, é preciso compreender as necessidades das pessoas e buscar a melhor forma de supri-las. Esse é o motivo do surgimento de novas tecnologias utilizadas por profissionais ao longo da história da prótese odontológica, e foi também o objetivo da Ivoclar Vivadent ao desenvolver a técnica de injeção. Completando 30 anos de história, esse método de fabricação é considerado uma tecnologia de ponta preparada para o futuro. 

Nesta matéria, comemorando os 30 anos de sucesso, vamos conhecer a origem da técnica de injeção, sua importância para a odontologia estética e as tendências para o futuro no mercado da prótese dentária. E tem mais: ao final da matéria, você confere instruções para participar do concurso da Ivoclar Vivadent e ter a chance de ganhar um forno Programat de injeção e queima ultra-moderno, além de outros prêmios incríveis para o seu laboratório de prótese. Acompanhe! 

A origem da consagrada técnica de injeção

Como mencionamos, a tecnologia de injeção surgiu a partir da necessidade de encontrar melhores resultados para a reabilitação oral com peças protéticas. Naquela época, ligas de ouro eram as escolhidas por técnicos em prótese dentária e cirurgiões-dentistas na confecção de próteses, visando minimizar o risco de intolerância em pacientes.

 

Entretanto, com o tempo, notaram-se deficiências em relação ao uso do material. Além de não entregarem resultados satisfatórios em questão estética, também não resistiam a desgastes. E a demanda por soluções livres de metal continuava a crescer.

Foi então que um dos maiores fabricantes de materiais odontológicos do mundo a, Ivoclar Vivadent de Liechtenstein, em 1991, teve a ideia de prensar materiais cerâmicos puros, criando um novo método de fabricação de restaurações odontológicas, a técnica de injeção. Os benefícios eram notórios: compatibilidade com estrutura dental natural, neutralidade em relação a outros materiais, propriedades de transmissão de luz semelhantes às do esmalte dentário e uma aparência dental mais natural. 

E, assim, a nova criação cumpriu seu objetivo com sucesso: entregar próteses dentárias que ofereciam melhores resultados em uma reabilitação oral. Confira abaixo a evolução da técnica:
Evolução da tecnologia de injeção Ivoclar Vivadent
Evolução da tecnologia de injeção

Uma tecnologia que revolucionou a odontologia estética

O desejo de produzir restaurações mais estéticas e a satisfação de ver resultados positivos a partir delas foi o que impulsionou a empresa a aprimorar a técnica. Com o conjunto estética, função e resistência, a tecnologia de injeção mostrou-se uma verdadeira alternativa à fundição de ligas metálicas. 

 

Originalmente usada para injetar a cerâmica IPS Empress juntamente ao forno de injeção Programat, a tecnologia de injeção foi, e ainda é, considerada um marco na odontologia estética. Hoje diversas marcas oferecem o sistema para a tecnologia de injeção, é uma técnica tendência para o futuro. Segundo dados da Ivoclar Vivadent, a cada quatro segundos, em algum lugar do mundo, é instalada uma restauração confeccionada com cerâmica injetada da marca.

Um dos eventos responsáveis por essa conquista foi a criação das pastilhas IPS e.max, desenvolvidas em 2005. A cerâmica vítrea de dissilicato de lítio foi um material inovador e de sucesso. Sua taxa de sobrevivência de 96,2% transformou mais uma vez o processo de criação de próteses dentárias, resultando em peças mais estéticas e resistentes. 

Nos últimos 30 anos, a técnica tem representado um papel importante no universo da prótese odontológica, e mostrou que não será diferente no futuro. Apesar do surgimento de outros métodos de fabricação, a tecnologia de injeção ainda é considerada de ponta. Confiável, satisfatória e única.

A eficiência da técnica de injeção na prática – relatos de profissionais que a utilizam no dia a dia

Quem comprova a eficiência da tecnologia são os profissionais que a utilizam em seu dia a dia de trabalho. O técnico em prótese dentária especialista em metalocerâmica, David Morita, é um deles. Ele afirma que pelo menos 90% de seus trabalhos no laboratório de prótese envolvem a técnica de injeção, e que os resultados melhoraram significativamente.

“A transformação foi total. Máxima segurança, os resultados começaram a surgir. Eu comecei a frequentar e fui começar a entender como funcionava a ideia do sistema, e hoje eu posso dizer que eu nunca mais na minha vida quis experimentar qualquer outro sistema de cerâmica, porque eu acredito que tudo que tenha no sistema do IPS e.max Press você consegue desenvolver qualquer tipo de trabalho dentro da configuração que o sistema oferece.” (David Morita)

Outro profissional que aprova a tecnologia desde seu início é Carlos Maranghello, primeiro técnico em prótese dentária a utilizá-la em laboratório comercial no Brasil. 

“Sou suspeito a falar sobre prensagem porque é um sistema que eu admiro, que eu respeito, que eu melhor fiz na minha vida. O tipo de restauração que me agrada em todos os sentidos. E a partir de 2005, através da IPS e.max Press, a coisa melhorou. Eu acho que é um sistema viável, um sistema barato pro retorno que ele dá em termos de qualidade, economia e acima de tudo segurança pelo domínio da técnica.” (Carlos Maranghello)

Pastilhas E.max Press utilizadas na tecnologia de injeção
Pastilhas E.max Press utilizadas na tecnologia de injeção

O futuro da técnica de injeção

Com o avanço da tecnologia digital, novos fluxos de trabalho foram inseridos nos laboratórios de prótese dentária e clínicas odontológicas. Sendo assim, torna-se cada vez mais evidente a necessidade de uma maior produtividade e eficiência nos métodos de fabricação. 

Pensando nisso, a técnica evoluiu, e hoje permite que protéticos experimentem o processo digital. Isso porque, analisando essa necessidade de otimização, foi desenvolvido o sistema de impressão PrograPrint 3D, complementando o processo convencional de injeção.

De acordo com a Ivoclar, o sistema ajuda a reduzir etapas demoradas e permite que vários padrões de cera sejam fabricados em um único processo de impressão. Maximizando a produtividade e reduzindo o tempo de trabalho, a eficiência é comprovada. Portanto, não há como negar: a técnica de injeção de cerâmica está preparada para o futuro.

No entanto, resultados positivos sempre dependerão do profissional. Afinal, não importa o quanto a tecnologia digital auxilie no trabalho, o conhecimento, a habilidade técnica e o cuidado com cada caso é o que garante um trabalho personalizado e eficiente.

Concurso – Garanta sua chance de ganhar um forno Programat 

Sabemos que a necessidade de modernização nos laboratórios de prótese é uma constante. Por isso, em comemoração aos 30 anos da técnica de injeção, a Ivoclar Vivadent está divulgando um concurso onde você pode ter a chance de ganhar prêmios incríveis para que seu laboratório atenda às necessidades do mercado atual e, claro, seja mais produtivo!

Forno Programat Ivoclar Vivadent
Forno Programat Ivoclar Vivadent

O prêmio principal é o ultra-moderno e inteligente forno Programat de injeção e queima. Fundamental para aumentar a qualidade do trabalho e otimizar o tempo de produção, ele possibilita a integração de programas customizados à sua rede. Mas não para por aí, porque outros prêmios também estão inclusos no concurso. Confira a lista abaixo:

1º Prêmio: Um forno de injeção e queima Programat EP 5010 G2 de última geração

2º e 3º Prêmios: Curso ministrado por um Líder de Opinião

4º Prêmio: Um curso no ICDE

5º e 6º Prêmios: Uma seleção atrativa de materiais no valor de 500 euros

Para participar, é só clicar aqui e preencher o formulário que aparecerá na página. Boa sorte! 

Fique por dentro!

Para continuar acompanhando as notícias do mercado, continue com a gente. Agora a APDESPBR é uma comunidade digital, então estamos mais próximos que nunca! Tenha acesso ilimitado a conteúdos de todo o mercado com a nossa nova plataforma digital e fique por dentro das novidades. Para acessar mais informações e fazer parte da comunidade mais representativa da prótese odontológica na América, clique aqui e Seja PRO! 

E claro, continuamos juntos também nas redes sociais (@apdespbr e /apdespbr) e no Telegram. Acompanhe e vamos juntos! 😉


Redação Canal da Prótrese

Deixar um comentário


Um novo plano de associação

Acompanhe nas redes

Instagram

Unsupported get request. Object with ID '17841402231705172' does not exist, cannot be loaded due to missing permissions, or does not support this operation. Please read the Graph API documentation at https://developers.facebook.com/docs/graph-api