APDESPbr - O CANAL DA PRÓTESE ODONTOLÓGICA BRASILEIRA
Vacinação para profissionais de odontologia

Entenda o panorama geral do plano de vacinação contra a Covid-19 para profissionais de Odontologia

Desde o início da vacinação contra a Covid-19, em janeiro deste ano, profissionais de Odontologia aguardam a divulgação de datas para a aplicação da vacina. Na capital paulista, o grupo foi considerado prioritário após a solicitação feita pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) ao Ministério da Saúde, em dezembro de 2020. Entretanto, até o momento, apenas alguns municípios tiveram a classe odontológica vacinada. 

Neste link, você pode acessar a lista de municípios onde esse grupo já está sendo imunizado.

Até a última semana de fevereiro, foi estabelecido que a prioridade de vacinação eram os trabalhadores acima dos 60 anos. Além disso, inicialmente, a prioridade era apenas para profissionais que atuam diretamente no atendimento aos pacientes contaminados pela Covid-19. De acordo com o CROSP, foi feita uma intervenção em ação conjunta à Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), à Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD Brasil) e à Associação Brasileira de Odontologia (ABO) Seção São Paulo, para solicitar a imunização de todos os trabalhadores da Saúde Bucal. 

 

A partir desta solicitação, a prefeitura divulgou um novo informe, abrangendo a vacinação para profissionais de Saúde da rede pública e privada, com 55 anos ou mais. Em 15 de março, após a falta de informações sobre a vacinação na capital paulista, o CROSP pediu a intervenção do Ministério Público Federal, em ação conjunta com o Conselho Federal de Odontologia (CFO) e demais regionais.

O resultado da ação foi anunciado em 25 de março, quando a Prefeitura de São Paulo divulgou a ampliação da vacinação contra a Covid-19 para profissionais de Saúde com 53 anos de idade ou mais. A vacinação desse grupo teve início no dia 29 de março.

Como está o plano de vacinação para profissionais de Odontologia neste mês de abril

Ainda na tentativa de diminuir as faixas etárias para a imunização, no dia 1º de abril, o presidente do CROSP, Marcos Capez, esteve em uma reunião com o secretário municipal de saúde, Edson Aparecido dos Santos. No dia 5 de abril, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, publicou em suas redes sociais que deseja que o processo de vacinação dos profissionais de saúde seja agilizado, mencionando especificamente os cirurgiões-dentistas, mas que é preciso trabalhar com as vacinas disponíveis. 

No dia seguinte, em 6 de abril, também em suas redes sociais, Bruno Covas anunciou que profissionais de saúde de 50 e 51 anos serão vacinados a partir do dia 7, e que a expectativa é que a campanha de vacinação atinja ⅓ dos cirurgiões-dentistas da cidade. 

O grupo prioritário de profissionais de Odontologia inclui cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares em Saúde Bucal. Para receberem a vacina, aqueles que estiverem dentro da faixa etária mencionada acima devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade e receber a vacina. 

Veja nesta matéria quais são os requisitos básicos para a vacinação.

E quanto aos profissionais de outras faixas etárias?

De acordo com o CROSP, a vacinação de cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares em Saúde Bucal e em Prótese Dentária está resguardada por definição do Ministério da Saúde, mas a priorização é de competência legal dos estados e municípios. 

Segundo o Ministério da Saúde, todos os profissionais de Saúde deverão ser vacinados de acordo com a disponibilidade de vacinas. Entretanto, são priorizados aqueles que atuam na assistência direta ao paciente infectado pela Covid-19.

Esteja atento aos seus direitos de vacinação. Contudo, é importante compreender que cada região tem buscado aplicar as regulamentações de acordo com o próprio município, levando em conta a quantidade de doses disponíveis para imunização da população.

Estamos acompanhando constantemente todo o processo, e notificaremos assim que novas atualizações forem realizadas.

 


Redação Canal da Prótrese

Redação Canal da Prótrese

Deixar um comentário

Acompanhe nas redes