APDESPbr - O CANAL DA PRÓTESE ODONTOLÓGICA BRASILEIRA

Laboratório de prótese: modelo de negócio, horário de trabalho e a vida fora da bancada

Rodrigo Monsano, técnico em prótese dental, fala das oportunidades que o empreendedorismo nos traz de imprimirmos nossa personalidade naquilo que fazemos. Porque a profissão do cirurgião-dentista e do protético exige uma visão empreendedora, mesmo àqueles que trabalham dentro de uma instituição ou empresa. 

Nesta parte da entrevista, o técnico fala sobre a nova fase de sua vida, onde se realiza como empresário na prótese dentária, tendo descoberto um grande prazer na gestão de sua empresa e tomada de outras decisões fora da bancada.

Assista ao primeiro vídeo desta entrevista >> Meu primeiro laboratório de prótese foi no fundo do quintal da casa dos meus pais 

 

Assista ao segundo vídeo desta entrevista >>  Os caminhos do protético empreendedor até descobrir seu negócio de valor

É assim que nós temos trabalhado e com muito sucesso, eu estou muito realizado. Eu acho que estou vivendo a melhor fase. Eu amo ver tudo aquilo acontecer e quando você vê o resultado parece incrível, né?! Os olhos brilham, o coração fica quentinho e a gente fica feliz da vida. 

Dentre a personalização dos seus serviços, de acordo com posicionamento que inclui sua personalidade e compromisso com os clientes, aborda o modelo de negócio adotado que tem dado muito certo na fase inicial do RMonsano Criações Dentais. 

 

E, neste contexto, afirma: “você vai encontrar o seu método, o jeito de fazer as coisas que vai ser bom pra você“. No modelo adotado por ele cita a terceirização de parte do processo e a personalização garantida pelo Studio RMonsano em cada peça criada. 

Mais adiante tocou em um ponto muito importante que é abordado por quase todo protético: o tempo excessivo na bancada. Sobre essa ‘máxima’ Rodrigo acredita que pode ser modificada com boas práticas de gestão pessoal e profissional. Isso porque a qualidade de vida que se leva fora do laboratório influi muito na qualidade da aplicação prática da profissão. 

A parte que nós executamos demanda muito de sensibilidade, tem muito de arte no que a gente faz. Mas nós protéticos, precisamos entregar nossas peças no prazo, e nem sempre isso é tão simples quanto parece.  Procurar estar emocionalmente bem é fantástico e cada um encontra sua válvula de escape.” 

E após falar sobre as atividades que inclui em sua vida para se manter inteiro em sua atividade de empresário e protético citou um posicionamento bem definido em relação ao horário de trabalho na sua empresa: 

Será que realmente está sendo benéfico esse comportamento padrão adotado nos laboratórios de prótese? Aquela máxima de que protéticos trabalham até tarde, não têm fim de semana, nem horário de descanso pré-definido? Eu vivi um tempo assim, mas, pensa bem, você pode estar num círculo vicioso.

Em seu estúdio, Rodrigo afirma que o protético tem hora para sair como qualquer outra empresa. E defende um padrão de vida com mais qualidade para que os profissionais possam entregar mais qualidade também em suas criações. Para isso estudou e se baseou em modelos de outros laboratórios de prótese e acredita que podemos mudar essa realidade. 

O meu laboratório tem hora pra fechar. Não sou eu, ou minha esposa que vamos para a casa em um horário normal, 19hs, todos vão!” 

E você, o que acha? Como anda o horário de trabalho no seu laboratório? Conta pra gente e inspire-se em histórias de sucesso neste mercado. A realidade pode, sim, ser modificada, só depende de iniciativa e fidelidade na implementação.

Por falar em inspiração, continue acessando os conteúdos do técnico em @rmonsano no Instagram. Além disso, toda a série está incrível, não deixe de assistir aos outros vídeos com Rodrigo Monsano e aos demais vídeos da série ‘Sua história, nosso valor’. Acesse aqui! 

Até!


Maria Fernanda Marques

Gestora de comunicação e marketing na Cairós Humaniza. Especialista em branding, comunicação humanizada e planejamento estratégico. Acima de tudo, apaixonada por gente! E motivada pelas relações humanas e as boas histórias que delas resultam, sobre pessoas e marcas.

2comentários


Um novo plano de associação

Acompanhe nas redes

Instagram

Unsupported get request. Object with ID '17841402231705172' does not exist, cannot be loaded due to missing permissions, or does not support this operation. Please read the Graph API documentation at https://developers.facebook.com/docs/graph-api