Atendendo à solicitação feita pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Ministério da Saúde incluiu profissionais de Odontologia no grupo prioritário da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Entregue em dezembro de 2020, o pedido do CFO solicitou o cadastramento desses profissionais no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações.
A manifestação do CFO notabiliza o desempenho de Cirurgiões-Dentistas, Técnicos e Auxiliares em Saúde Bucal e em Prótese Dentária na defesa da saúde da população. O Informe Técnico do Ministério da Saúde constatando a abrangência desses profissionais foi divulgado nesta segunda-feira, dia 18.
De acordo com o documento, o objetivo principal da vacinação é a “redução da morbimortalidade causada pelo novo coronavírus, bem como a manutenção do funcionamento da força de trabalho dos serviços de saúde”.
A campanha de vacinação iniciou com a Coronavac, desenvolvida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, na tarde desta segunda-feira, dia 18. Ainda segundo o Informe Técnico, a expectativa é de que haja pelo menos 50 mil postos de vacinação, conforme aumento na disponibilidade de vacinas.
Eficácia da vacina
O esquema vacinal contempla duas doses com um intervalo de 2 a 4 semanas entre elas. Os estudos demonstraram resultados de mais de 92% de eficácia em participantes que tomaram as duas doses no intervalo de 14 dias e mais de 97% nos participantes que receberam as duas doses no intervalo de 28 dias.
A eficácia da vacina foi demonstrada em um esquema contendo 2 doses com intervalo de 2 semanas. Sendo assim, o resultado foi de 77,96% para a prevenção de casos sintomáticos de Covid-19 que precisaram de assistência ambulatorial ou hospitalar. Entre os indivíduos vacinados, não ocorreram casos graves.
Contudo, apesar do início da vacinação e do número positivo de eficácia, é importante ressaltar que utilizar os EPI’s e manter todos os métodos de prevenção do vírus ainda é imprescindível. Para entender as diretrizes e orientações técnicas da campanha nacional de vacinação contra a covid-19, acesse o Informe Técnico do Ministério da Saúde.
Deixar um comentário