• Início
    • Contato
    • A APDESPbr
    • EBPO 2018 – Encontro Brasileiro de Prótese Odontológica
    • Início
    • Contato
    • A APDESPbr
    • EBPO 2018 – Encontro Brasileiro de Prótese Odontológica
  • APDESPbr - O CANAL DA PRÓTESE ODONTOLÓGICA BRASILEIRA
     
    • Canal da Prótese
    • Cursos
    • Associação
    • A APDESPbr
      • Bolsa de empregos
      • Escolas de prótese dentária
      • Equipe
      • EBPO
      • 16º Congresso
    • Contato
    • Telegram
    • 17º Congresso Internacional
    APDESPbr - O CANAL DA PRÓTESE ODONTOLÓGICA BRASILEIRA
    • Canal da Prótese
    • Cursos
    • Associação
    • A APDESPbr
      • Bolsa de empregos
      • Escolas de prótese dentária
      • Equipe
      • EBPO
      • 16º Congresso
    • Contato
    • Telegram
    • 17º Congresso Internacional
    APDESPbr - O CANAL DA PRÓTESE ODONTOLÓGICA BRASILEIRA
     
     
    Carreira

    Resposta à dúvida mais frequente sobre linhas e áreas de transição na anatomia dental

    Redação Canal da Prótrese
    16/11/2020

    A área de brilho é a região do dente que recebe mais luz, portanto, sua área mais visível. Ela é delimitada por uma linha que na prótese odontológica denominou-se linha de brilho. As duas fazem parte do que chamamos de linhas e áreas de transição na anatomia dental. A linha de brilho é uma espécie de ‘moldura’ desta área de brilho, portanto, grande determinante na forma dos dentes. Mas, há outra área que necessita igual atenção para o sucesso da sua anatomia dental em prótese dentária.

    E quando o técnico em prótese dentária vai trabalhar essas áreas? – Sempre!

    Como ela é a extremidade da área de brilho, ou área de espelho, a linha de brilho é a responsável por definir a forma do dente. Mas, então, é correto pensar que o protético só vai trabalhar a linha de brilho quando desejar conferir algum efeito na forma do dente criado? – “Não, nós sempre vamos trabalhar essas linhas. E não somente nos dentes anteriores, mas também nos dentes posteriores. Ou seja, o técnico em prótese dentária sempre vai trabalhar a definição das linhas de brilho na anatomia dental.”

    Sabemos que a maior exigência estética está nos dentes anteriores, mas é necessário trabalhar as linhas e áreas de transição em todos os casos. Alguns casos vão demandar maior manipulação dessas áreas do que outros, dependendo do espaço protético. (Ana Lídia Ferreira)

     
     

    Como entender essa diferenciação veremos mais abaixo. Quem afirma é Ana Lídia Ferreira, técnica em prótese dentária e cirurgiã-dentista, especialista em anatomia dental. Ana ministra cursos há mais de 7 anos sobre o tema e afirma que essa é uma das dúvidas mais frequentes dos alunos.

    Por esse motivo, esse foi o tema escolhido por ela para a aula online e ao vivo que Ana Lídia Ferreira ministrou em nossa sede e que foi transmitida para todo o Brasil através da nossa nova plataforma digital APDESPBR ONLINE. Seguimos com a produção deste texto baseada em suas explicações.

    Mas como está delimitada esta área? Onde ficam as linhas de brilho?

    “A área de brilho é delimitada pelas linhas de brilho. As linhas de brilho, por sua vez, se encontram acima dos lóbulos proximais na face vestibular – acima do lóbulo mesial e do lóbulo distal (no ponto mais alto desses lóbulos). A distância entre essas linhas determina, por exemplo, a ‘largura’ do dente. Ele pode aparentar mais largo ou mais estreito dependendo da manipulação desta área.”

     

    Lembrando as definições de anatomia dental, nós temos o lóbulo mesial, o lóbulo central e o lóbulo distal. São os três terços da face vestibular do dente. Em cima dos lóbulos, ou terço, mesial e distal, é que se encontram as linhas de brilho. E as linhas de brilho definem a área de brilho e a forma do dente. Por isso é tão importante sua correta aplicação, não apenas para a simetria ao homólogo, mas para a determinação da forma.

    É importante ter essas definições em mente para orientar o trabalho protético quando das criações na reprodução da anatomia dental humana. Visualize, decore, treine e repita quantas vezes for necessário. Abaixo Ana demonstra essa teoria com desenho em um macro modelo.

    Atenção à área de sombra!

    Análoga à área e brilho temos a área de sombra, onde a incidência de luz é menor. “E é nesta área onde trabalhamos mais intensamente a ‘ilusão de ótica’. Essa área deve receber igual atenção, pois, mesmo trabalhando as linhas de brilho, se a área de sombra não receber o tratamento adequado a forma planejada não será impressa em sua peça protética.”

    Fixando as áreas e linhas de transição a serem trabalhadas pelos técnicos em prótese dentária na definição da forma do dente em anatomia dental, temos: a área de brilho, a área de sombra, a área de contato e as linhas de brilho.

    #dica: o jeito de segurar o lápis, ou a caneta, quando da definição das linhas de transição é muito importante. Ele deve estar deitado, levemente inclinado, para que o próprio dente sobressaia em cor o ponto mais alto alcançado com o traçado. Nunca percorrer o dente com o lápis em posição de escrita, de cima para baixo, pois assim estaria induzindo uma marcação não correspondente à sua peça.

    Fazendo desta forma o próprio dente vai me mostrar a linha de brilho. (Ana Lídia Ferreira)

    Jeito errado de segurar a caneta
    Jeito certo de segurar a caneta

    Essa mesma linha transita para a face palatina do dente. Na face vestibular a linha de brilho está acima dos lóbulos proximais. Na face palatina essa linha se encontra acima da crista marginal. Assim, começamos a dividir o dente em áreas, através das linhas.

    Trabalhei a linha da brilho, a área de brilho está igual ao dente homólogo, o que está errado?

    Uma das queixas mais frequentes dos alunos é não conseguir o efeito de estreitamento do dente após ter trabalhado as linhas de brilho e verificarem que a área de brilho está com a mesma medida do dente homólogo. Ao que Ana responde: o problema está na área de sombra, provavelmente não trabalhada.

    Conferindo área de brilho com dente homólogo

    Se a área de brilho está com a mesma medida do homólogo e o dente ainda aparenta estar mais largo do que este, o problema, por certo, está na área de sombra. O dente que você está copiando pode ter uma área de sombra com menor exposição do que a projetada no dente criado.

    A exposição da área de sombra deve estar igual, essa é uma área que precisa estar muito semelhante ao homólogo. Determinar a área de sombra é igualmente importante determinar a área de brilho.

    No passo seguinte às conceituações necessárias, Ana Lídia exemplificou a determinação dessas áreas e linhas de transição com demonstração do trabalho na bancada.

    Iniciou alisando a face vestibular do dente esculpido e retirando qualquer excesso da área cervical. E frisou: “não posso ter excesso nenhum em cima da minha gengiva, porque isso atrapalha a definição da forma do dente e o estudo das linhas e áreas de transição.” Com o instrumental unha de gato, limpou todo o colar cervical. Verificou a inclinação dos três planos e passou para o estudo das linhas.

    Você sabia que a área de sombra é quem determina a individualização de um dente para o outro?

    Já viu aqueles casos onde os dentes parecem um chiclete de nome famoso, coladinhos uns nos outros? O que faltou ali? – A definição da área de sombra. A individualização que caracteriza naturalidade.

    Após o traçado das linhas percebeu-se que a área de brilho estava muito maior do que a mesma área do homólogo (efeito criado intencionalmente para a aula). A solução: desgastar até levar essa linha de brilho da região distal em direção ao centro para reduzir essa distância.

    Trabalho feito, nova linha traçada, verificação com compasso seco indicando medida igual ao homólogo e, pronto?! – Não. Ainda temos a impressão de que o dente criado está mais largo do que o central homólogo. Por quê?! É visível que a área de sombra (distal) está maior, é preciso escondê-la. Com um instrumental é feito o desgaste, diminuindo essa exposição.

    Definindo área de sombra semelhante ao dente homólogo

    Para finalizar o trabalho, as mesmas linhas foram traçadas em ambos os dentes (criação e homólogo) com o objetivo de confirmar a semelhança entre as áreas de transição. Um ajuste final solicitado pela linha distal e, agora sim, finalizamos a peça com as mesmas medidas e impressões.

    Peça protética finalizada após definição de áreas de brilho e sombra

    #dica: não adianta trabalhar áreas de brilho e de sombra se não trabalharmos corretamente as aberturas das embrasuras. Ou seja, as aberturas incisais, cujos ângulos são diferentes entre os formatos diferentes dos dentes.

    A mesma lógica é utilizada para fazer o trabalho oposto, ou seja, alargar um dente – aumento da área de sombra, aumento da exposição.

    Participe!

    Muito mais sobre esse tema você encontra em nossa programação de cursos e em breve disponível no acervo da nossa nova plataforma digital. Acesso exclusivo dos associados APDESPBR. Saiba mais sobre os planos de associação aqui e entre para o time mais engajado do Brasil quando o assunto é prótese dentária.

    Compartilhe suas dúvidas sobre o seu trabalho como técnico(a) em prótese dentária. Deixe nos comentários abaixo, em nossas redes sociais, ou envie um e-mail para a editoria do Canal da Prótese. Ajude a produzirmos conteúdos que atendam às suas necessidades. E até o próximo texto! 😉

     

    Redação Canal da Prótrese

    Ver todos posts
    Lançamento do Congresso Internacional e da Expolab 2021 anuncia experiência inovadora
    Estreia TALKS APDESPbr em homenagem ao dia do técnico em prótese dentária
     

    Deixar um comentário

    Cancel reply

    Você também pode gostar de

    Técnica de inclusão de protocolo sobre implante
    Carreira

    Inclusão de protocolo sobre implante: o passo a passo de uma técnica consagrada

    As próteses fixas totais surgiram com a importante função de revolucionar a reabilitação oral de pacientes. Neste meio, o protocolo sobre implante tem representado um grande papel, tanto para pacientes quanto para...

    Carreira

    Fotografia odontológica: conheça o setup inicial para obter fotos incríveis

    Desenhar com a luz: esse é o significado da palavra fotografia. Apesar de ter sua origem por volta de 1826, é nos dias atuais que essa prática tem se mostrado essencial na vida das pessoas. Afinal, hoje, qualquer um...

    Carreira

    Maquiagem dental em resina composta: do planejamento digital à aplicação de pigmento em peças fresadas

    Desde coroas dentais a próteses totais, tudo pode ser feito no sistema CAD/CAM. Já é de conhecimento geral que esse fluxo digital facilita significativamente a produtividade dos laboratórios de prótese dentária...

    Receba oportunidades e conteúdos de acordo com seu perfil. Envie seus dados!


    Posts

    Técnica de inclusão de protocolo sobre implante
    Inclusão de protocolo sobre implante: o passo a passo de uma técnica consagrada
    O crescimento do mercado laboratorial e clínico da ortodontia e ortopedia no Brasil
    Fotografia odontológica: conheça o setup inicial para obter fotos incríveis

    Acompanhe nas redes

    • facebook
    • instagram
    • telegram
    • whatsapp

    Instagram

    Mais uma #dicadolivro de ouro! Dessa vez, um repost da @claudia_editoranapoleao 🌟
⠀
Você já conhece esse livro? Conte nos comentários!
⠀
・・・
ℕ𝕠𝕤𝕤𝕠 𝕢𝕦𝕖𝕣𝕚𝕕𝕚𝕟𝕙𝕠 𝕧𝕠𝕝𝕥𝕠𝕦. 😍📚
⠀
- Livro : Reconstruindo O Sorriso – Ciência, Arte E Tecnologia
Autor(es): Marcos Celestrino | Munenobu Oshiro
⠀
- Reserve já sua pré venda
Link na Bio ou comente "EU QUERO" ou chama no whatsapp 📱 19 99620-6651
⠀
#estetica #dentistica #perio #odonto #dental #dentisticarestauradora #protesedentaria #celestrino #odontologiaporamor
    A inclusão do protocolo sobre implante é um passo muito importante na confecção dessa peça, certo? Por esse motivo, é fundamental utilizar técnicas com resultados testados e aprovados por profissional experiente no assunto, que compartilhe processos que façam a diferença no dia a dia da bancada e consequentemente na demanda do seu laboratório. 
⠀
Nesta matéria, Luiz Kiyan, mostra a técnica que utiliza em seu laboratório de prótese dentária. Com mais de 50 anos de experiência na área, o TPD ainda deixou um recado importante aos leitores: “Eu tive o privilégio de fazer o primeiro protocolo aqui em São Paulo. Mas uma coisa muito importante de lembrar é que por mais que a gente saiba, estamos sempre aprendendo. Isso não acaba nunca.” 🌟
⠀
Quer conhecer o passo a passo da inclusão de protocolos realizada por um profissional experiente e atual? Então acesse a matéria no Canal da Prótese e aproveite esse conteúdo generoso compartilhado pelo reconhecido e querido técnico em prótese dentária Luiz Kiyan. 🤗
⠀
Acesse a matéria completa em >> https://apdespbr.com.br/ << [link na Bio, no Story e nos Destaques]
⠀
Lembrou de alguém que gostaria de ver esse conteúdo? Compartilhe o link! 😉
⠀
#protocolosobreimplantes #tpd #protesesfixas #protesesdentarias #inclusaodeprotocolo #dentallab #laboratoriodeproteses
    Por aqui, o trabalho não para 🚀
⠀
Como sempre, os tpds do Brasil seguem representando muito bem nossa atividade, apresentando habilidade e conhecimento científico nessa profissão que reabilita a vida de muitas pessoas! 😍
⠀
Para homenageá-los, esses são alguns dos trabalhos do mês de fevereiro publicados com a #apdespbr.
⠀
👉 Continuem, estamos sempre de olho em tudo! 😉👊
⠀
[No vídeo, marcações do mês de fevereiro. Obs: estamos selecionando 1 foto de cada perfil para equalizar as participações]
    Ei, TPD! [💥Novidades na programação ] O que você tem feito para crescer na profissão? Se não sabe bem ou não tem ideia por onde começar, a APDESPbr te ajuda: invista em aprimorar seus conhecimentos! 🌟
⠀
Temos diversos cursos disponíveis para você aperfeiçoar seus trabalhos e crescer sempre 🚀 São oportunidades em diversas áreas com diferentes durações. Assim, você pode escolher o que melhor se encaixa com os seus objetivos.
⠀
Na foto, temos o registro de uma aula do professor Ederson Orlandi em nossa sede, ministrando o curso “Prótese extraoral – A arte de reabilitar a alma”. Uma chance para técnicos em prótese dentária e/ou cirurgiões-dentistas formados ou em formação entenderem melhor sobre os conceitos, a confecção e a importância das próteses extraorais com um professor renomado!
⠀
Mas, além desse, tem muito mais! Então, se você ainda não conferiu, agora é o momento. Afinal, buscar aprimoramento técnico é a melhor forma de estar em constante crescimento 🏅
⠀
👉 Confira aqui a programação completa >> https://apdespbr.com.br/cursos << Qualquer dúvida, envie uma mensagem, estamos disponíveis para respondê-la 😉
⠀
#cursos #tpd #protesedentaria #proteseextraoral #cirurgiaodentista #odontologiamoderna #laboratoriodeproteses
    Aumente a precisão nos seus trabalhos protéticos, mas vá além do que você já conhece sobre o assunto. Quer saber como?! 🌟 Neste curso, você vai aprender como enxergar novas oportunidades e fazer mais do que apenas produzir modelos. Terá base científica e prática para aumentar a precisão e a estabilidade do troquel alveolar e diversos outros conceitos que serão um divisor de águas ao seu trabalho neste setor!
⠀
Nas aulas práticas, você verá todo o processo de preparo do modelo e encaixe dos troqueis: recorte, fresagem, assentamento palatino, isolamento, posicionamento, imobilização e muito mais. Nas aulas teóricas, você conhecerá os diferentes tipos de gessos e suas indicações, e terá motivação para ir além na produção de modelos. Tudo isso em apenas dois dias 🚀
⠀
E tem mais: contamos com um profissional renomado para ministrar as aulas! Darlos Soares é TPD, sócio proprietário do Maxzircon Oral Studio em Ipanema - SC, conselheiro científico da Revista Prothesis Science, coautor do livro Reconstruindo Sorrisos e já mostrou seu trabalho em mais de 15 países. (Leia a matéria ‘O dedicado técnico do setor de gesso que ganhou o mundo’ no Canal da Prótese) - link para a matéria nos Stories
⠀
E então, que tal transformar a sua carreira com um conteúdo de qualidade ensinado por alguém que entende do assunto? Vem! Te esperamos! 😉
⠀
👉 Para obter mais informações e reservar sua vaga, acesse >> apdespbr.com.br/cursos << Link na Bio, Stories ou nos Destaques
⠀
⠀
🗓 01 e 02 de julho
📍 São Paulo, SP, Sede APDESPbr
🔎 Informações e inscrições: apdespbr.com.br/cursos
⠀
#protesesdentarias #tpd #dentallab #laboratoriodeprotese #laboratoriodental #reabilitacaooral
    Você conhece todas as possibilidades que a fotografia odontológica pode proporcionar ao seu trabalho? 📷 Nesta matéria, apresentamos tudo o que você precisa saber para utilizá-la a seu favor, e o setup ideal para começar elevando seus trabalhos a outro patamar!
⠀
Seja em laboratórios de próteses dentárias ou clínicas odontológicas, a fotografia tem uma grande importância. Além de possibilitar a criação de protocolos fotográficos, auxiliar na seleção de cores e planejar o tratamento reabilitador e estético com informações importantes, ela também permite que você trabalhe o marketing de forma eficiente e desenvolva fotos artísticas do seu trabalho.
⠀
Quem traz os conceitos dessa prática que vem ganhando mais espaço na odontologia moderna é o tpd Rogério de Moraes, mostrando os princípios básicos, equipamentos, configurações de câmera e mais! 💡
⠀
Acesse a matéria completa e conheça mais sobre essa prática que vai fazer a diferença no seu trabalho e no seu negócio >> https://apdespbr.com.br/ << [link na Bio, no Story e nos Destaques]
⠀
#fotografiaodontologica #odontologiamoderna #tpd #marketingodontologico #odontologiadiferenciada
    Você ainda está fora do fluxo? Então, descubra como a tecnologia digital pode alavancar a sua carreira ou o seu negócio. Protéticos, dentistas ou técnicos em saúde bucal, chegou a hora de entender as possibilidades de trabalho com o sistema CAD/CAM e oferecer a agilidade e precisão que estão fazendo laboratórios de prótese decolar! 🚀
⠀
Você só precisa saber o básico de computação para mexer no software, e para explorar as funcionalidades na prótese dentária, é preciso ter experiência básica em prótese fixa e sobre implante. A partir daí vai aprender:
⠀
🔸Scanbody
🔹Biblioteca
🔸Placa de bruxismo
🔹Impressão de modelos
🔸Troquel impresso
🔹Gengiva impressa
🔸Demonstração de impressão 3D e fresagem na UNICAD
🔹Implante unitário
⠀
E essa é apenas uma parte da programação do curso com o Cirurgião-dentista e Cad Designer Rafael Aranha, especialista na área há 6 anos. Com formação e experiência nos softwares mais utilizados na odontologia digital, ele conduzirá os temas para que você saia do curso aplicando os aprendizados no seu dia a dia!
⠀
E então, preparados para fazer a diferença com  a tecnologia digital? Reserve sua vaga e vem com a gente! 😉
⠀
👉 Acesse mais informações e inscreva-se >> apdespbr.com.br/cursos << Link na Bio, Stories ou nos Destaques
⠀
⠀
🗓 21 e 22 de maio
📍 São Paulo, SP, Sede APDESPbr
🔎 Informações e inscrições: apdespbr.com.br/cursos
⠀
#cadcam #tpd #dentallab #impressao3d #laboratoriodeproteses #protesesdentarias
    Quer resolver seus problemas com a maquiagem dental? Gostaria de agilizar o seu trabalho com a maquiagem, mas não tem conseguido bons resultados? Esse curso é pra você! Chegou a hora de utilizar esse conhecimento a seu favor. 🌟
⠀
Abordando conceitos de cor, seleção de pastilhas e blocos, preparos e protocolos de cimentação, importante ao conhecimento técnico, você vai aprender na prática a entregar excelentes resultados com a maquiagem dental mesmo nas peças mais difíceis de executar.
⠀
Difíceis até o momento, porque sua visão sobre o uso da maquiagem dental nos seus trabalhos em prótese dentária será atualizada depois desse curso. E a sua produtividade vai crescer muito! Buscando crescimento?! Então, vem!! 😉
⠀
Em dois dias, você terá acesso a conteúdos teóricos e práticos que vão mudar a dinâmica do seu laboratório de próteses dentárias, veja só:
⠀
🔸Conteúdos teóricos:
- Planejamento digital
- Conceitos de cor
- Como eleger pastilhas ou blocos
- Preparos dentários para laminados cerâmicos
- Protocolos de cimentação adesiva
⠀
🔹Conteúdos práticos:
- Maquiagem em um laminado e uma coroa
- Textura, acabamento e glaze
⠀
As aulas serão ministradas pelo CD e TPD Ricardo Tanaka, sócio-diretor da TNK Odontologia em São Paulo, pós-graduado em Cerâmicas e Cad/Cam no Japão, Master Dental Technician na Alemanha e coautor de dois livros na área. Toda essa experiência será compartilhada com você neste curso!
⠀
Mas, atenção: as vagas são LIMITADAS, então, reserve a sua!
⠀
👉 Para obter mais informações e garantir sua vaga, acesse >> apdespbr.com.br/cursos << Link na Bio, Stories ou nos Destaques
⠀
⠀
🗓 20 e 21 de maio
📍 São Paulo, SP, Sede APDESPbr
🔎 Informações e inscrições: apdespbr.com.br/cursos
⠀
#cadcam #ceramista #planejamentodigital #laminadosceramicos #dentallab
    Reconheceu o artista? 😎 Cantando um hit dos anos 60, Unchain my heart, no dia 24 de janeiro, Waldemar apresentou o Mamá Motta (@mamamottaoficial) a milhares de espectadores no programa #TheVoiceMais da Rede Globo e a muitos de nós, que não conheciam sua história com a música. Com estilo e segurança, arrancou elogios e aplausos dos jurados, tendo as 4 cadeiras à sua disposição na escolha do time. 🔥
⠀
Agora segue em nova fase, no #TimeLud e sua próxima apresentação é neste domingo, 21/02. Vamos aumentar a torcida?! Quem também está levantando a #torcidamamamotta é sua prima, Fernanda Abreu. E muitos amigos da odontologia clínica e laboratorial que reconhecem em Mamá Motta o carisma de Waldemar, que se repete nos palcos como na vida. ✨🙌
⠀
Sua história com a música vem desde os anos 60 e já se apresentou a milhares de pessoas, mantendo uma rotina intensa na produção musical e no empresariado brasileiro. 🎼 Essa ligação é tão estreita que até a carreira na odontologia se deu pelo envolvimento musical.
 
🤩 Inspiradora e empolgante, acesse a matéria completa para conhecer melhor essa história. Tem rock, pop, blues, ópera e canto lírico 🤘🏻
⠀
Saiba como surgiu essa oportunidade e como está sendo sua experiência com essa exposição em um dos programas de maior audiência do Brasil. Assista a vídeos, veja fotos e a mensagem desse amigo dos dentistas, protéticos e profissionais da odontologia brasileira.
 
Vamos torcer juntos?! Mas, acima de tudo, divirta-se, como ele! 👉🏻Acesse a matéria completa no Canal da Prótese >> www.apdespbr.com.br >> link na Bio ou Stories 😉 Vem!!
⠀
#thevoicebrasil #mamámotta #timelud #fernandaabreu #torcidamamamotta #odontologia #protesedentaria #proteticos #tpd

    Seguir

    Siga-nos

    • facebook
    • instagram
    • youtube
    • Canal da Prótese
    • Cursos
    • Associação
    • A APDESPbr
      • Bolsa de empregos
      • Escolas de prótese dentária
      • Equipe
      • EBPO
      • 16º Congresso
    • Contato
    • Telegram
    • 17º Congresso Internacional
    Copyright 2019 APDESPbr - O canal da prótese odontológica brasileira  |  All Rights Reserved  | Powered by Cairós Produtora de Conteúdo |
    • Canal da Prótese
    • Cursos
    • Associação
    • A APDESPbr
      • Bolsa de empregos
      • Escolas de prótese dentária
      • Equipe
      • EBPO
      • 16º Congresso
    • Contato
    • Telegram
    • 17º Congresso Internacional