APDESPbr - O CANAL DA PRÓTESE ODONTOLÓGICA BRASILEIRA

Estudante de prótese dentária, sua trajetória passa por aqui

Inspirar estudantes em prótese dentária e profissionais técnicos a acreditarem na concretização dos seus sonhos. Essa é apenas uma das missões da Associação dos Técnicos em Prótese Dentária, muito bem personalizada em nosso querido coordenador de cursos, Munenobu Oshiro. Ao longo desta matéria, ele nos contará um pouco sobre a trajetória dos alunos que chegam até a entidade. Assim como explicará a importância da dedicação constante aos estudos para a carreira do técnico em prótese dentária. E, se ainda não o conhece, você terá também a oportunidade de saber mais sobre este mestre tão benquisto por toda a classe. Sua brilhante atuação como profissional e ser humano revela uma história que, além de inspiradora, demonstra a importância desse momento na jornada de todos nós. #oshiroprotese

Se você é estudante de prótese dentária, tem interesse em ingressar na área, ou apenas aprecia uma boa história, continue lendo!😉

De portas abertas

A Associação dos Técnicos em Prótese Dentária, APDESPbr é um órgão representativo que trabalha em prol da categoria desde 1976. Oshiro conta que os iniciantes chegam até a APDESPbr através dos cursos de aperfeiçoamento, após a formação técnica nas escolas de prótese. Isso graças ao trabalho constante que resultou no reconhecimento da associação como uma referência em suporte e apoio aos estudantes e profissionais da prótese odontológica.

Eles começam a frequentar as palestras gratuitas, o congresso… E conforme vão passando pelos módulos na escola, já começam também a se aperfeiçoar através da nossa orientação nos cursos práticos”, explica.

Vale ressaltar que, justamente para auxiliar os alunos durante a construção da sua carreira, a APDESPbr disponibiliza uma ampla grade de cursos de aprimoramento e palestras, algumas grátis. O conteúdo é planejado junto aos melhores ministradores em diversas especialidades. A maioria ocorre de forma presencial, na sede em São Paulo, e você pode ter acesso às descrições, valores e datas de toda a programação dos cursos clicando aqui.

>>Aproveite e se inscreva para o 16º Congresso APDESPbr!
E descubra o fascinante universo da prótese<<

Aprimoramento constante

No mundo digital, totalmente influenciado pelas novas tecnologias, manter-se por dentro das novidades do mercado da prótese dentária é quase uma exigência para o profissional da área. Por isso, participar de encontros como o 16º Congresso APDESPbr é superimportante para a atualização e aprimoramento dos conhecimentos.

E o Oshiro aconselha: “Com a globalização e redes sociais as informações chegam aos nossos clientes e seus envolvidos com muiiiita rapidez. E quem não acompanhar, se plugar, se preparar com cursos, congressos, palestras e etc., cuidado!!! Pois o mercado naturalmente sempre selecionou os mais bem preparados…os melhores!”.

>> Acesse o nosso Guia de Participação e tire todas as suas dúvidas sobre o 16º Congresso <<

A educação continuada é ressaltada por Oshiro como uma forma de sedimentar os conhecimentos acadêmicos e preparar o então estudante de prótese dentária para a entrada no mercado de trabalho. Oshiro acompanha os alunos nos eventos da APDESPbr desde 1980, quando se tornou membro da equipe docente do Senac Tiradentes. A soma do seu entusiasmo, competência e presença nas solenidades lhe abriu portas.

“No Congresso APDESPbr em 89 na FAU-USP, o saudoso mestre Siro Kiatake me convidou para ser diretor acadêmico e desde então minha missão tem sido fazer o elo entre os acadêmicos e a APDESPbr, motivando-os e incentivando-os a conhecerem a nossa associação, palestras gratuitas, cursos e congressos”. Ele acredita que conhecer o verdadeiro “mundo da prótese”, através dos eventos e networking com profissionais mais experientes é fundamental para entrada no mercado de trabalho.

Grade acadêmica

O estudante de prótese dentária ocupa um lugar especial no planejamento da programação científica dos cursos oferecidos na sede da associação em São Paulo e também nos eventos organizados pela APDESPbr. Nos congressos internacionais de prótese dentária e também no Encontro Brasileiro de Prótese Odontológica – EBPO, que ocorrem bienalmente, há uma programação especialmente voltada a esse público.

>> Confira aqui a Programação Científica para Iniciantes << 

“Uma das primeiras ações que tive como Diretor Acadêmico em 89 foi montar uma grade específica para atender às necessidades dos queridos alunos de prótese e auxiliares de laboratório, com temas e ministradores com a linguagem simples. Ou seja, falando exatamente a linguagem para os iniciantes na área para uma boa compreensão na aprendizagem, na relação professor-emissor/aluno-receptor”

E foi a partir de então que o congresso passou a dispor do Auditório dos Acadêmicos, onde alunos, professores, coordenadores e mantenedores de escolas de várias regiões do Brasil são recepcionadas pelo Oshiro. “Ansiosamente os espero para agradecê-los efusivamente pelo sacrifício das viagens, despesas de transporte, hotel, refeições, distância dos familiares e etc. para enriquecer o nosso congresso com suas presenças.”

Inclusive, nós conversamos com quatro caravanas que já estão com a presença confirmadas no congresso. E algumas ainda aceitam integrantes para a excursão. Para saber mais, leia a matéria completa aqui.

Relacionamento

Há poucos dias da 16ª Edição do Congresso Internacional de Técnicos em Prótese Dentária, o maior evento da categoria neste formato, o Oshiro está marcando presença pessoalmente nas escolas de São Paulo, capital, e Santo André e oferecendo todo o suporte por contato online com as instituições de outras localidades. A intenção desse cuidado é orientar os interessados sobre a inscrição e participação no evento.

Isso porque além de todo o conhecimento e experiência as quais os participantes têm acesso, a APDESPbr tradicionalmente premia as escolas com maior número de integrantes presentes no congresso. E essa cerimônia só poderia ser comandada pelo mestre Oshiro, como é carinhosamente chamado.

Premiação das Escolas

“Motivamos as escolas, professores e alunos para fechar com chave de ouro a grade acadêmica. Após a última palestra temos a solenidade de entrega dos troféus para o primeiro, segundo e terceiro lugares.”

A premiação das escolas técnicas em prótese dentária é a ocasião oportuna para celebrar e agradecer o engajamento de professores e estudantes que compõe esse cenário de constante desenvolvimento da classe protética brasileira. Muitas instituições de todos os cantos do país se preparam e reúnem-se em excursão para fazer parte desse momento. A animação toma conta do último dia do congresso, e encerra o evento com a maior energia. Veja só:

>> Já garantiu o seu ingresso para o Maior Evento da Prótese?! Aproveite! O próximo é só em 2021! <<

Acreditar no sonho: a história de Oshiro

Assim como grande parte dos estudantes com poucos recursos, a caminhada de Oshiro até a graduação em Odontologia não foi fácil. A sua introdução na prótese foi como office boy, na cidade de Dracena, interior de São Paulo, em 1966. Ele perdeu os pais ainda jovem e resolveu tentar a vida na Capital em 1969.

“Cheguei em São Paulo cheeeeio de sonhos… puro sonho de vencer! Comecei como auxiliar de laboratório enquanto fazia o colegial [atual ensino médio]. De 1976 a 1980 cursei Odontologia, trabalhando das 8hs às 16hs no laboratório e indo para a faculdade em Bragança Paulista, de ônibus fretado, para as aulas das 19hs às 23hs. Chegava em casa por volta de uma hora da manhã.”

>> Veja dicas de lugares para conhecer e o que fazer em São Paulo <<

Esforço e trabalho

Oshiro atuando como professor de prótese dentária, nos anos 90. Foto: Acervo pessoal

Para conseguir bancar sozinho a formação, Oshiro contou com o empréstimo para financiamento estudantil. “Tinha uma enorme dívida com o banco. Por isso comecei a dar aulas, como forma de conseguir liquidar meu débito.” Ele apenas não contava que iria se surpreender. “Durante esse tempo algo inesperado aconteceu!! Minha relação com os alunos foi inexplicável! Acredito que devido a toda a minha experiência de vida, eu conseguia passar aos alunos muita confiança e determinação. Para formar primeiro o cidadão e depois o técnico. Nisto se deu uma química tão especial que só quem esteve comigo na sala de aula poderia explicar”.

E ele relembra com carinho as experiências construídas no ambiente escolar. Assim como a trajetória dos que chegaram como alunos e saíram como profissionais técnicos em prótese dentária. “Era simplesmente emocionannnnnte a cada formatura. Os relatos de formandos e familiares que diziam: ‘além da prótese você me ensinou a ver o mundo de uma forma cheia de esperança, fé e determinação.”

Fórmula de vida

Aliás, determinação e dedicação são as palavras que norteiam a fórmula de sucesso do nosso querido mestre Oshiro.

“Determinação x Dedicação = Vitória. Daí nasceu o tradicional ‘até amanhããããããã’ que eu dizia todos os dias.”

Ele explica que usa o seu conhecido bordão alongado como uma referência de motivação. Para que quem ouve ou lê tenha confiança no trabalho e também no esforço diário. E assim ser capaz de transformar os sonhos em experiências reais de vida. Afinal, o Oshiro é daqueles que sonham, acreditam no sonho e se dispõem a incentivar os outros a sonhar também.

Ao longo de tantos anos de carreira na prótese dentária, Oshiro viu muitos de seus alunos prosperar. “Realmente é uma grande emoção cada vez que vejo alguém vencer como Técnico em Prótese Dentária (TPD), Cirurgião Dentista (CD) ou ministrador, pois é aquele verdadeiro ‘até amanhããããã’ se materializando em forma de mais um sonho realizado. E sempre digo: ‘Maior troféu de um professor é compartilhar do sucesso do seu aluno’. É uma sensação indescritível de orgulho.”

Persistir e conquistar

Oshiro com o seu tão sonhado canudo de formatura. Foto: Acervo pessoal

“E todos que conquistaram as vitórias começaram exatamente como estudantes. E eu, confiante, lhes orientava dizendo: estudar não é gasto, é investimento! Que num breve ‘amanhãããã’ voltará com juros e correção. E, o que é melhor, para o resto da sua vida pessoal e profissional.”

Após a aposentadoria no Senac, após 30 anos de atuação, em 2011 teve início a sua história com a APDESPbr. A partir do convite do presidente da associação, Toshio Uehara, Oshiro assumiu a pasta científica, na qual continua os trabalhos até hoje. “Minha atividade na APDESPbr é uma continuação do meu trabalho em anos de estrada, visto que eu já conhecia a maioria dos participantes, ministradores, empresas e patrocinadores. Então foi só continuar e fortalecer o relacionamento.”

Desta maneira, com persistência e empenho, Oshiro alcançou a sua realização pessoal e profissional. E hoje ele conta a sua história de sucesso preenchido de gratidão.

Fico imensamente agradecido a todos que participaram da minha trajetória. Desde junho de 1969 ao chegar em São Paulo cheeeeeio de sonhos… hoje plenamente realizados como TPD, CD, Professor e Coordenador de Cursos!”

Um dos vários prêmios recebidos na carreira. Foto: Acervo pessoal

Munenobu Oshiro é um sonhador que realiza. Otimista, dedicado e persistente. Alguns minutos a seu lado e essa energia te contagia. Te convidamos então a conhecer as inúmeras oportunidades de ‘beber dessa fonte’ rica e generosa. Seja em visita a sede da APDESPbr, nas palestras e cursos disponibilizados ali, ou nos eventos organizados pela entidade. Certamente essa experiência fará parte da sua formação como pessoa e profissional.

Participe

Você também tem uma história com a APDESPbr?! Quer construir uma trajetória na prótese dentária?! Conte pra gente! Amamos compartilhar de sonhos e memórias inspiradoras.😉

Se você é estudante de prótese dentária e ainda tem dúvidas se o 16º Congresso é um evento para você, dizemos que SIM! Aliás, é uma grande oportunidade de você se aprofundar e conhecer de perto o surpreendente universo da prótese! Afinal, o próximo será só em 2021! E você não vai querer esperar até lá, não é?!👉 Inscreva-se!

Para te ajudar nessa decisão preparamos um especial Guia de Participação. Lá você vai encontrar o que precisa para esclarecer as suas incertezas. Mas, se acaso ainda ficar com dúvidas, entre em contato conosco! Conte com a gente! 🤗 E junte-se aos melhores do universo da prótese dentária!!!🚀

Equipe Canal da Prótese

Deixar um comentário