APDESPbr - O CANAL DA PRÓTESE ODONTOLÓGICA BRASILEIRA

Dia Nacional da Saúde: como TPDs e CDs transformam vidas através da saúde bucal

O sorriso é uma representação espontânea de alegria, satisfação e conforto, por isso é valioso para muitos. Mas vai além: uma boca saudável é um corpo saudável. Afinal, a saúde bucal é fundamental para evitar diversas doenças. Portanto, cuidar do sorriso é cuidar da saúde, e neste Dia Nacional da Saúde, precisamos celebrar e reforçar a importância de técnicos em prótese dentária e cirurgiões-dentistas nessa missão.

O Dia Nacional da Saúde é comemorado em 5 de agosto. A data presta homenagem ao aniversário de Oswaldo Cruz, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro que foi um dos responsáveis por erradicar epidemias no final do século XIX.

Com o passar do tempo, as tecnologias evoluíram e muitas descobertas transformadoras surgiram. Mas tem uma coisa que nunca mudou: o desejo de zelar por vidas. Por isso, o Dia Nacional da Saúde representa todos os profissionais que trabalham incansavelmente para realizar esse desejo, cuidando de vidas e preservando histórias.

 

As consequências do edentulismo e a importância do tratamento reabilitador

No Brasil, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a aparência dos dentes e com a saúde bucal. Entretanto, de acordo com dados de 2018 do Ibope e IBGE, pelo menos 16 milhões de brasileiros são totalmente edêntulos. Além disso, a pesquisa informa que pelo menos 41,5% das pessoas com mais de 60 anos já perderam todos os dentes. 

Seja total ou parcial, o edentulismo causa sequelas funcionais, estéticas e psicológicas em pacientes. Quando falamos de funcionalidade, podemos mencionar principalmente a dificuldade para mastigar e ingerir alimentos, o que pode ser altamente prejudicial à integridade do sistema estomatognático. 

Nesse cenário, a atuação do técnico em prótese dentária e do cirurgião-dentista é imprescindível. Afinal, a prótese dentária é capaz de prevenir complicações nesse sistema e ainda contribuir para o resgate da confiança do paciente em si mesmo. Tudo isso leva ao terceiro pilar da reabilitação oral completa: a recuperação da autoestima, ponto fundamental para a saúde psicológica.

 

O câncer de boca pode ser prevenido quando há atenção à saúde bucal

Manter a saúde bucal é uma das melhores formas de prevenir o câncer de boca. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, a estimativa é que, em 2022, haja mais de 11 mil novos casos de câncer de boca em homens e mais de 4 mil em mulheres. A análise da cavidade oral é o primeiro passo para identificar possíveis sinais da doença e tratá-la desde o início. 

É papel dos profissionais da odontologia analisar as partes que compreendem a mucosa bucal, a língua, a gengiva, o palato, e assoalho da boca. A partir dessa inspeção, é possível identificar alterações e realizar o diagnóstico precoce de lesões cancerizáveis. 

Além disso, é fundamental que o profissional reforce ao paciente a importância de realizar um acompanhamento odontológico preventivo pelo menos duas vezes ao ano, e o instrua a realizar o autoexame. Essa examinação pode ser feita em até 4 etapas.

Com as mãos limpas, o paciente deve fazer uma boa higienização da boca. Caso utilize prótese dentária, é preciso retirá-la. O procedimento é realizado com inspeção visual e palpação, seguindo os passos:

  1. Análise dos lábios, superior e inferior, por fora e por dentro, inclusive as gengivas.
  2. Examinação da parte interna da bochecha, garganta e céu da boca.
  3. Observação da parte de cima e de baixo da língua, com a mesma para fora, e das laterais e assoalho da boca.
  4. Examinação do pescoço e da parte inferior do queixo, apalpando para identificar áreas endurecidas ou caroços.

Depois de um período, esse autoexame deve ser refeito para analisar se há sinais que não haviam sido encontrados anteriormente.

A arte da reabilitação oral e o impacto na saúde bucal

Assim como o olhar, o sorriso fala mais que mil palavras, e demonstra o bem-estar e felicidade de quem o veste no rosto. Essa é uma das satisfações dos profissionais ao entregar um tratamento reabilitador, mesmo para os protéticos, que geralmente não têm contato direto com o paciente.

Reabilitar vidas é uma arte, e é por isso que o mercado da prótese odontológica está sempre se reinventando. No Brasil, esse fato é ainda mais notável. A prova disso são as técnicas e métodos descobertos por profissionais brasileiros, como a prótese dentogengival e a tecnologia Digital Smile Design, por exemplo.

Então, neste Dia Nacional da Saúde, vamos celebrar os profissionais do mercado da prótese odontológica que estão constantemente buscando aprimoramento para reabilitar vidas. No Brasil, somos referência, e não é para menos. Juntos, podemos continuar honrando esse título e permitindo que pessoas reabilitadas possam ter suas vidas renovadas.

Juntos podemos mais!

Agora a APDESPBR é uma comunidade digital, então estamos mais próximos que nunca! Na nossa nova plataforma digital, você pode ter acesso ilimitado a conteúdos de todo o mercado. Para acessar mais informações e fazer parte da comunidade mais representativa da prótese odontológica na América, clique aqui e Seja PRO! 

Estamos abertos para ouvir suas opiniões também nas redes sociais (@apdespbr e /apdespbr). E compartilhamos todos os nossos conteúdos no Telegram. Acompanhe e vamos juntos. Afinal, juntos podemos mais! 😉


Redação Canal da Prótrese

Redação Canal da Prótrese

Deixar um comentário

Acompanhe nas redes