APDESPbr - O CANAL DA PRÓTESE ODONTOLÓGICA BRASILEIRA

O que faz uma carreira se tornar especial?

Usamos muito a palavra sucesso para nos referir à carreira e, por vezes, soa como se ela definisse a trajetória de uma vida. A carreira profissional está inserida em toda uma história, mas é apenas parte dela. O que, então, define uma pessoa de sucesso? – O significado desta palavra nos dicionários mais populares indica um acontecimento favorável, resultado feliz, êxito ou excesso de popularidade. Um entendimento muito diverso e amplo que caracteriza formas de pensar de grupos sociais ou indivíduos. Neste contexto decidimos utilizar a palavra especial.

Fora do comum, extraordinário, excelente, notável. São sinônimos que carregam o sentido da palavra especial. Mais próximo do que gostaríamos de abordar aqui. Até porque para saber o resultado de algo é preciso fazer um balanço do início ao fim. Como medir o êxito de um projeto de vida enquanto ele continua produzindo efeitos?!

Partimos, então, do entendimento de que especial é o que oferece ‘algo a mais’, aquilo que não encontramos comumente por aí. Nas relações humanas a conduta pessoal diz muito do quão especial pode se tornar o contato ou aprendizado com alguém. E esse aprendizado não vem empacotado em uma embalagem, o percebemos de diversas formas, e é unanimidade dizer que é intensificado pelo exemplo.

 

A coragem de fazer escolhas e assumir decisões que modificam o rumo de nossas vidas pode se tornar um aprendizado muito valioso a quem nos cerca. Hoje a inspiração vem da história de um reconhecido técnico em prótese dentária brasileiro que o ano passado anunciou uma decisão que deixou muita gente surpresa, inclusive nós. Entrevistamos Pablio Caetano para compreender suas motivações e extrair mais aprendizados de sua experiência que foi compartilhada aqui, neste vídeo. Assista, emocione-se e inspire-se!

Eu não acredito que tenham escolhas erradas ou certas, só escolha.

A decisão de parar de ministrar cursos e palestras teve uma motivação pessoal muito forte e a escolha foi anunciada ao mercado dias antes do Congresso internacional organizado pela APDESPBR. Pablio, sempre tão requisitado a compartilhar seu conhecimento em diversas cidades brasileiras, e também no exterior, anunciou suas últimas apresentações.

Mal sabia que no ano seguinte muitos de nós estaríamos confinados boa parte dos dias a apresentações online ou recolhimento total em alguns casos. O técnico iniciou em 2019 o que vivenciamos hoje. Certo distanciamento que nos propõe uma revisão dos nossos compromissos e das nossas prioridades.

Além de apontar outros motivos que nortearam sua escolha, Pablio se tornou pai da Alice e, junto de sua esposa Micheli, decidiu se dedicar mais à família e a este momento de aprendizagem mútua sobre lidar com uma nova vida que chega sob suas responsabilidades com uma missão especial. Sim, Alice é uma menina especial. E trouxe uma nova perspectiva de vida para estes pais igualmente especiais que estão prestes a celebrar o primeiro ano dessa carismática pequenina.

Mas na entrevista, gravada em 2019, Pablio Caetano já anunciava que estaria próximo de seu público através de seu projeto de cursos online. De lá para cá o projeto passou por modificações e Pablio lançou o Prime, uma forma de compartilhar seu dia a dia laboratorial com integração clínica aos técnicos em prótese dentária e público afim que acompanha seu trabalho.

Durante a conversa, muita emoção embargou diversas palavras, inclusive as minhas. Pausa para retomar o fôlego e relembrar, agradecer, anunciar. Ainda emocionante assistir e acompanhar a trajetória de alguém que se encontrava em um ponto de mutação tão desafiador na vida, que reflete as necessidade de fazer escolhas e as bifurcações que todos encontramos pelo caminho.

Diferente dos demais vídeos da série, finalizamos a mensagem neste vídeo único porque a emoção era tamanha! Mas uma interferência final pode ter dado o tom do que está por vir. Ano que vem é ano de congresso internacional, não sabemos se Pablio vem mesmo apenas como congressista. Em um ano muita coisa mudou. E a vida segue assim, surpreendendo a cada momento, a cada conversa.

A nós, só resta agradecer por nos conceder essa entrevista em um momento tão significativo para você. E desejar que esteja muito feliz e realizado junto da sua Alice e de tudo o que te cerca. Próximo dos que te admiram, seja nos palcos ou em pixels. Ou ainda como determinar em decisões futuras. A vida é essa constante mudança e o que torna ela especial é a capacidade de viver em harmonia com todos os papéis que assumimos e que completam essa fabulosa experiência humana.

Por isso concluímos que uma carreira se torna especial quando seus protagonistas conseguem tomar as decisões com maturidade, considerando todo o conjunto ao qual está inserido, mantendo o equilíbrio e a harmonia em todos os setores da vida. Quando nos inspiramos em alguém suas experiências intensificam o nosso aprendizado e assim trocamos todos, constantemente.

Bem, se você nos acompanhou na leitura até aqui, espero que você já tenha assistido ao vídeo para captar essa emoção na expressão de Pablio Caetano. Foi um presente que recebemos com muito carinho e gratidão.

Você, Pablio, também vai continuar no coração dessa associação, e mais que isso, faz parte dessa história, desse valor.

Seguimos acompanhando Pablio nas ondas da rede e sugerimos que você faça o mesmo, porque, conforme prometeu, tem compartilhado conteúdo de qualidade, com foco em seus trabalhos na bancada do laboratório de prótese que mantém em Goiás. Até a Alice ganhou um perfil no Instagram que vale muito a visita. 😍

Não deixe de conferir a série ‘Sua história, nosso valor’ que está incrível. Navegue pela Home e explore outros conteúdos.

Até o próximo vídeo!

Maria Fernanda Marques

Gestora de comunicação e marketing na Cairós Humaniza. Especialista em branding, comunicação humanizada e planejamento estratégico. Acima de tudo, apaixonada por gente! E motivada pelas relações humanas e as boas histórias que delas resultam, sobre pessoas e marcas.

Deixar um comentário