APDESPbr - O CANAL DA PRÓTESE ODONTOLÓGICA BRASILEIRA
Gestão de laboratório Dental Cremer Lab

Gestão de laboratórios: a importância para o sucesso do seu negócio

Muitos profissionais altamente qualificados sentem dificuldades com a gestão do seu laboratório. Apesar de ser um processo complexo, ele pode se tornar mais fácil com alguns ajustes nos processos internos que vão beneficiar a saúde do seu negócio e auxiliar o dia a dia dos funcionários que trabalham com você.

Confira as dicas de gestão que a Dental Cremer Lab separou para você melhorar seus prazos, otimizar processos, aumentar a qualidade da produção e fortalecer ainda mais a sua marca!

Organize os pedidos

O primeiro passo para que nenhuma entrega atrase no seu laboratório é organizar os pedidos em um fluxo de trabalho. Ao receber as demandas, selecione os produtos/insumos que serão utilizados na produção e anote outras informações relevantes. Mantenha o registro de pedidos sempre atualizado e tenha controle da sua produção. Acompanhe todos os passos do processo de produção e sempre informe ao dentista caso aconteça algum imprevisto ou atraso.

 

Avalie sua capacidade de produção

Conhecer sua rotina de produção é essencial para melhorar os prazos de entrega do seu laboratório. Leve em conta o tempo investido na montagem das peças e evite imprevistos que atrasem suas entregas. Um erro muito comum é aceitar muitos trabalhos para serem entregues em curto prazo, pois pode sobrecarregar toda a equipe e prejudicar a relação de confiança entre laboratório e dentista com atrasos e não entregas.

Verifique os dias úteis do mês, confira se o quadro de funcionários está completo e analise demais situações que possam interferir na sua capacidade produtiva.

Mantenha o controle do estoque

Para produzir é preciso ter em mãos os insumos corretos. Por isso, controlar seu estoque de materiais é imprescindível. Faça uma avaliação mensal dos itens que mais utiliza e reponha-os com antecedência para evitar atrasos indesejados. Esse controle te ajuda também a programar suas compras com os fornecedores, fazendo com que você economize com insumos e aumente sua margem de lucro. Uma boa gestão de estoque é um dos pontos mais relevantes para que você consiga aumentar sua lucratividade, pois evita compras de última hora que geralmente custam mais que compras planejadas com fornecedores mais acessíveis.

 

Tenha um software de gestão

Uma das principais dificuldades é conseguir controlar todos esses processos e etapas, e para ajudar nisso um software de gestão de laboratório odontológico é muito importante. Com ele você poderá controlar e acompanhar estoque de insumos, entrada de pedidos, etapas de produção de materiais, prazos de produção e entrega, relação de clientes e pedidos, entre outras funções.

Atualmente existem diversas opções de softwares específicos para laboratórios e você poderá escolher aquele que se encaixa melhor às suas necessidades.

Invista em capacitação de pessoas

Profissionais bem treinados rendem melhor e ajudam a divulgar e consolidar sua marca no mercado. O investimento na capacitação é elemento-chave para conseguir aumentar as demandas de trabalho além de diminuir eventuais falhas e riscos no processo.

Incentive seus colegas e funcionários a participarem de cursos, palestras e treinamentos. Existem diversos cursos disponíveis, inclusive online e em horários alternativos que não vão atrapalhar sua rotina de trabalho.

Busque conhecimento também sobre gestão financeira

A maioria das pessoas possui pouco conhecimento sobre gestão financeira de um negócio. O fato é que, não ter uma gestão financeira consistente, pode resultar em eventuais prejuízos. Por isso, além de cursos de capacitação na área de Odontologia, busque também treinamentos, cursos e consultorias focados em como gerenciar a parte financeira de uma empresa.

Ter um bom controle do fluxo de caixa é algo que contribui significativamente para a organização do seu negócio como um todo. Inclusive, essa ferramenta pode lhe auxiliar a tomar as melhores decisões em termos financeiros, seja em relação aos custos com insumos, folha de pagamento, ou até mesmo para fazer os cálculos dos lucros obtidos em cada procedimento realizado. 

Diferencie seu laboratório com o fluxo digital

A odontologia digital com a utilização de equipamentos inovadores e recursos tecnológicos otimiza a rotina do laboratório, aperfeiçoa o trabalho, trazendo mais precisão. Além disso, contribui para economia de tempo no processo de produção. E o melhor: facilita a comunicação com os dentistas, evitando retrabalho e melhorando ainda mais os resultados.

Gostou das dicas que a nossa parceira escreveu para você melhorar os seus prazos de entrega? Então aproveite para acessar o site da Dental Cremer Lab e encontre tudo que precisa para o seu laboratório!


 

Redação Canal da Prótrese

Redação Canal da Prótrese

Deixar um comentário

Acompanhe nas redes