APDESPbr - O CANAL DA PRÓTESE ODONTOLÓGICA BRASILEIRA
Gestão empresarial sustentável laboratórios e clínicas odontológicas

Gestão empresarial sustentável: como boas práticas diárias podem gerar transformação

Você já parou para analisar como é possível contribuir para a gestão sustentável no ambiente odontológico? O controle da quantidade de material utilizado, a redução do consumo de água e energia, o descarte correto de resíduos e muitas outras ações podem proporcionar mudanças significativas para a evolução do mundo e promover uma gestão empresarial mais sustentável. Acredite: pequenas mudanças fazem a diferença!

A conscientização ambiental é a melhor forma de transformar o cenário atual e construir um futuro mais saudável. Mas, para isso, precisamos trabalhar juntos. Nesta matéria, vamos entender como laboratórios de prótese dentária e clínicas odontológicas podem adotar boas práticas diárias e fazer parte desta transformação.

Quem compartilhou seus conhecimentos para esta matéria foi a técnica em prótese dentária Silvia Berlinck, em uma aula ao vivo transmitida pela APDESPBR. Com foco em transformar não só sorrisos, mas também o mundo, a tpd apresentou seus projetos ambientais e dicas importantes para o dia a dia de profissionais que buscam inovar com a gestão empresarial sustentável. Acompanhe!

 

Adotando boas práticas diárias para uma gestão empresarial sustentável

Durante a aula, Silvia pontuou casos simples que estão no dia a dia laboratorial e que podem ser adaptados facilmente para contribuir para uma gestão empresarial mais sustentável. Em primeiro lugar, comentou sobre o procedimento de fazer a inclusão de uma prótese dentária em uma mufla. 

Para esse processo, geralmente o profissional utiliza uma quantidade razoável de gesso e, depois, o que não é aproveitado no recipiente, é descartado. Sendo assim, além de inutilizar material, ainda há a poluição da água usada para limpar o gesso do recipiente e, claro, o desperdício da mesma.

Então, a tpd traz uma nova visão para esse cenário. Neste caso, o ideal é fazer uso de um medidor. Assim, além de evitar o desperdício de água utilizada para a limpeza, também é possível aumentar a eficiência do trabalho e ainda diminuir o consumo de material, gerando menos gastos.

 

Gestão empresarial sustentável em laboratórios de prótese dentária
Redução de impacto utilizando medidor | Créditos: Silvia Berlinck

Uma outra simples ação que é possível adaptar no dia a dia é a utilização de copos ou recipientes descartáveis. Como sabemos, o consumo de plástico é uma das maiores preocupações quando o assunto é sustentabilidade. Portanto, o ideal é que busquemos substituir imediatamente esse material no dia a dia profissional e pessoal. 

A dica é buscar alternativas. Uma opção é utilizar materiais como o papel, que se decompõem mais rápido, ou recipientes reutilizáveis. Sobre esse tema, Silvia relembrou uma situação que presenciou em um curso.

Participando de uma aula de prótese extraoral, a tpd notou que os alunos utilizavam copos plásticos para reproduzir esclera. Então, começou a analisar as alternativas para substituir o descartável e desenvolveu uma caixinha feita através da reutilização de material que seria descartado em aterro.

Estima-se que cerca de 720 milhões de copos descartáveis são utilizados por dia no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE). Portanto, esta situação pode ser usada como exemplo para enfatizar que simples mudanças podem fazer uma grande diferença.

O reaproveitamento de resíduos e a economia circular

Você já parou para pensar para onde vai todo o resíduo que descarta no seu dia a dia de trabalho? Agora, pense na quantidade de resíduo que é descartado por outros profissionais diariamente e tente imaginar o acúmulo de rejeitos que cresce a cada dia na natureza. 

Considerando isso, conseguimos entender a importância do reaproveitamento de resíduos. Sobre o tema, Silvia apresentou um de seus projetos realizados, que não só contribuiu para diminuir o impacto na natureza, mas também influenciou a economia circular.

Em contato com uma designer de produtos, a tpd conversou sobre a possibilidade de transformar resíduos como cera odontológica em outros objetos. Então, após alguns testes, a designer conseguiu desenvolver velas e outros produtos a partir desse material, o que incentivou Silvia a repassar seu conhecimento sobre o reaproveitamento de resíduos.

Esse conceito está diretamente ligado à economia circular pois, quando reaproveitamos materiais, evitamos que sejam descartados e encaminhados para aterros sanitários. Assim, consequentemente, trabalhamos a reciclagem do mesmo e permitimos que ele tenha um outro destino que não seja o descarte na natureza. Observe abaixo como funciona este conceito:

Economia circular e gestão empresarial sustentável
Processo de economia circular | Créditos: Silvia Berlinck

Construindo núcleos de empreendedorismo com inclusão social

Seguindo essa ideia de reaproveitamento de resíduos, Silvia Berlinck deu início a oficinas que tinham como objetivo gerar núcleos de empreendedorismo para mulheres em vulnerabilidade, principalmente aquelas que precisavam trabalhar em casa para cuidar dos filhos.

Então, a tpd direcionou parte dos resíduos odontológicos para a capacitação dessas mulheres. Com isso, surgiu a “Acenda essa ideia”, uma oficina de produção de velas artesanais que facilitou a geração de renda de diversas mulheres que participaram do projeto. O resultado dessa iniciativa é uma inovação nos processos de produção e consumo com inclusão social, tudo por meio da educação e conscientização ambiental. 

“Então, nós temos a redução do consumo dos insumos extraídos da natureza, o baixo impacto ambiental e a criação de novos postos de trabalho.” (Silvia Berlinck)

Como fazer parte da transformação?

Todos podemos fazer a diferença. É sempre importante lembrar que qualquer pequena ação, principalmente quando feita em conjunto, pode gerar grandes mudanças. Enfatizamos essa ideia porque é fundamental entendermos que o poder de transformar é nosso.

Então, para fazer parte dessa transformação, comece observando seu ambiente pessoal e profissional. Analise as mudanças que você pode fazer para reduzir o consumo de água e energia, além da poluição e, claro, dos resíduos odontológicos. E lembre-se: o conhecimento é o maior segredo para evoluir sempre!

Além disso, você também pode contribuir ou participar de uma iniciativa sustentável. No perfil do Instagram @sorrisosustentavel, você pode entrar em contato com a equipe de Silvia Berlinck e fazer parte dessa mudança.

Transforme-se com a APDESPBR!

Estamos juntos nessa caminhada para o conhecimento e transformação do mundo. Acompanhe nossas redes (@apdespbr e /apdespbr) e nosso Telegram para ficar por dentro dos conteúdos excelentes que compartilhamos. 

Você também pode ter acesso a aulas imperdíveis com profissionais renomados aqui na nossa plataforma. Para isso, consulte nossos planos de associação e faça parte do grupo de sócios que transformam o mercado da prótese dentária todos os dias! 😉


Redação Canal da Prótrese

Deixar um comentário

Receba oportunidades e conteúdos de acordo com seu perfil. Envie seus dados!


Acompanhe nas redes