• Início
    • Contato
    • A APDESPbr
    • EBPO 2018 – Encontro Brasileiro de Prótese Odontológica
    • Início
    • Contato
    • A APDESPbr
    • EBPO 2018 – Encontro Brasileiro de Prótese Odontológica
  • APDESPbr - O CANAL DA PRÓTESE ODONTOLÓGICA BRASILEIRA
     
    • Canal da Prótese
    • Cursos
    • Associação
    • A APDESPbr
      • Bolsa de empregos
      • Escolas de prótese dentária
      • Equipe
      • EBPO
      • 16º Congresso
    • Contato
    • Telegram
    • 17º Congresso Internacional
    APDESPbr - O CANAL DA PRÓTESE ODONTOLÓGICA BRASILEIRA
    • Canal da Prótese
    • Cursos
    • Associação
    • A APDESPbr
      • Bolsa de empregos
      • Escolas de prótese dentária
      • Equipe
      • EBPO
      • 16º Congresso
    • Contato
    • Telegram
    • 17º Congresso Internacional
    APDESPbr - O CANAL DA PRÓTESE ODONTOLÓGICA BRASILEIRA
    Técnica de inclusão de protocolo sobre implante
     
     
     
    Carreira

    Inclusão de protocolo sobre implante: o passo a passo de uma técnica consagrada

    Redação Canal da Prótrese
    02/03/2021

    As próteses fixas totais surgiram com a importante função de revolucionar a reabilitação oral de pacientes. Neste meio, o protocolo sobre implante tem representado um grande papel, tanto para pacientes quanto para profissionais. Isso porque, além de proporcionarem mais conforto em questão estética, essas peças também fazem a diferença quando o assunto é funcionalidade. 

    Existem diversas técnicas utilizadas para a confecção de um protocolo sobre implante, a depender de cada profissional. Nesta matéria, mostraremos a técnica de inclusão de protocolo utilizada pelo técnico em prótese dentária, Luiz Kiyan, especialista com mais de 50 anos de experiência na área.

    O método foi apresentado pelo próprio na aula transmitida ao vivo na sede da APDESPBR. Além de explicar os passos que utiliza em seu laboratório de prótese dentária, Luiz Kiyan ainda comentou um fato importante: ele foi o primeiro a confeccionar um protocolo sobre implante na cidade de São Paulo.

     
     

     

    “Eu tive o privilégio de fazer o primeiro protocolo aqui em São Paulo. Mas uma coisa muito importante de lembrar é que por mais que a gente saiba, estamos sempre aprendendo. Isso não acaba nunca.” (Luiz Kiyan)

    A técnica consagrada de inclusão de protocolo sobre implante

    Preparo para inclusão

    O preparo para a inclusão inicia-se após o enceramento. Neste primeiro momento, o objetivo é preparar a peça para que ela tenha estabilidade na hora de prensar. Para fazer isso, Luiz Kiyan utiliza um parafuso na parte lingual e um outro componente colado na base, conforme podemos observar na imagem abaixo:

    Preparo para inclusão de protocolo sobre implante
    Aplicação de parafusos para dar estabilidade à peça

    Esse procedimento é fundamental para evitar que a peça se movimente e sofra falhas no momento da prensagem na mufla. Portanto, é um ponto que precisa de atenção em qualquer confecção de protocolos sobre implantes.

     

     

    Iniciando a inclusão de protocolo sobre implante

    Existem variadas técnicas para efetuar a inclusão de protocolos. Na aula, Luiz Kiyan apresenta o método que utiliza em seu laboratório e mostra que essa pode ser uma forma facilitada de realizar o procedimento. O TPD explica que, para incluir a peça, ele realiza um pré-preenchimento. Primeiro, observa onde os análogos ficarão e então faz uma concavidade para posicioná-los. Veja a imagem:

    Preenchimento da mufla antes da inclusão do protocolo sobre implante
    Pré-preenchimento da mufla antes da inclusão do protocolo sobre implante

    A área mostrada na primeira foto precisa ser coberta com o isolante antes de ser feita a inclusão da peça. Depois, com a peça posicionada (como mostra a segunda foto), o TPD precisa preencher a área dos análogos para completar o espaço restante. De acordo com Luiz, esse método facilita no momento de fazer a demuflagem.

    Com a área já isolada e os espaços entre os análogos preenchidos com o gesso, o TPD contorna a peça com pedaços de cera. A boneca, então, é feita dentro dessa “barreira”. Esse processo, além de evitar que o excesso de resina após a prensagem chegue à borda da mufla, também influencia na qualidade do resultado. Veja abaixo como Luiz realiza essa etapa:

    Processo de inclusão de protocolo sobre implante
    “Barreira” feita com cera, contornando a peça

    Após esse processo, é preciso isolar a boneca. Então, o último passo antes de fechar a mufla é preencher com gesso o espaço restante. Acompanhe o procedimento com as imagens abaixo:

    Processo de inclusão de protocolo sobre implante
    Aplicação de isolante, preenchimento e fechamento da mufla

    “Quando você utiliza essa técnica, a mufla se subdivide em quatro partes e facilita muito a demuflagem. Tranquilo, sem estresse!” (Luiz Kiyan)

    O resultado da técnica facilitadora de inclusão de protocolo sobre implante

    A barreira feita com a cera fica aliviada dos dois lados, fazendo com que a pressão da resina seja focada apenas na parte interna. De acordo com Luiz, este é um passo simples que pode fazer uma grande diferença no momento de demuflar, influenciando diretamente na produtividade do trabalho do TPD. Veja abaixo o resultado:

    Processo de inclusão de protocolo sobre implante
    Resultado causado pela barreira feita com cera

    Após retirar a peça e limpar, Luiz passa o opaco. Neste ponto, os orifícios abertos que restam precisam ser fechados antes da prensagem da resina. O TPD faz este processo utilizando silicone, conforme podemos observar nas imagens abaixo:

    Preparo para prensagem da peça
    Aplicação de silicone nos orifícios antes da prensagem

    A partir deste ponto, cada profissional pode seguir sua própria forma de fazer a prensagem da resina, o importante é que os orifícios estejam cobertos. Depois deste processo, chegamos ao momento da demuflagem, como veremos no próximo tópico.

    Abertura da mufla: uma demuflagem mais simples

    Todos os procedimentos acima são responsáveis pela facilidade no momento de abrir a mufla. Luiz explica que, com essa técnica, é possível soltar todo o gesso e liberar a boneca com a ajuda de um alicate facilmente. O resultado é este:

    Processo de demuflagem de peça protética
    Resultado após a abertura da mufla

    Na imagem, é possível observar que a resina ficou nos limites da cera que foi aplicada anteriormente, não ultrapassou até a borda da mufla. De acordo com Luiz, muitos técnicos em prótese dentária não realizam esse contorno prévio com a cera, mas depois de abrir a mufla fazem o formato com uma broca no gesso. Então, essa é uma opção para quem busca otimizar o trabalho e ter uma maior produtividade.

    “Eu acho que vocês devem experimentar essa técnica de inclusão de protocolo, é uma forma mais simples e prática de trabalhar” (Luiz Kiyan) 

    Portanto, o último passo é retirar o silicone dos orifícios, fazer a limpeza de toda a peça, e encaixar os análogos devidamente. Luiz utiliza um escariador para limpar os espaços e garantir que não reste nenhum resíduo.

    Encaixe dos análogos na peça protética
    Resultado após a limpeza e encaixe dos análogos

    Veja mais!

    Durante a aula ao vivo transmitida pela APDESPBR, Luiz Kiyan apresentou todo o processo de como realiza protocolos sobre implantes em seu laboratório, com métodos que adquiriu em mais de 50 anos de experiência na área. Para ter acesso à aula completa, consulte os nossos planos de associação, caso ainda não faça parte. Além desta incrível experiência com Kiyan, você também poderá acessar outras aulas de profissionais renomados.

    Acompanhe a APDESPBR nas redes sociais  (@apdespbr e /apdespbr), por lá publicamos dicas como essa e outras informações relevantes do mercado da odontologia brasileira. Nós também estamos no Telegram, que você acessa por aqui. Junte-se a nós e faça parte dos profissionais que estão revolucionando a prótese dentária no Brasil e ganhando cada vez mais visibilidade mundial. Vem!

     

    Redação Canal da Prótrese

    Ver todos posts
    Confecção de próteses extraorais: o processo artístico que reabilita vidas
    Fotografia odontológica: conheça o setup inicial para obter fotos incríveis
     

    Deixar um comentário

    Cancel reply

    Você também pode gostar de

    Dentogengival e a reabilitação oral além da prótese
    Carreira

    Dentogengival e a reabilitação oral além da prótese

    Acessível, diferenciada e cada vez mais reconhecida, a prótese dentogengival cumpre a importante função de proporcionar a completa reabilitação oral de pacientes. Com a proposta de entregar estética e funcionalidade não...

    Dissilicato de lítio e cerâmica feldspática na confecção de laminados cerâmicos
    Carreira

    Desmistificando Dissilicato de lítio e Feldspática para confecção de casos estéticos em laminado cerâmico

    Com o constante crescimento da busca pela harmonização de sorrisos, os laminados cerâmicos têm ganhado um grande reconhecimento nos últimos anos. Para os profissionais, a preservação da estrutura dental é um dos pontos...

    Carreira

    Confecção de próteses extraorais: o processo artístico que reabilita vidas

    Entregar ao paciente a satisfação de olhar-se no espelho e poder reconhecer a si próprio novamente é um dos maiores objetivos de técnicos em prótese dentária. Essa conquista é apenas uma parte do resultado de um...

    Receba oportunidades e conteúdos de acordo com seu perfil. Envie seus dados!


    Posts

    Vacinação para profissionais de odontologia
    Entenda o panorama geral do plano de vacinação contra a Covid-19 para profissionais de Odontologia
    Dentogengival e a reabilitação oral além da prótese
    Dentogengival e a reabilitação oral além da prótese
    PRO EXPERIENCE – o congresso internacional da APDESPbr de cara nova!

    Acompanhe nas redes

    • facebook
    • instagram
    • telegram
    • whatsapp

    Instagram

    Se você é iniciante ou deseja aprimorar sua habilidade em prótese dentogengival, sabe que nada é melhor do que a prática com embasamento científico, certo?
⠀
Pensando nisso, a APDESPbr te oferece a oportunidade imperdível de participar do curso “Protocolo Dentogengival - uma visão completa desde o seu planejamento” e explorar na prática a confecção de 4 elementos com um professor renomado! 🤩
⠀
Em 8 aulas, você vai aprender os conceitos mais importantes para a confecção de uma prótese dentogengival – desde o planejamento inicial até o acabamento. ✨ O curso será ministrado pelo CD e TPD Eric Padovani, especialista em implantes e sócio-proprietário do laboratório Kibune, em Araçatuba, e Quebec, em Londrina.
⠀
Essa oportunidade é apenas para os profissionais que buscam aumentar a demanda de trabalhos e fazer a diferença reabilitando vidas!
⠀
Você é um deles? 👉 Então acesse mais informações e reserve sua vaga >> apdespbr.com.br/cursos << Link na Bio, Stories e nos Destaques
⠀
🗓 Início em maio, término em agosto (2 aulas por mês)
📍 São Paulo, SP, Sede APDESPbr
🔎 Informações e inscrições: apdespbr.com.br/cursos
⠀
#protesedentogengival #dentogengival #cursoparatpd #laboratoriodeprotese #ceramista
    Desde o início do ano, profissionais de Odontologia, incluindo técnicos em prótese dentária e auxiliares, aguardam a divulgação de datas para a imunização à Covid-19 e a liberação efetiva ao plano a todos os profissionais envolvidos no direito conquistado. Nesta matéria, você verá o panorama geral do plano de vacinação e entenderá como está o processo atualmente.
⠀
🚨 Acesse o conteúdo completo no Canal da Prótese e fique por dentro >> https://apdespbr.com.br/ << Link na Bio ou nos Stories
⠀
#odontologia #tpd #noticias #vacinação #covid19
    Você se sente preparado para enfrentar casos desafiadores nos seus trabalhos com maquiagem dental? Isso pode aumentar e muito a sua produtividade! 💎
⠀
Em duas aulas, técnicos em prótese dentária ou cirurgiões-dentistas formados ou em formação e com experiência em cerâmica terão a oportunidade de explorar a maquiagem sobre zircônia monolítica de forma teórica e prática, entregando mais naturalidade e produtividade ao trabalho ✨
⠀
Veja o que você vai aprender na prática:
⠀
✔Maquiagem em um laminado e uma coroa
✔ Acabamento, glaze e textura
✔ Análise dos resultados
⠀
E a qualidade do ensino é garantida, porque o curso será ministrado pelo CD e TPD Ricardo Tanaka, pós-graduado em Cerâmicas e CAD/CAM no Japão, Master Dental Technician pela Dentsply-Sirona na Alemanha, sócio-diretor da TNK Odontologia em SP e co-autor dos livros “Reabilitação Oral Contemporânea” e “Odontologia Multidisciplinar”. 🏅
⠀
E então, que tal se preparar para enfrentar novos desafios com maquiagem dental e ganhar em produtividade?
⠀
👉 Saiba mais e inscreva-se >> apdespbr.com.br/cursos << Link na Bio, Stories ou nos Destaques
⠀
🗓 20 e 21 de maio
📍 São Paulo, SP, Sede APDESPbr
🔎 Informações e inscrições: apdespbr.com.br/cursos
⠀
#maquiagemdental #cadcam #planejamentodigital #maquiagememzirconia #odontologia #dentallab
    Você se considera um profissional diferenciado?
⠀
É claro que um trabalho que se destaca é a chave para o sucesso de qualquer reabilitação oral, mas como é possível realmente fazer a diferença quando o assunto são próteses dentogengivais? 🤔
⠀
Nesta matéria, apresentamos aspectos que não podem ser deixados de lado em um trabalho dentogengival diferenciado. Quem mostra essas características é o TPD Éric Padovani, que afirma: “É preciso entender o que está sendo feito e conhecer as estruturas que serão reconstruídas, e não só pensar nos dentes. Quem sabe fazer cria demanda em seu laboratório.”
⠀
E então, que tal aumentar a sua demanda por meio de trabalhos diferenciados? 🌟
⠀
👉 Acesse a matéria completa no Canal da Prótese >> apdespbr.com << Link na Bio, Stories e nos Destaques
⠀
#protesedentogengival #dentogengival #tpd #reabilitacaooral #protesedentaria #laboratoriodeproteses
    Deseja explorar suas habilidades na confecção de próteses extraorais? Agora é o momento! 🌟 O curso semi-extensivo “Próteses Extraorais – A arte de reabilitar a alma” terá início em maio e já espera pela sua inscrição.
⠀
Em 6 módulos, você vai entender todo o conceito das próteses extraorais e ainda confeccioná-las na prática! Se interessou? Então veja melhor algumas das técnicas que você vai realizar:
⠀
🔸 Ceroplastia e escultura com diferentes tipos de materiais
🔹 Técnica de textura em escultura
🔸 Técnica de pintura e textura da pigmentação intrínseca e extrínsecas
🔹 Escultura das próteses relacionadas
🔸 Reprodução anatômica
🔹 Técnicas de vulcanização do silicone
⠀
E não para por aí, porque esses são apenas alguns dos conhecimentos que o professor Ederson Orlandi, técnico renomado em anaplastologia, vai te passar nesse curso. Então, você já sabe, é imperdível. 😉
⠀
👉 Para saber mais e reservar a sua vaga, acesse >> apdespbr.com.br/cursos << Link na Bio, Stories ou nos Destaques
⠀
🗓 Início em maio, término em outubro (2 aulas por mês)
📍 São Paulo, SP, Sede APDESPbr
🔎 Informações e inscrições: apdespbr.com.br/cursos
⠀
#proteseextraoral #cursoparatpd #tpd #cirurgiaodentista #anaplastologia #reabilitacao
    Para esse feriado, a #dicadelivro é “Anatomia e Escultura Dental”, obra de Hilton Riquieri e da editora Napoleão Quintessence para a coleção da APDESPbr. 📚
⠀
Olha só o que você encontra nesse livro:
⠀
🔹 Passo a passo do desenho e da escultura da anatomia dental
🔸 Morfologias de todos os dentes
🔹 Cuidados e exemplos do cotidiano que facilitarão o aprendizado
🔸 Riqueza de detalhes que contribuem para a didática
⠀
Então, se você quer saber como se estuda, planeja e executa os enceramentos e as esculturas, “Anatomia e Escultura Dental” é o livro perfeito! #ficaadica
⠀
👉 Conheça toda a coleção APDESPbr em nossa página >> apdespbr.com.br/colecao-apdespbr
⠀
#leitura #odontologia #anatomiadental #esculturadental #books #dicadeleitura
    Todos os meses apresentamos aqui trabalhos incríveis feitos por vocês, que estudam, pesquisam, criam, inovam e transformam vidas através dessa arte que é a prótese odontológica. 🤩
⠀
Estas são as menções que recebemos no mês de março. O seu trabalho está neste vídeo? Comente aqui embaixo!
⠀
👉 Para participar, é só publicar sua foto e marcar a #apdespbr, a nossa equipe está sempre de olho, adoramos compartilhar!
⠀
[No vídeo, marcações do mês de março, as demais entram em abril. Obs: estamos selecionando 1 foto de cada perfil para equalizar as participações]
    Trabalha ou deseja trabalhar com próteses provisórias? Então vem conhecer a oportunidade imperdível que a APDESPbr está oferecendo para você que quer aprimorar seus conhecimentos e aumentar a qualidade do seu trabalho! 🌟
⠀
Neste curso de curta duração, você vai conhecer as ferramentas e técnicas de confecção de próteses provisórias que vão transformar a produtividade do seu trabalho, e o melhor: com conteúdos teóricos e PRÁTICOS!
⠀
Você executará os elementos 11, 12 e 23 com a técnica da muralha, seguindo todas as etapas: preparo dos dentes, acrilização, acabamento e glaze, sempre com foco em garantir mais eficiência em seu dia a dia na bancada🏅
⠀
As aulas serão ministradas pela TPD Thaís Colombo Araújo, especialista em cerâmica, com experiência em enceramento de diagnóstico, ligas metálicas, CAD/CAM, dissilicato de lítio e fotografia.
⠀
Aprenda de uma vez a confeccionar próteses provisórias que auxiliam de fato a reabilitação oral com a qualidade e a agilidade que um laboratório de prótese necessita. 🚀
⠀
E então, está preparado para alavancar seus resultados? Vem com a gente nessa experiência!
⠀
👉 Para obter mais informações e reservar sua vaga, acesse >> apdespbr.com.br/cursos << Link na Bio, Stories ou nos Destaques
⠀
🗓 29 e 30 de abril
📍 São Paulo, SP, Sede APDESPbr
🔎 Informações e inscrições: apdespbr.com.br/cursos
⠀
#tpd #protesesprovisorias #proteseodontologica #laboratoriodeprotese #laboratoriodental #reabilitacaooral
    Oportunidade imperdível para você, TPD ou CD que trabalha com o sistema E.max. 💥 O curso de Anatomia e escultura dental com IPS E.max: estratificação e maquiagem é para quem deseja ser mais assertivo em seus trabalhos estéticos.

Em quatro módulos, você vai compreender como aprimorar os seus trabalhos com a técnica de escultura progressiva e a técnica de injeção para otimização estética em seus conceitos, aplicabilidade e indicação.

O curso será ministrado pelo tpd, professor, empreendedor, diretor e integrante do departamento digital da APDESPbr, Kenji Yokoyama, que vai compartilhar seus conhecimentos de forma muito didática com sua longa experiência em docência e aplicabilidade prática!

Mas, atenção, as vagas são LIMITADAS! 🚨

👉 Não deixe para depois. Acesse mais informações e inscreva-se >> apdespbr.com.br/cursos << Link na Bio, Stories ou nos Destaques

🗓 Início em maio, término em agosto (8 aulas – 2 dias por mês)
📍São Paulo, SP, Sede APDESPbr
🔎 Informações e inscrições: apdespbr.com.br/cursos

#esculturadental #maquiagemdental #emax #esculturaprogressiva #cursoparatpd

    Seguir

    Siga-nos

    • facebook
    • instagram
    • youtube
    • Canal da Prótese
    • Cursos
    • Associação
    • A APDESPbr
      • Bolsa de empregos
      • Escolas de prótese dentária
      • Equipe
      • EBPO
      • 16º Congresso
    • Contato
    • Telegram
    • 17º Congresso Internacional
    Copyright 2019 APDESPbr - O canal da prótese odontológica brasileira  |  All Rights Reserved  | Powered by Cairós Produtora de Conteúdo |
    • Canal da Prótese
    • Cursos
    • Associação
    • A APDESPbr
      • Bolsa de empregos
      • Escolas de prótese dentária
      • Equipe
      • EBPO
      • 16º Congresso
    • Contato
    • Telegram
    • 17º Congresso Internacional