APDESPbr - O CANAL DA PRÓTESE ODONTOLÓGICA BRASILEIRA

Confira as atividades do segundo dia no 16º Congresso

O segundo dia do 16º Congresso Internacional de Técnicos em Prótese Dentária organizado pela APDESPbr começou cheio de atrações. Foi um dia bastante movimentado, com salas lotadas na grade científica e muitos visitantes na Expolab. Confira algumas das atividades que marcaram o dia:

Conferências Integradas

Adriano Sapata na primeira exposição das Integradas

Primeiramente, Adriano Sapata, David Morita e Claudio Sato abriram a programação das Conferências Integradas, com a apresentação ‘Odontologia digital em casos de preparos minimamente invasivos’. Eles debateram alguns pontos importantes no preparo das peças de prótese dentária. Como, por exemplo, acabamento, polimento, checagem e registro de mordida.

Jansen Osaki em sua apresentação nas Conferências Integradas

Logo depois, fechando a primeira bateria de atividades do dia, José Pereira Flores e Jansen Osaki, discutiram sobre os ‘Desafios Técnicos do TPD e do dentista no sucesso das restaurações cerâmicas sobre substratos escurecidos’. Em geral, eles falaram da importância da cimentação e de outras etapas na produção da prótese dentária. O destaque da apresentação foi para a influência que a interação e comunicação entre TPDs e CDS exerce na qualidade do trabalho durante todo o processo.

Victor Bittencourt e Wagner Nhoncance fecharam a grade das conferências integradas

Por fim, a dupla Victor Bittencourt e Wagner Nhoncance fechou a grade de apresentações integradas do 16º Congresso com o tema ‘Reabilitação oral Full digital’. Eles destacaram as facilidades do tratamento digital das peças e abordaram um pouco de suas experiências em relação à resistência para aderir à tecnologia digital.

As inscrições agora são feitas presencialmente. Você ainda pode aproveitar o último dia de programação! Adquira o seu ingresso diretamente na secretaria do evento, a partir das 7h30

Workshop dos Maestros

O Workshop dos Maestros teve início hoje com Hilton Riquieri

Também inaugurando as apresentações do Workshop dos Maestros do dia, Hilton Riquieri prendeu a atenção da sala lotada mostrando como ‘Como aumentar a percepção e a capacidade cognitiva’. Na exibição prática, ele ressaltou aspectos da ‘Morfologia em cerâmica: sulcador, pincel e broca’.

E foi finalizado com Mateus Braz

Encerrando o formato, Mateus Braz apresentou a ‘A era dos monolíticos maquiados’ também com lotação completa. Ele trouxe detalhes da maquiagem e uma amostra prática com o passo a passo dos processos.

Fórum de Estética

Rogério Marcondes expôs o ‘Biomimetismo com cerâmicas dentais’

Do mesmo modo, o primeiro fórum do dia do 16º Congresso reuniu um super trio de profissionais com abordagens voltadas à cerâmica. Rodrigo Monsano comandou a apresentação ‘Laminados Cerâmicos Passo a Passo – Produtividade, Rentabilidade e Eficácia com Dissilicato de Lítio’. Em seguida, Rogério Marcondes apresentou o ‘Biomimetismo com cerâmicas dentais’. E fechando o formato, José Carlos Romanini, compartilhou ‘A magia da maquiagem nos laminados e coroas cerâmicas’.

Ortodontia e Ortopedia

Flávia Maróstica, na primeira bateria da categoria de Ortodontia e Ortopedia

Ao mesmo tempo, a grade especial de Ortodontia e Ortopedia contou com duas apresentações durante a manhã. Em primeiro lugar, Flávia Maróstica exibiu sua apresentação sobre ‘Bioajustador CI II por Alael de Paiva Lino’. Em seguida, Keylla Storti compartilhou os seus conhecimentos e macetes para a ‘Personalização em aparelhos ortodônticos’.

Keylla Storti trouxe a ‘Personalização em aparelhos ortodônticos’

Administração e Marketing

Tony Carreon foi o primeiro a se apresentar durante a tarde na categoria Administração e Marketing do 16º Congresso

Abrindo a segunda parte das apresentações da grade de Administração e Marketing, Tony Carreon trouxe o ‘Modelo de negócio inovador’ ao público participante. Em síntese, sua exposição foi baseada em três pilares: Modelo de Negócios, Digitalizar em Laboratório e Atendimento ao Cliente. O palestrante ainda aproveitou a introdução para agradecer ao trabalho realizado pela APDESPbr e, em especial, ao Marcos Celestrino, de quem se declarou fã.

Fechando a grade com chave de ouro, Ben Zruel compartilhou o tema ‘Construindo liberdade financeira para técnicos em prótese dentária’. Ele ressaltou a importância da educação e a destacou como fator essencial que diferencia o comportamento entre as pessoas.

O especialista em gestão de finanças, Ben Zruel, encerrou as apresentações da categoria no dia

Conferências Nacionais

A tecnologia digital foi fortemente discutida também nas conferências nacionais. Lincoln Queirós expôs sobre a ‘Comunicação clinico laboratorial digital: o que a tecnologia pode fazer por você?’. Ele falou das facilidades e vantagens de aderir ao digital para uma maior previsibilidade no trabalho.

Lincoln Queirós destacou o uso da tecnologia

Em continuidade no tema, Carlos Canova Filho trouxe detalhes da materialização tridimensional na apresentação ‘Impressão 3D em estruturas fixas: impressão, inclusão e fundição’.

Conferências Internacionais

Naoto Yuasa foi destaque das presenças internacionais

Na grade internacional, o destaque do segundo dia de programação é da apresentação de Naoto Yuasa. Ele compartilhou e comentou as etapas da técnica da Noritake, sob o tema ‘Evolução da tradição- técnicas da Noritake antes nunca vista’

Iniciantes

A programação especial para quem está iniciando na prótese dentária também contou com temas de tecnologia. Hoje, quem comandou a sala cheia foi Leandro Arruda, com a apresentação ‘CAD CAM: introdução para iniciantes na área digital’. No encerramento, Leandro foi surpreendido com a entrega de uma homenagem organizada pelo coordenador de cursos da APDESPbr, Munenobu Oshiro, pelas mãos da sua mulher, presente na plateia.

Leandro Arruda ao lado de sua mulher, sob os aplausos de Oshiro e participantes

Prótese Total e PPR

Uma das últimas exposições da grade de Prótese Total e PPR foi de Darlos Soares. O palestrante explanou sobre as etapas de construção de implantes sob o tema ‘Protocolo para gesso em reabilitações totais’.

Darlos Soares fechou a grade de Prótese Total e PPR

Lançamento do livro 

O livro ‘Clássico e Digital – O elo de equilíbrio entre as especialidades na prótese odontológica’, sob coordenação de Toshio Uehara e Evandro Luiz de Souza foi lançado no final da tarde no estande da Editora Napoleão Quintessence.

Amanhã as atividades continuam e encerram a programação no último dia do Congresso. Para ver ainda mais do que aconteceu neste segundo dia, acompanhe a nossa cobertura nos Stories, do Instagram. Lembrando que a sua participação pode ser registrada pela #16congressoapdespbr 😉🚀

Redação Canal da Prótrese

Deixar um comentário

1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by