APDESPbr - O CANAL DA PRÓTESE ODONTOLÓGICA BRASILEIRA

Gestão de negócios: conhecimento e planejamento podem determinar o seu sucesso

Abrir um negócio pode parecer bastante complicado se você não tiver o conhecimento e o planejamento necessário. Isso porque “empreender é um estilo de vida” o qual nós não aprendemos nos métodos tradicionais de ensino e base curricular padrão. Fernando Versignassi, cirurgião-dentista de formação, conhece bem os desafios que o profissional enfrenta ao desejar montar sua clínica odontológica ou laboratório de prótese dentária. Por três vezes teve que fechar seu consultório até que estivesse pronto para abrir seu negócio de sucesso. E agora já são três empresas bem sucedidas.

Hoje o dentista com MBA em gestão estratégica de negócios é treinador de empreendedorismo de alta performance e auxilia outros cirurgiões-dentistas e técnicos em prótese dentária a obter sucesso no empreendedorismo desde as fases iniciais. Nada como receber dicas e informações valiosas de quem viveu os dois lados dessa experiência. Então, acompanhe esse texto onde Versignassi apresenta questões importantes abordadas em seus cursos e treinamentos pelo Brasil.

Treinamentos de empreendedorismo de alta performance Foto: Arquivo Pessoal Fernando Versignassi

Os desafios e como enfrentá-los

 Ao pensar em empreender a mente pode ser tomada por questionamentos que resfriam esse entusiasmo. Ainda mais no Brasil, onde já se espera uma série de dificuldades com exigências que podem parecer bastante hostis para o empresariado. Legislação, administração, contabilidade, gerenciamento de equipe, estrutura física e humana que impõe determinadas características não desejadas ou mesmo esperadas pelo empreendedor. 

Mas na opinião de Fernando o maior desafio está mesmo na mudança de mentalidade. “… apesar de todos os obstáculos mencionados, o Brasil pode ser o melhor país para montar negócios, pois dentro dos mais diversos segmentos podemos, ao invés de apontar o problema, criar uma solução e gerar renda. Como?! – Aplicando gestão eficiente com clareza e organização.”

Já quando o assunto é sobre liderança e engajamento de equipe o maior desafio do empreendedor, segundo Fernando, não é tanto a falta de pessoas qualificadas e comprometidas, mas sim a falta de comunicação adequada entre líder e liderados. E da recorrente falta de capacidade do líder em recompensar seus liderados.  “E quando falo de recompensa não é só dinheiro. A primeira recompensa que mais motiva o seu colaborador chama-se: Reconhecimento” afirmou Fernando.

Quando perguntado se existe diferença entre a administração de um laboratório de prótese dentária ou uma clínica dental o treinador afirma que na administração de fato não há nenhuma diferença, além da especificidade da atuação de cada empresa. Mas do ponto de vista administrativo é igual, visto que qualquer empresa precisa possuir as 7 áreas empresariais em equilíbrio:

  1. Finanças
  2. Vendas
  3. Processos
  4. Pessoas
  5. Comunicação
  6. Cultura e
  7. Reputação

Isso por si só já é um enorme desafio para quem tem uma formação clínica-laboratorial, mas que ainda não encontra nesse currículo algo que também é uma das características de sua atividade – o empreendedorismo. 

“A odontologia forma profissionais espetaculares que produzem trabalhos de alta qualidade e excelência, porém, ao se arriscar em montar um consultório odontológico ou laboratório de prótese dentária sem o devido conhecimento o empresário está sujeito a sofrer multas, notificações, processos, tendo que gastar um dinheiro que poderia ser evitado.”

Observando esse cenário Fernando Versignassi resolveu se capacitar para, além de fazer uma gestão mais eficiente do seu próprio negócio, ajudar a prevenir essas ocorrências no dia a dia do empreendedor da área da odontologia.

Curso ministrado por Fernando Versignassi na Help Doc Foto: Acervo Pessoal Fernando Versignassi

O Planejamento

Entre os segredos da gestão eficiente Fernando destaca três deles:

  1.   Ter um bom planejamento do que é o seu negócio e para quem é o seu negócio
  2.   Ter um bom planejamento financeiro para avaliar a viabilidade e os riscos
  3.   Ter ou desenvolver capacidade de liderar e engajar equipes

Toda empresa precisa ter um planejamento estratégico. É com ele que o empreendedor identifica os possíveis riscos e aumenta as chances de obter êxito em seu negócio.

“O planejamento ajuda o empresário a entender o ambiente externo, que é composto pelo mercado do segmento, público alvo e pelos competidores. A partir de então estará pronto para buscar oportunidades de inovar e diferenciar.”

Definir o planejamento estratégico parte principalmente da resposta de três questionamentos. Tendo essas respostas você consegue ajustar seu produto ou serviço e definir sua comunicação de forma estratégica para alcançar o cliente ideal e poder rentabilizar sua solução.

  1. Qual problema a sua empresa resolve?
  2. O problema de quem a sua empresa resolve?
  3. Como sua empresa resolve o problema desse segmento ou nicho do mercado?

Além disso, atualmente existem inúmeras ferramentas e softwares para ajudar no planejamento e gestão do seu negócio. Fernando cita o CANVAS para auxílio no planejamento. “É um mapa que nos traz clareza do que fazemos, para quem fazemos e como fazemos. Além de nos ajudar a planejar o custo operacional do nosso projeto. Temos também inúmeros softwares de gestão financeira que nos auxiliam a criar um fluxo de caixa saudável para tomarmos melhores decisões como por exemplo se podemos adquirir um novo equipamento, aumentar a equipe, montar uma segunda unidade, etc.”

Fernando Versignassi tem MBA em m Gestão estratégica de negócios Foto; Arquivo pessoal Fernando Versignassi

A experiência que gera aprendizado

Até mesmo Fernando enfrentou dificuldades no momento de empreender. Mas na verdade foi essa experiência que desenhou a carreira pela qual ele se orgulha hoje. O cirurgião-dentista que se especializou em empreendedorismo de alta performance percebeu que poderia aplicar o novo conhecimento dentro de sua área de formação – a odontologia. Observou que o mercado odontológico tinha grande deficiência no tema, até porque, segundo o entrevistado, as escolas e universidades não dão a devida atenção a essa necessidade. E passou a ensinar como se preparar para um futuro que é uma das muitas opções nesse ramo de atividade. Visão estratégica! 

“Depois de ter quebrado 3 consultórios por falta de gestão eficiente” ele contou que surgiu um convite de um empresário que não é da área odontológica, mas que tinha visão de mercado e negócios. Quem depois de estudar, planejar e entender o ambiente no qual pensava em se arriscar precisava de um sócio com especialidade na área (odontologia). Foi onde Fernando entrou na condição de realizarem algo diferente. Montaram então uma clínica odontológica com o propósito de dar acesso a pessoas com necessidades especiais. “Adequamos toda a estrutura da clínica para atender a esses pacientes. A nossa missão é praticar uma odontologia baseada em empatia.” 

Diferenciação! Esse é um ponto extremamente importante. Mas, no caso, também propósito! E este é algo que estimula os menos entusiastas a trilhar seu próprio caminho com convicção. Mas neste texto estamos focados nas ferramentas que podem te ajudar a pavimentar esse caminho pelo qual você vai percorrer como empreendedor de sucesso. 

E por falar em sucesso, o também empreendedor Fernando Versignassi, é sócio da clínica odontológica Tutti Odonto, sócio na empresa de consultoria de negócios de saúde Help Doc, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Odontologia – ABEO -, além de tudo o mais que você já viu ao longo deste texto. E então, recebeu inspiração suficiente? Agora você pode e deve buscar mais informações sobre planejamento estratégico de negócios para alavancar o seu ou tirar ele do zero. E para isso colocamos uma oportunidade de aprendizado com o nosso entrevistado aqui, na sede da associação. 

Fernando ministra curso para alunos em uma de suas empresas Foto: Fernando Versignassi

Oportunidade | Aprenda sobre gestão de negócios

No dia 14 de Março, das 08:30 às 17:30, Fernando Versignassi vai ministrar um curso na sede da APDESPbr, em São Paulo, com o tema ‘Gestão estratégica de laboratórios de prótese: autônomo/PF X Empresa/ PJ’. Nele a turma formada por técnicos em prótese dentária, gestores e secretarias de laboratórios de prótese dentária, podem esperar as melhores práticas empresariais da atualidade. Focado em tecnologia, inovação e experiência do cliente, Fernando apresenta todas as novas ferramentas da odontologia que existem hoje para otimizar os processos internos dos laboratórios de prótese 4.0. Não sabe o que significa 4.0?! Mais um motivo para fazer a sua inscrição! >> Saiba mais aqui <<

O curso vai abordar as 7 áreas empresariais, onde os alunos irão aprender ferramentas para montagem de plano de negócios, definição de público alvo, criação de processos internos e comunicação estratégica. Tudo isso, claro, com respeito ao código de ética odontológica e às regulamentações dos órgãos responsáveis pelo setor. Vão conhecer também ferramentas poderosas como a Design Thinking para diferenciação de seus negócios. 

Onde: a sede da APDESPbr fica na Av. Brigadeiro Luis Antônio, 2050, 13º andar. Próxima ao metrô Brigadeiro, na Av. Paulista. Acesse a página de cursos para mais informações.

 

Participe

Continue acompanhando os nossos conteúdos aqui no Canal da Prótese! Participe também interagindo em nossos canais digitais, na @apdespbr e /apdespbr! Envie a sua opinião, dúvida ou sugestão preenchendo o formulário abaixo ou em mensagens diretas nas nossas redes sociais.

Redação Canal da Prótrese

Deixar um comentário