APDESPbr - O CANAL DA PRÓTESE ODONTOLÓGICA BRASILEIRA

Projetos assistenciais aceitam voluntários na área odontológica

Se você está em busca de ações voluntárias como uma meta para esse ano este é o período ideal para conhecer projetos e se candidatar. Diversas organizações que prestam assistência odontológica gratuita – e aqui vale para técnico em prótese dentária, cirurgião-dentista, assistente de saúde bucal e afins – estão com inscrições abertas para receber o apoio de voluntários. Seja com a oferta de serviços, por meio de conhecimento técnico, seja pela doação de tempo e disposição para trabalhos colaborativos. Vale ressaltar que ser parte do voluntariado é um caminho de ganhos. Pois, ao nos dedicarmos a realizar o bem ao próximo também nutrimos a corrente de positividade que impacta e auxilia em todos os outros setores da nossa vida.

Iniciativas deste cunho ocorrem por todo o Brasil, oferecendo serviços de atenção à saúde bucal em regiões carentes e necessitadas. Algumas instituições mantêm uma agenda de ações que conta com o alistamento voluntário de candidatos em épocas específicas do ano. Em outras, é possível ajudar por um período indeterminado e até mesmo com contribuições em dinheiro.

Como forma de incentivo a essas atividades, listamos alguns projetos relacionados à área de atuação de profissionais e estudantes de odontologia e prótese dentária. As práticas de cada um se dividem por diferentes cidades do território nacional e, em alguns casos, se estendem para fora do país.

Voluntários do Sorriso

Sob o lema “Fazer o bem sem olhar a quem”, o Voluntários do Sorriso é um clube de ação humanitária. Anualmente, desde a primeira edição em 2013, realiza um evento de mobilização para oferecer serviços gratuitos a comunidades carentes do Rio de Janeiro. Desde 2014, a prioridade dos atendimentos em saúde é para a assistência odontológica. São contempladas atividades como: aplicação tópica de flúor, restaurações de resina, extrações simples, confecção de próteses parciais removíveis provisórias, escovódromo e palestras educativas.

De acordo com a página oficial, as inscrições para a próxima edição do evento em 2020 estarão abertas a partir do dia 10 de maio. Para saber mais e se candidatar, acesse o site.

Ação voluntários do Sorriso. Foto:Reprodução

Por 1 Sorriso

A fim de oferecer assistência gratuita às pessoas sem recursos, a ONG Por 1 Sorriso, tem seu escritório localizado em São Paulo e exerce as suas ações nacional e internacionalmente. O foco de atuação é promover a saúde bucal em comunidades com pouco ou nenhum acesso aos serviços de saúde bucal. Tanto em área urbana, quanto em áreas mais isoladas e afastadas, por exemplo, o sertão nordestino e comunidades indígenas, já no âmbito internacional atende povoados em condição de miséria no continente africano. O trabalho ocorre por meio de programas educativos, preventivos e interventivos relacionados ao trato odontológico. Cada ação é planejada a partir das necessidades e limitações do local a ser atendido.

Conforme informações do site da ONG Por 1 Sorriso, a candidatura é aberta durante todo o ano. Além de contribuir com trabalho, também é possível colaborar com doações mensais ou únicas em qualquer valor. A inscrição como voluntário pode ser feita aqui.

Ação por um sorriso que ocorreu em julho de 2019. Foto: Reprodução

Barco Sorriso

Periodicamente, o Instituto Barco Sorriso cruza as águas paranaenses para levar atendimento médico, odontológico e atividades recreativas às populações nas comunidades litorâneas. As ações voluntárias acontecem de três a quatro vezes por ano, e conta com a participação médica de 40 voluntários em cada edição. O objetivo da instituição é incentivar a melhoria da qualidade de vida local, especialmente de crianças e idosos. Durante as viagens, o trabalho in loco fornece orientações e informações educativas, além de distribuir kits individuais de higiene. Desde 2013, quando começaram as viagens, mais de 114 próteses totais ou parciais foram entregues.

Como depende do transporte por barco, as participações de voluntários são limitadas e acontecem em escala de revezamento. Geralmente, as inscrições são abertas dois meses antes de cada ação. A sede está localizada em Curitiba, porem a área de atuação se estende às comunidades do Paraná. Maiores informações podem ser consultadas no site.

Voluntários do Barco Sorriso produzindo próteses. Foto: Reprodução

Turma do Bem (TdB)

A Turma do Bem é uma rede de voluntariado especializado, inclusa como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). A TdB promove programas como o Dentista do bem, no qual profissionais se voluntariam a atender crianças e jovens de baixa renda, entre 11 e 17 anos. O voluntário deve assegurar o tratamento odontológico gratuito completo, em seu próprio consultório, até que completem 18 anos. Em sua programação há outros projetos, como Apolônias do Bem, uma iniciativa que oferece tratamento odontológico integral e gratuito às mulheres que vivenciaram a violência e sofreram traumas na dentição. A Turma do Bem também é uma das responsáveis por promover a Virada da Virada – Festival de Voluntariado. O projeto começou em São Paulo, mas, tem expandido suas atividades para cada vez mais estados brasileiros

Para se tornar um amigo da turma, acesse o site e consulte os manuais de cada programa. Saiba mais sobre como se tornar um voluntário aqui.

Foto: Reprodução

Operação Sorriso Brasil

Em atuação no Brasil desde 1997, a Operação Sorriso está entre as maiores organizações médicas voluntárias do globo. Operando em diversos países, realizam missões para intervenções cirúrgicas gratuitas em crianças e adultos carentes com lábio leporino, fenda palatina e outras deformidades faciais. De acordo com a OMS, no Brasil, há cerca de 5.800 novos casos de nascidos com fissura todos os anos. No entanto, não é possível saber exatamente quantas já receberam atendimento. Assim, para atender principalmente as regiões mais remotas do país, a Operação Sorriso leva toda a estrutura necessária para o tratamento especializado. Para a continuidade do trabalho, oferece treinamento aos médicos e capacitação os profissionais de saúde locais.

Contudo, devido ao grande volume de interessados, o cadastro de novos voluntários é aberto para a inscrição algumas vezes ao ano. Na página de vagas e cadastro é possível acompanhar o status.

Paciente atendida pela Operação Sorriso. Foto:Reprodução

Sorriso Sustentável Soluções Ambientais

Da mesma forma, a Sorriso Sustentável Soluções Ambientais, da TPD Silvia Berlinck, também está aceitando a inscrição de voluntários, que são convocados para as ações. Como um negócio social, a Sorriso Sustentável difunde os conceitos, as dimensões e os valores da sustentabilidade. Assim como também apresenta soluções para os desafios socioambientais da atualidade em palestras, workshops, oficinas e consultorias. Por meio da tecnologia odontológica, Silvia percebeu quão baixo era o impacto gerado pelo sistema CAD/CAM. A partir de então passou a comparar a quantidade de descarte de resíduos e aparas nas rotinas clínicas e laboratoriais, e percebeu a necessidade da implantação da sustentabilidade no setor. Assim, buscou por mais conhecimento e informação até que amadureceu o projeto e o levou a atingir o status de empresa de impacto social.

As ações são realizadas dentro e fora do Brasil. Os interessados em participar das ações e colaborar como voluntário deve entrar em contato via Whatsapp, no telefone (11) 98922-6852, ou pelas redes sociais da empresa.

Produção de Velas no projeto da Sorriso Sustentável. Foto: Arquivo pessoal Silvia Berlinck

Se você conhece alguma outra associação ou projeto que gostaria de ver citado aqui nos informe nos comentários ou através do e-mail: contato@apdespbr.com.br

Participe

Se interessou pelo voluntariado? Entre em contato com as instituições citadas e participe seja como voluntário ou patrocinador. Você ainda pode participar compartilhando essa ideia! Continue acompanhando as nossas atualizações por aqui e nas plataformas digitais, na @apdespbr e /apdespbr! Interaja deixando o seu comentário, sugestão ou dúvida no campo abaixo e diretamente por mensagem nas nossas redes sociais. 🚀

Redação Canal da Prótrese

Deixar um comentário