APDESPbr - O CANAL DA PRÓTESE ODONTOLÓGICA BRASILEIRA

Por1Sorriso: conheça o trabalho da ONG que leva reabilitação oral a áreas em vulnerabilidade

Uma das definições da palavra humanizar é dar condição humana. Sendo assim, um trabalho humanizado é aquele que leva em consideração o ser humano e tudo que o envolve em primeiro lugar. Na odontologia, essa característica vem sendo cada vez mais representada. Hoje, conheceremos o trabalho da ONG Por1Sorriso, que há 5 anos atua de forma humanizada levando a saúde bucal a áreas de vulnerabilidade e com pouco acesso à assistência.

Atualmente, o projeto abrange não só a odontologia, mas também a medicina. Assim, buscam propagar saúde e bem-estar a populações ribeirinhas e indígenas, quilombolas, moradores do sertão nordestino, povoados no continente africano e comunidades urbanas. 

ONG Por1Sorriso
Foto: Por1Sorriso

Nesta matéria, vamos não só apresentar o importante trabalho da ONG Por1Sorriso, mas também mostrar como você, profissional ou estudante da odontologia clínica ou laboratorial, pode ajudar nessa causa. Afinal, a união é uma força fundamental para chegar à transformação.

 

O trabalho da ONG Por1Sorriso

“O papel da ONG hoje é chegar nas pessoas que foram marginalizadas em sua saúde bucal. Na ONG, eu tenho o desejo de atender uma cidade inteira gratuitamente, e que a Por1Sorriso tenha braços em todos estados da federação. Esse é um sonho.” (Felipe Rossi, Presidente & Diretor de Captação de Recursos e Novos Projetos)

Apesar de já terem viajado a Moçambique como voluntários, a primeira viagem dos profissionais oficialmente carregando o nome Por1Sorriso foi em 2016, ao município de Cachoeira, no sertão da Bahia. Eles explicam que foi muito trabalho e um enorme desafio, pois não havia um case de trabalho social fora dos consultórios. Geralmente, os projetos levam as pessoas até o local, mas não o contrário. Portanto, tiveram que aprender na prática.

Para o trabalho acontecer, a equipe é previamente alinhada. Atualmente, o projeto conta com um laboratório bem equipado, além de TPDs, protesistas e auxiliares voluntários de todo o Brasil. Assim, viajam até o local onde será realizada a ação e montam a estrutura que precisam para o tratamento.

 

Mas nesse processo é necessário muito preparo, porque precisam lidar com as condições climáticas e sociais, que variam de acordo com cada lugar. Para que a logística não seja comprometida, todos precisam estar prontos para lidar com as condições adversas e garantir que a ação seja concluída com êxito.

“Muita gente criticava no início achando que eu era fogo de palha. Que só queria aparecer. Hoje o trabalho está aí. Mais de 10 mil pessoas atendidas gratuitamente e com qualidade de consultório particular. Sou só um dentista querendo fazer mais pessoas sorrirem. Acredito que o mundo só vai ser bom quando for bom para todo mundo. É bem simples na verdade.” (Felipe Rossi, Presidente & Diretor de Captação de Recursos e Novos Projetos)

O trabalho dos técnicos em prótese dentária nessa jornada

“O que mais prezamos é a qualidade do trabalho. O nosso trabalho é uma arte, é caracterizado e personalizado para cada paciente, nossa verdadeira missão é alcançar milhares de sorrisos.” (Ricardo Bicalho, coordenador da equipe de Prótese da Por1Sorriso)

E é uma arte capaz de transformar vidas, não apenas dos pacientes, mas também dos profissionais. Para Ricardo, ver cada pai de família reabilitado e de volta à sociedade, de volta ao trabalho, cada mãe sendo admirada pela sua família após receber seu sorriso de volta, cada sentimento, faz todo esforço valer a pena. “Não vamos parar, nosso intuito é sair por todo o país reabilitando os que estão em situação vulnerável. Entramos achando que iríamos ajudar e saímos ajudados”, explica.

E essa é a essência de um trabalho humanizado, quando todos sentem-se abraçados pelo projeto que está sendo realizado. Nas ações do projeto, o tratamento reabilitador acontece como aconteceria em um laboratório de prótese comum. A estrutura é montada no local e, no fluxo analógico, são realizadas as moldagens, desinfecção e vazamento com gesso dos modelos para planejar e confeccionar cada caso. 

No fluxo digital, o paciente é escaneado e o trabalho é planejado e confeccionado por meios digitais. Para isso, contam com equipamentos de última geração e profissionais capacitados. O resultado desse trabalho, Ricardo explica: “É de grande prazer e satisfação para os profissionais que trabalham com próteses, pois cada sorriso transformado nos enche de certeza que estamos no caminho certo.”

Você pode se unir à ONG Por1Sorriso!

O trabalho da ONG na transformação de vidas foi possível graças à união de diversas pessoas, e você pode ser uma delas. Para ser um voluntário, basta acessar esse link e fazer o cadastro no site.

Você também pode ajudar a Por1Sorriso clicando aqui e doando qualquer valor, ou tornando-se um doador mensal da Sorriso Voluntário. Adquirindo produtos da loja Por1Sorriso você também está ajudando nesta causa. Conheça a loja clicando aqui.

A próxima ação já tem data marcada, confira a publicação do Dr. Felipe Rossi, presidente e diretor da captação de recursos e novos projetos da ONG:

Para finalizar, deixamos uma citação importante do Dr. Felipe:

“Por eu desconstruir a odontologia o tempo todo, fazendo coisas que poucos fazem em nossa profissão, acredito que as pessoas se inspiram muito. Elas precisam e querem bons exemplos.” 

Você também pode ajudar nesta causa apenas compartilhando este conteúdo e permitindo que ele chegue ao maior número de pessoas possível. Juntos, continuaremos lutando para garantir que vidas sejam transformadas através desta arte que é a odontologia.

Esteja por dentro!

Estamos sempre compartilhando conteúdos exclusivos e gratuitos aqui no Canal da Prótese. Para não perder nenhuma atualização, acompanhe nossas redes (@apdespbr e /apdespbr) e nosso Telegram. Aceitamos sugestões e comentários por lá também! 😉

E se você ainda não conhece nossa comunidade digital, te convidamos a clicar neste link e explorar os benefícios da associação Seja PRO. Nessa nova plataforma digital, você pode ter acesso ilimitado a conteúdos de todo o mercado. Vem com a gente!

Quer receber novidades sobre cursos e conteúdos no seu e-mail? É só preencher o formulário abaixo!


Redação Canal da Prótrese

Redação Canal da Prótrese

Deixar um comentário

Acompanhe nas redes