APDESPbr - O CANAL DA PRÓTESE ODONTOLÓGICA BRASILEIRA

Profilaxia para a saúde bucal na IDS 2017

Profilaxia para saúde bucal é o foco da maior feira de odontologia do mundo, a IDS –  International Dental Show

O evento que acontece de 21 a 25 de março de 2017 em Colônia, na Alemanha, chega a sua 37ª edição e atrai mais de dois mil expositores – entre eles 40 brasileiros – e cerca de 130 mil visitantes a cada edição. 

A International Dental Show é uma feira que reúne os principais lançamentos e novidades para dentistas e protéticos apresentados por empresas vindas de todo o mundo. Tecnologia de ponta para consultórios e laboratórios é apresentada por cerca de dois mil expositores internacionais que recebem mais de 100 mil visitantes a cada edição. Promovida pela GFDI mbH (Sociedade Alemã para a Promoção da Indústria Dentária) e VDDI (Associação Alemã da Indústria Dentária), com realização da Koelnmesse GmbH, o foco da IDS 2017 é a profilaxia para a saúde bucal. No evento,  profissionais da área encontrarão uma visão ampla sobre procedimentos e inovações em produtos, bem como tecnologia para diagnóstico por imagem e microbiológico, durante os dias 21 a 25 de março, em Colônia, na Alemanha.

Pesquisas realizadas por institutos europeus sobre a saúde bucal em conjunto com a indústria dentária, mostram que as causas e a evolução de doenças orais, a possibilidades de combate das mesmas e – em casos ideais – sua completa inibição, são possíveis por meio de medidas profiláticas e direcionadas.  A partir da cooperação próxima com faculdades e clínicas dentárias, a indústria desenvolve continuamente procedimentos e produtos melhorados e inovadores que serão apresentados na IDS 2017.

“A profilaxia é uma competência central do dentista. Para isso vamos oferecer uma oportunidade única a toda equipe profissional do consultório: conversas com especialistas de empresas expositoras, debates com usuários experientes, a gama completa de conceitos modernos de profilaxia, tendências atuais em diagnóstico, profilaxia e tratamento em um só lugar. É uma experiência única a nível mundial, que eu pessoalmente aguardo com alegre ansiedade”, declara Dr. Markus Heibach, diretor da VDDI (Associação Alemã da Indústria Dentária).

Novidades na profilaxia doméstica: A forma clássica se une ao mundo digital

Na área de produtos de cuidado bucal indicados pelo profissional para uso em casa, será observado na IDS uma grande gama de opções na consultoria a pacientes. De escovas dentárias manuais e elétricas, com características delicadamente ajustadas, com  cerdas em disposição clássica plana ou cerdas em ângulos diferentes e com funções especiais, bem como escovas com oscilação e rotação, sônicas ou ultrassônicas. Ainda há modelos específicos para diferentes idades, por exemplo, cabos mais volumosos para idosos, acessórios especiais para escovas elétricas e para usuários de próteses.

Na área dos Cremes dentais há grande variedade com ingredientes especiais para a profilaxia de cárie (por exemplo, fluoreto) ou de periodontite (halogênios de estanho). Opções para impedir novas descolorações (polifosfatos de formulação especial), para a aglomeração de partículas finas de impurezas (carvão ativado) e ainda para o preenchimento de cavidades de tamanho microscópico. Dentre as formulações ajustadas a certas faixas etárias, há aquelas com teor reduzido de flúor para crianças. Além de cárie e periodontite, erosões também representam um risco para a integridade do tecido oral e elas podem ser prevenidas com fluoretação sistemática ou através de compostos estânicos em antissépticos bucais ou em cremes dentais. Os grupos de produtos citados são complementados por sistemas especiais de escovas interdentais, fios e palitos dentais, e diversas muitas outras opções, como o gel antixerostomia.

Integradas ao mundo digital há opções de de telas, por exemplo, como parte integrante de escovas dentais elétricas ou como unidade funcional externa para ser fixada no espelho. Acrescentam-se a isso aplicativos para uso no banheiro, pelos quais o dentista depois pode avaliar melhor os hábitos de higiene bucal de um paciente, fornecendo-lhe valiosas dicas correspondentes.

Profilaxia profissional: Equipamentos que auxiliam a gestão integrada de profilaxia entre profissional e paciente

Quando a higiene bucal doméstica do paciente encontra seus limites, a IDS oferece uma variedade de produtos que dão suporte e complementam a gestão integrada do profissional com o paciente.  Entre eles se destacam o uso do biofilme e a remoção completa de todas as concreções. O profissional irá encontrar  instrumentos para a curetagem manual, além de aparelhos sônicos, ultrassônicos, jateadores bem como cavitadores sônicos. O controle de eficácia é realizado via lupa e com movimentos táteis do raspador manual.

Diagnóstico para a profilaxia oral direcionada e cooperação interdisciplinar

A base de toda profilaxia e tratamento é um diagnóstico bem fundamentado. Para isso, a IDS apresenta equipamentos altamente desenvolvidos para procedimentos de imagem e bioquímico-analíticos. Entre eles destacam-se as câmeras intraorais de alta resolução, procedimentos de fluorescência e infravermelhos com uso de câmeras, sistemas de Raio-X analógicos e digitais (bi- ou tridimensionais) e a tomografia computadorizada. Além disso, o profissional também encontrará sistemas de diagnóstico biomoleculares e bioquímicos que possibilitam, em caso de doença oral, captar o espectro de germes e analisar os riscos. Nesses casos, mesmo bolsas com sangramento ou pus não representam uma contraindicação para a retirada de amostras.

O diagnóstico moderno torna o dentista, cada vez mais, o ponto convergente para prevenção de quadros clínicos complexos. Por exemplo, é de conhecimento que as doenças periodontais têm relação com diabetes ou também com perturbações vasculares. Uma cooperação interdisciplinar de clínicos gerais, médicos especialistas e cirurgiões-dentistas está se tornando o padrão em um número cada vez maior de campos.

FÓRUM INTERNACIONAL DE ODONTOLOGIA – Além de apresentar as novidades descritas acima, a IDS oferece a oportunidade de questionamentos e debates de problemas com especialistas. Os visitantes profissionais da feira podem participar de um fórum internacional único do setor, no qual  poderão encontrar consultoria especializada para todos os aspectos da profilaxia dentária.

IDS (International Dental Show – Exposição Internacional de Odontologia) acontece a cada dois anos em Colônia, na Alemanha, promovida pela GFDI mbH (Sociedade Alemã para a Promoção da Indústria Dentária) e por entidades comerciais da VDDI (Associação Alemã da Indústria Dentária) e realizada pela Koelnmesse GmbH, Colônia.

Fonte: Koelnmesse por NoAr Comunicação

>> EMBARQUE COM A APDESPBR PARA A IDS 2017

Em parceria com a nossa agência de turismos oficial, a Azzatur, preparamos pacotes especiais para que você embarque com a gente para  a maior feira de odontologia do mundo! Entre em contato com a Charlene através do e-mail: charlene@azzatur.com.br e aproveite essa oportunidade! Uma experiência imperdível – aprimoramento profissional, network, e crescimento pessoal sem dúvida estarão na bagagem de volta.

Saiba mais sobre a IDS aqui! 

ApdespBr

Associação dos técnicos em prótese dentária que trabalha em prol da categoria desde 1976. Em 2011 conquistou o reconhecimento nacional acrescentando o BR em seu nome. Organiza os dois principais eventos da prótese odontológica do país, um deles o maior das Américas - o Congresso Internacional. A revista especializada de maior importância do setor é uma marca APDESPbr - a APDESP Informa. E em nossa sede, em São Paulo, mantém uma grade intensa de cursos de aperfeiçoamento na área. Apresente-se você também, entre em contato!

Add comment