APDESPbr - O CANAL DA PRÓTESE ODONTOLÓGICA BRASILEIRA

Prótese total: uma especialização em alta na odontologia brasileira

Estando no início da carreira ou não, qualquer técnico em prótese dentária enfrenta desafios. Mas quando começamos em uma área com dicas e instruções de quem já entende do assunto, ser flexível para superar os momentos desafiadores se torna uma tarefa muito mais fácil. Por isso, selecionamos tópicos sobre a prótese total com ajuste oclusal que você precisa saber para iniciar nessa área já preparado. Vamos ver? 

Nesta matéria, você entenderá como está o mercado da prótese total e quais desafios os TPDs enfrentam nesta área. Além disso, mostraremos dicas importantes para quem quer começar com o pé direito e obter resultados de excelência!

Para isso, contamos com a participação das técnicas em prótese dentária Lucimara Sertório e Sacha Zwicker nesse conteúdo. As TPDs são especialistas em prótese total, e já ministraram diversos cursos de aperfeiçoamento na área. Agora, trazem informações valiosas aqui para o Canal da Prótese. Acompanhe abaixo! 😉

 

Por que iniciar na Prótese Total?

Pelo menos 7,6% da população brasileira é composta por desdentados totais, segundo dados de 2018 do IBGE. Essa porcentagem representa 16 milhões de pessoas de diferentes classes sociais. Além disso, cerca de 39 milhões de brasileiros sofrem com a perda parcial dos dentes. Para a TPD Lucimara Sertório, esses dados comprovam que é um bom momento para o mercado da prótese total e parcial.

A TPD Sacha Zwicker concorda, e acrescenta: “Acredito que a área da prótese total tem imenso valor dentro do mercado protético. Somando o crescente número de especialistas na área, capazes de construir trabalhos em resina cada vez mais naturais, e a evolução de materiais e técnicas, temos nosso setor muito mais valorizado, se comparado a anos atrás”.

Essas mudanças ela acompanha de perto em seu dia a dia no laboratório de prótese. 

 

”Com a popularização dos implantes, os protocolos em resina, por exemplo, estão em alta. Hoje, este tipo de prótese se tornou o carro chefe em meu laboratório.” (Sacha Zwicker)

Então, a prótese total é uma área cada vez mais reconhecida. Entretanto, apenas a popularização não é suficiente para que um protético dentário tenha destaque trabalhando com essas próteses. Assim como em todas as outras áreas, é preciso conhecimento e domínio das técnicas para obter bons resultados.

Na confecção de próteses totais, por exemplo, é fundamental compreender alguns princípios técnicos. Entre eles, podemos citar anatomia dental, uso correto dos equipamentos, seleção de materiais e, claro, padrões para ajuste oclusal. Juntos, esses conceitos entregarão a funcionalidade, o conforto e a estética esperada em uma reabilitação oral completa.

A importância do ajuste oclusal na prótese total

O ajuste oclusal é o que permite que a prótese total desenvolva sua funcionalidade e ofereça conforto ao paciente. Quando falamos de funcionalidade, englobamos pontos como a mastigação, deglutição e fonética. O ideal é que a prótese dentária seja capaz de entregar tudo isso como se fossem os dentes naturais do paciente.

“Ajuste oclusal é algo difícil de compreender, mesmo para os mais experientes. Há uma importância imensa para que as próteses fiquem estáveis em boca. Nos cursos, sempre preconizo a finalização com os ajustes em todos os movimentos com a prótese em articulador. Mesmo os iniciantes conseguem compreender e executar com facilidade.” (Lucimara Sertório)

Portanto, para quem está iniciando na prótese total, uma das recomendações é focar no aprimoramento do ajuste oclusal. Para Sacha, técnicos em prótese dentária recém-formados precisam de prática antes de realizar esta etapa da confecção da prótese.

“Infelizmente, os alunos saem dos cursos de formação com pouca experiência e pouco treino prático, confeccionando, normalmente, apenas 1 par de prótese total. É imprescindível que o aluno faça cursos de aperfeiçoamento após sua formação, aprendendo outras técnicas através de diferentes professores ou profissionais. É muito importante a repetição. A repetição e o estudo, levam a resultados mais satisfatórios.” (Sacha Zwicker)

Aqui no Canal da Prótese, temos uma matéria inteira sobre ajuste oclusal na visão da TPD Lucimara Sertório. Para acessar, clique aqui.

Entenda o que define o sucesso de uma Prótese Total

Antes de tudo, é importante ter em mente que entregar uma reabilitação total é uma tarefa desafiadora. Apesar disso, quando feito com responsabilidade, o trabalho é satisfatório e gera resultados muito positivos para o laboratório de prótese dentária. 

Para Lucimara e Sacha, o que definirá o sucesso da peça protética será a atenção a todos os passos, desde a moldagem anatômica até o polimento. “A atenção à montagem dos dentes, à polimerização da resina e ao ajuste oclusal será fundamental para o sucesso final”, diz Lucimara.

Sacha ainda acrescenta a importância da relação clínica-laboratorial, um ponto crucial que sempre enfatizamos.

Prótese total confeccionada por Sacha Zwicker

“Na minha opinião, o sucesso depende de boa interação entre o CD e o TPD. É fundamental ter um bom planejamento para o caso, e isso depende exclusivamente de diálogo entre dentista e protético, e respeito às etapas corretas durante a confecção, como por exemplo, não pular a fase de moldeira individual, o que, infelizmente, é muito comum.” (Sacha Zwicker)

Sendo assim, não restam dúvidas: o conhecimento técnico e a atenção aos mínimos detalhes definem o sucesso de uma prótese total. E claro, o sucesso e reconhecimento do protético que está trabalhando com ela. 

Por isso, uma das principais orientações para quem está iniciando é que o profissional busque conhecimento na área. Seja por meio de conteúdos informativos (e confiáveis) ou cursos, a informação é capaz de construir um protético dentário de excelência.

Uma opção de aprimoramento em Prótese Total

Para quem está iniciando, as dúvidas são muitas. Então, o ideal é solucioná-las com quem entende do assunto. As TPDs Lucimara e Sacha ministraram, juntas, um curso de Prótese Total com ajuste oclusal na sede da APDESPBR.

Nesta experiência, elas auxiliaram os alunos a confeccionar próteses totais e realizar o ajuste oclusal de forma descomplicada. Além disso, solucionaram os problemas mais enfrentados na confecção de próteses totais.

Confecção de prótese total no curso da APDESPBR

“Os alunos buscam resolver com o curso problemas como bolhas no acrílico, porosidades, esbranquiçamento de palato e movimentação de dentes. Esses problemas enfrentados diariamente pelos técnicos, vêm muitas vezes de maus hábitos ou das famosas “gambiarras” aplicadas na resina, associadas à pressa. A grande maioria dos alunos busca, nos cursos, a técnica correta para não ter mais estes tipos de problemas.” (Sacha Zwicker)

E para quem está buscando aprimoramento na área, nos dias 29 e 30 de outubro, na sede da APDESPBR, elas estarão juntas ministrando o curso “Caracterizações Gengivais e Polimerização em Microondas”. Apresentando as possibilidades estéticas durante a prova de dentes, as professoras ajudarão os alunos a expandir as habilidades em caracterização gengival intrínseca em acrílico e extrínseca em compósito. Clique aqui para saber mais!

Juntas, elas te encaminharão em uma experiência única, unindo conhecimentos de diferentes gerações de especialistas. 

“A Sacha vem da nova geração de TPDs Especialistas em Prótese Total. Eu a admirava já pelo seu profissionalismo e postura, e a conhecendo de forma mais pessoal, seu caráter é indiscutível. Isso faz com que fique muito fácil nossa parceria, com confiança total.” (Lucimara Sertório)

“Eu me lembro que assim que me formei já folheava as páginas da revista da APDESPBR e via a Lucimara como ministrante de cursos. Então, hoje, estar ao lado dela nesta mesma situação só me traz muita alegria. A Lu é uma profissional que admiro muito. Ter ela como minha parceira em cursos agrega muito para os alunos e para mim mesma, pois aprendo muito com ela até os dias de hoje.” (Sacha Zwicker)

Nossa meta é crescermos juntos!

“Pra mim, a base de um bom técnico em resina, é estar sempre se aprimorando, reciclando velhos hábitos e aprendendo novas técnicas. Acredito que só com o estudo vamos conseguir desmistificar a área da resina como “prima pobre” da prótese dentária.”

Com esta declaração da TPD Sacha Zwicker, te convidamos a manter-se em atualização com os melhores do mercado. Aqui na APDESPBR, nosso objetivo é facilitar o seu aprendizado e crescermos juntos.

É por isso que hoje somos uma comunidade digital, a mais representativa da América Latina no setor da prótese odontológica. Conheça nossa nova plataforma, onde você pode ter acesso ilimitado a conteúdos de todo o mercado. Para acessar mais informações e fazer parte, clique aqui e Seja PRO! 

E claro, estamos nas redes sociais (@apdespbr e /apdespbr) e no Telegram. Por lá, você também confere as atualizações de conteúdo, programação de cursos e muito mais! 

Para receber novidades diretamente no seu e-mail, preencha o formulário abaixo 😉


Redação Canal da Prótrese

Redação Canal da Prótrese

Deixar um comentário

Acompanhe nas redes