APDESPbr - O CANAL DA PRÓTESE ODONTOLÓGICA BRASILEIRA
Fresa CAD/CAM

Fresa CAD/CAM pode ser determinante nos trabalhos de laboratórios digitais

A tecnologia vem se desenvolvendo cada vez mais rápido, trazendo inúmeros benefícios para várias indústrias, seja com o surgimento de novos procedimentos, máquinas ou ferramentas. No universo da odontologia não é diferente, na realidade, este é um dos segmentos que mais vem passando por uma transformação digital. E quando falamos de transformação, não podemos deixar de mencionar a Fresa CAD/CAM.

Se nos aprofundarmos mais nesse universo, podemos perceber o grande avanço tecnológico encontrado na fabricação de próteses dentárias. Atualmente, poderosas fresadoras CAD/CAM são capazes de desenvolver elementos dentários de forma prática, com precisão e rapidez. Antigamente, esse processo levava muito mais tempo para ser desenvolvido de forma manual. 

Os laboratórios de prótese estão cada vez mais se beneficiando desta tecnologia, mas neste texto alertamos para a importância de uma ferramenta deste processo. Acompanhe abaixo.

 

Os principais componentes da transformação digital

A tecnologia veio para ficar, e quando fracionamos os processos de usinagem dos materiais, encontramos os três principais componentes desta transformação digital, que são:

  1. Fresadoras: responsáveis pela execução do processamento dos discos e blocos;
  2. Softwares CAD/CAM: realizam todo o projeto e planejamento do elemento dentário;
  3. Fresas: ferramentas cortantes que possibilitam toda a transformação do material bruto (manufatura extrativa) através de suas arestas de corte afiadas. Aplicando-se parâmetros de corte e altas taxas de remoção de material, permitem obter uma variedade de formas e superfícies. Além disso, garantem acabamentos de alto refinamento no material fresado.

Este conjunto de componentes possibilita a fabricação da peça protética necessária de forma prática, precisa e otimizada.

Conheça os tipos de fresa e suas indicações

É possível encontrar Fresas CAD/CAM fabricadas em metal duro com revestimento à base de cromo. Essas são utilizadas para trabalhos em PMMA, PEEK, Zircônias, Cromo Cobalto, Liga de Titânio e Cera. Também encontra-se fresas com revestimento de diamante  que também trabalham em Zircônias, PMMA, PEEK e Cerâmica Híbrida. 

 

Além disso, fresas com eletrodeposição de Diamante (ED), que são específicas para trabalho em Cerâmica Vítrica e Cerâmica Híbrida, confeccionando muito mais blocos por fresa.

Tabela de Fresas CAD/CAM OSG e Revestimentos para trabalho em Discos e Blocos Dentais

O impacto da fresa CAD/CAM no trabalho dos laboratórios de prótese

Comentamos acima sobre os principais componentes da transformação digital. No entanto, sobre um deles ainda pouco se fala perto da sua importância no processo de produção de peças protéticas. No processo CAD/CAM, o software de desenho (CAD), a habilidade do cadista, o planejamento da peça e a seleção da cerâmica têm protagonizado discussões a respeito do uso da tecnologia digital por laboratórios de prótese dentária.

O fato é que a ferramenta de corte, componente do sistema CAM no momento da fresagem, é quem garante que todo o trabalho clínico e laboratorial ganhe a forma planejada pelos profissionais da odontologia. Essas ferramentas são as chamadas fresas CAD/CAM, à qual damos especial destaque neste conteúdo. 

Isso porque a fresa agrega mais valor para a solução que o protético entrega aos seus clientes. Afinal, a possibilidade que a Fresa CAD/CAM oferece de transformar o material bruto em uma variedade de formas e superfícies com acabamentos de alto refinamento pode ser decisiva para um trabalho de excelência.

Fresas CAD/CAM OSG para fabricação de próteses dentárias
Fresas CAD/CAM OSG para fabricação de próteses dentárias

A fabricação de Fresa CAD/CAM pela indústria metal-mecânica ao mercado da odontologia

Observando este cenário, em 2017, com o respaldo da matriz japonesa, a OSG Sul-Americana ingressou no mercado de ferramentas rotativas com foco no segmento dental. O interesse nesse mercado se deu a partir da existência de uma forte tendência de digitalização dos processos para a fabricação de próteses dentárias. Além disso, a empresa já possuía um know-how na área, desenvolvido ao longo dos anos.

Então, a OSG se mobilizou para atender a estas demandas. Isso foi possível com inúmeras pesquisas e estudos para se especializar no assunto e entender definitivamente as dores e deficiências do mercado dental. Utilizando o conhecimento adquirido enquanto fornecedora da indústria metal-mecânica, a empresa passou a fabricar também Fresas CAD/CAM para laboratórios de prótese dentária.

Hoje, a OSG conta com uma enorme variedade de ferramentas e aplicações dentro do segmento dental. Todo esse conjunto de benefícios vem ganhando cada vez mais espaço dentro dos laboratórios de prótese. Ou seja, entregam efetividade no desenvolvimento dos elementos dentários, reduzem custos, elevam a qualidade e a produtividade. 

O desempenho da Fresa CAD/CAM OSG

Mesmo participando há pouco tempo no segmento dental, as Fresas CAD/CAM OSG mostraram um excelente desempenho, ótima qualidade e rendimento. 

Além de possuírem encaixe compatível com as principais fresadoras do mercado, as Fresas CAD/CAM OSG possibilitam um maior ganho de produtividade, com elementos dentários fresados com mais qualidade e rapidez.

Quem utiliza a Fresa CAD/CAM OSG percebe rapidamente seu diferencial, a começar pela matéria-prima utilizada e todos os materiais que são utilizados no revestimento das ferramentas.

E não foi apenas nas Fresas CAD/CAM que a OSG concentrou seus esforços, mas também no modo de comercializá-las. Ou seja, além de oferecer um custo benefício favorável, com ótimo rendimento e preço acessível, a empresa também se preocupou em desenvolver um novo canal de vendas para facilitar a comercialização de seus produtos no segmento de prótese dentária.

Conheça a nova forma de adquirir Fresas CAD/CAM para o seu laboratório 

A empresa lançou um novo canal de vendas, o e-commerce OSG Dental, com o objetivo de oferecer maior agilidade, praticidade e segurança aos consumidores na hora da compra.

A plataforma foi desenvolvida internamente pelos departamentos de TI e Marketing da empresa, levando em conta estudos detalhados sobre o comportamento de compra dos consumidores do mercado odontológico protético e suas necessidades profissionais para proporcionar uma experiência de compra online segura e eficaz.

De acordo com Vinícius Stychnicki, Supervisor Geral de Vendas da OSG, “o modelo de ‘comprar pela internet’ já não faz mais parte do futuro e, sim do presente, principalmente neste momento de distanciamento social, onde podemos contar com o auxílio da tecnologia para comprar com segurança, diminuindo a possibilidade de contágio em visitas presenciais”.

Plataforma de e-commerce OSG Dental
Plataforma de e-commerce OSG Dental

O supervisor informa que a loja online OSG Dental foi criada para comercializar Fresas CAD/CAM para a produção de próteses dentárias através de diferenciais claros e bem definidos, com uma precificação acessível e uma experiência de compra diferenciada. 

“Na plataforma, o usuário poderá adquirir as fresas da OSG para diferentes marcas de fresadoras, conforme suas necessidades, além de ter acesso aos conteúdos e materiais técnicos criados para auxiliá-lo a utilizar as Fresas CAD/CAM da empresa, extraindo o máximo do seu potencial”.

O acesso à plataforma é simples: “basta entrar no site www.osgdental.com.br, realizar um rápido cadastro, escolher os seus produtos, efetuar o pagamento que pode ser via boleto bancário ou cartão de crédito e pronto, depois é só aguardar o envio do seu pedido no endereço selecionado”, explica.

Ganhe desconto na sua primeira compra!

Desconto em Fresa CAD/CAM OSG

Sobre a OSG

Fundada em 1938 no Japão, iniciou suas operações com a fabricação e venda de ferramentas, tornando-se eventualmente a maior fabricante global de ferramentas de corte rotativo.

Unidade da OSG Sul-Americana em Bragança Paulista – SP

Os mais de 80 anos de expertise desenvolvida pela OSG na fabricação de ferramentas de corte rotativo como fresas, machos e brocas é o que torna a empresa uma marca consolidada nos principais segmentos da indústria mundial. 

Atualmente, a OSG conta com uma rede de produção, vendas e suporte técnico em 33 países distribuídos na Ásia, América do Norte, América do Sul e Europa. No Brasil, a OSG possui duas plantas, uma situada em Bragança Paulista, no interior de São Paulo (Sede Sul-Americana), e outra na cidade de São José dos Pinhais, no Paraná.

Sendo assim, a empresa está à disposição para prestar o melhor atendimento e oferecer produtos de alta qualidade mundial para servir o mercado brasileiro de próteses.

Mais novidades do mercado da prótese odontológica!

Continue acompanhando os conteúdos dos nossos parceiros aqui no Canal da Prótese! Estamos sempre trazendo novidades para que você, profissional, esteja mantenha-se atualizado no mundo da prótese odontológica!

Para acompanhar as publicações no Canal, fique de olho em nossas redes sociais (@apdespbr e /apdespbr) e em nosso Telegram. E para receber novidades em seu e-mail, é só preencher o formulário abaixo! 😉


 

Redação Canal da Prótrese

Redação Canal da Prótrese

Deixar um comentário