• Início
    • Contato
    • A APDESPbr
    • EBPO 2018 – Encontro Brasileiro de Prótese Odontológica
    • Início
    • Contato
    • A APDESPbr
    • EBPO 2018 – Encontro Brasileiro de Prótese Odontológica
  • APDESPbr - O CANAL DA PRÓTESE ODONTOLÓGICA BRASILEIRA
     
    • Canal da Prótese
    • Cursos
    • Associação
    • A APDESPbr
      • Bolsa de empregos
      • Escolas de prótese dentária
      • Equipe
      • EBPO
      • 16º Congresso
    • Contato
    • Telegram
    • 17º Congresso Internacional
    APDESPbr - O CANAL DA PRÓTESE ODONTOLÓGICA BRASILEIRA
    • Canal da Prótese
    • Cursos
    • Associação
    • A APDESPbr
      • Bolsa de empregos
      • Escolas de prótese dentária
      • Equipe
      • EBPO
      • 16º Congresso
    • Contato
    • Telegram
    • 17º Congresso Internacional
    APDESPbr - O CANAL DA PRÓTESE ODONTOLÓGICA BRASILEIRA
     
     
     
    EmpreendedorismoTecnologia

    Sim, da pra fazer tudo no CAD/CAM, mas o que vale a pena ser feito?

    Redação Canal da Prótrese
    24/09/2020

    Hoje dá pra se fazer absolutamente tudo na prótese dentária via cad/cam. Mas a grande pergunta é: o que vale a pena ser feito? Esse é o grande questionamento, segundo o professor Vinícius Kiyan.

    Isso depende do perfil de cada laboratório e de cada pessoa. Cada um tem um perfil diferente, enquanto personalidade, e clientes diferentes, enquanto laboratório. Então, uns vão optar por fazer determinadas etapas via cad/cam, outros vão continuar de forma analógica. Ainda assim, a forma analógica não acaba nunca, afirma Vinícius. Tem muita coisa pós-cad/cam que é analógico. E temos a opção de fazer de forma analógica por praticidade, por custo ou por opção. Temos sempre que pensar o que de fato vale a pena, completa.

    Conheça as possibilidades do sistema CAD/CAM

    Após introduzir o assunto com essa chamada para a reflexão, o professor apresentou mais de 21 opções de trabalhos possíveis dentro do software, entre eles: coroa dental, pontes, copings, lentes de contato dental, prótese sobre implante, prótese parcial removível, prótese total, integrações com outros programas, entre outras funcionalidades.

     
     

     

    Ao citar a prótese total comentou sobre a tecnologia que está sendo desenvolvida nesta área, também em materiais, que vai possibilitar grandes avanços desta especialidade com a tecnologia digital. Além disso, apresentou diversos processos realizados durante o trabalho protético que ganham grande agilidade e maior precisão com o uso do sistema cad/cam.

    A partir daqui o professor lança outra pergunta. Qual é, então, a grande vantagem do fluxo digital? Resumindo em palavras: o planejamento, a previsibilidade, que caminha junto do anterior, e a facilidade de repetição. Vamos agora exemplificar ao longo do texto com alguns casos que Vinícius Kiyan apresentou diretamente do software para que você entenda com mais clareza como o CAD está sendo utilizado por laboratórios de prótese dentária que já aderiram a tecnologia digital como parte do processo de suas criações. Ou toda ela.

    Este conteúdo foi extraído da aula ao vivo transmitida da sede da APDESPBR para associados de todo o Brasil. E já é parte do acervo da nossa nova plataforma APDESPBR ONLINE. Nesta aula a ideia foi apresentar algumas possibilidades do sistema CAD/CAM para que profissionais, laboratórios de prótese dentária e empreendedores consigam enxergar as melhores oportunidades dentro de suas realidades atuais. Agora vamos às explicações nas palavras do professor Vinícius Kiyan.

     

    O Planejamento e a previsibilidade

    As informações digitais são mais complexas e possibilitam um estudo mais detalhado das possibilidades protéticas dentro da cavidade oral do paciente. Dentro do software é possível desenhar o trabalho e apresentar um mockup digital do que seria o trabalho final, muito próximo da realidade. Isso tem auxiliado as clínicas odontológicas a validarem sua proposta junto aos pacientes que se sentem mais confiantes e seguros com a previsibilidade do caso.

    Antes e depois digital

    Previsibilidade que auxilia e muito, o trabalho dos técnicos em prótese dentária e de cirurgiões-dentistas a integrarem seus conhecimentos e enxergarem as mesmas possibilidades para conquistarem o objetivo comum. Planejamento odontológico mais eficiente e previsibilidade sem dúvida é o grande trunfo da tecnologia digital na odontologia.

    A repetição

    A facilidade de repetição é fantástica! A repetição não serve apenas para reparar um erro, mas, principalmente, para repetir formatos. Muitas vezes o paciente já está com um dente provisório na boca, por exemplo, e você copia aquele formato do dente para reproduzir em outro material. Eu posso eventualmente fazer uma estrutura em resina para provar ela na boca e depois repetir ela em zircônia. E, claro, também tem a facilidade de repetir alguma peça para refazer o trabalho, corrigindo um possível erro.

    Copiando um enceramento

    Do analógico para o digital

    Neste caso, inicialmente, a dentista queria a peça em metal, mas depois decidiu fazer em zircônia. Como eu já tinha o troquel e o enceramento eu escaneei os dois para ter todas referências digitalizadas. Não tenho antagonista, não tenho adjacente, mas esse trabalho foi feito na mão, por isso eu sei que essas informações estão corretas. Depois disso, então, o passo a passo foi bem simples.

    A gente começa delimitando o término do troquel, diferente da forma analógica. Depois de delimitar as áreas de término e ter o eixo de inserção da peça o software dará a opção de alívio (entre a parede interna do coping e o preparo do dente), a área de vedação e demais opções para delimitar o ajuste da peça protética dentro da cavidade oral. O software já prevê a espessura ideal do coping, por exemplo, ele mostra as áreas mínimas e não permite que você erre nesta etapa.

    A partir disso já temos a peça pronta para ser impressa ou fresada. Você pode imprimir em resina para fundir em metal, ou para ser injetada em dissilicato de lítio, por exemplo. Ou pode fresar e transformar este elemento em um coping de zircônia, que foi o que eu fiz. Mas esse trabalho é o trabalho mais simples que podemos fazer com na odontologia digital, dentro do software de desenho (no caso o exacad) Este trabalho costuma ser a porta de entrada para trabalhar no cad. Depois de bastante treino, passamos a estruturas mais complexas.

    Espelhando um dente

    Caso Central Unitário | Antes, recuperando um troquel mal vazado

    Além de copiar a forma do dente, como foi dito anteriormente, também podemos espelhar um dente e ter o formato idêntico ao que o paciente já tem em boca. Nos casos de central unitário essa ferramenta pode agilizar muito o trabalho. E nada impede que você faça personalizações depois de ter a forma do dente copiada.

    Neste caso, o modelo veio mal vazado e eu tive que vazar o troquel novamente. Depois de escaneado o novo troquel foi sobreposto na imagem até o encaixe perfeito e então começamos. Depois disso eu consegui obter as informações necessárias para prosseguir o trabalho.

    Escaneamento de modelo, ajuste oclusal e uso de articulador

    Caso placa miorrelaxante

    Neste caso a cirurgiã-dentista enviou o modelo de gesso e ele foi escaneado com scanner de bancada para iniciar o trabalho com a tecnologia digital. A partir de então eu usei um articulador, como você usaria de forma analógica. Podemos escolher o tipo de articulador e depois posicionar o modelo como se estivesse posicionando na mesa de camper, por exemplo, e movimentar no software até definir a angulação e ajustes ideais, com as referências utilizadas no trabalho feito de forma analógica. Porém, possuímos, no digital ferramentas extra de visualização da imagem e do resultado final.

    A grande facilidade que se tem no digital para este trabalho é o ajuste oclusal. Quem faz esse ajuste de forma analógica sabe o quanto é complicada esta fase do trabalho. Além disso, o toque em oclusão é ajustado de forma muito mais simplificada e ágil. Você consegue acrescentar e aliviar os toques oclusais, acrescentar guia canina, etc, de acordo com as exigências do trabalho final.

    Ajuste oclusal
    Pontos de contato
    Trabalho final

    Protocolo: eu tenho como padrão conferir a placa miorrelaxante já finalizada no articulador analógico, na mão. Muitas vezes a gente ainda precisa fazer alguns ajustes na mão para entregar o trabalho. A finalização analógica ainda é aconselhável, é o que eu sugiro.

    Escaneamento intraoral

    Quero mostrar como é legal quando o trabalho parte de um escaneamento intraoral. Esta imagem foi a recebida. No caso de receber o escaneamento intraoral nós já temos muitas informações interessantes para trabalhar. Apesar de a cor do dente não ser fiel, nós já temos as tonalidades, as manchas dos dentes e peculiaridades do paciente. Coisa que no modelo monocromático a gente não tem. Mas temos a opção de trabalhar com os dois para observar detalhes diferentes.

    Caso Inlay – impressão do modelo digital para ajuste analógico

    Neste caso eu preferi fresar para ter certeza que ele estaria no tamanho certo. Porque se eu imprimisse poderia ter uma alteração de impressão. Então, sempre que é inlay eu prefiro fresar. Além disso, a partir do escaneamento intraoral eu imprimi o modelo para fazer os ajustes necessários em mãos. Depois de ter o dissilicato de lítio fresado eu ajustei de forma analógica até a finalização da peça.

    Aqui uma opção de utilizar o escaneamento intraoral para imprimir um modelo e trabalhar os ajustes e obter informações em mãos para outras adequações e analises que sinta necessidade. Até porque esse escaneamento veio com falha e essa foi uma maneira de conseguir extrair as informações que eu precisava para trabalhar com o que eu tinha. (exemplo abaixo)

    Ops, falha no escaneamento, e agora?

    Tirei um print da tela, mandei pra dentista e mostrei a falha no escaneamento. Neste contexto dei as opções e dividi a minha responsabilidade com ela. Uma opção era refazer o escaneamento e outra era confeccionar o inlay com a informação que tínhamos e depois fazer os ajustes na boca, se necessário.

    A gente tem que saber lidar com as limitações dos equipamentos, que estão em constante atualização. Tocamos o trabalho e o ajuste da peça protética não foi necessário. Mas o interessante é que as informações nos possibilitam conversar com o dentista de maneira mais fácil.

    Caso Prótese sobre Implante

    Qual que é a diferença de trabalhar com o sistema cad/cam na prótese sobre implante? A diferença é que, além do escaneamento intraoral, é preciso fazer o escaneamento de uma referência – chamado no mercado de scanbody (existem outros nomes do mercado). Essas informações das bases metálicas nós temos através das bibliotecas de imagem.

    Diversas empresas possuem uma biblioteca digital de suas peças, assim, conseguimos inserir no desenho da prótese dentária para que tenhamos o encaixe perfeito. É necessário uma etapa a mais de escaneamento, tanto de bancada, quanto na boca. Neste caso eu precisava confeccionar os provisórios com barra metálica, então, eu imprimi o modelo que já saiu com as referências ideais para o encaixe do implante dentário, como eu precisava.

     

    Vamos finalizar falando sobre os softwares de desenho

    Nesta aula o Vinícius usou o EXOCAD, um software odontológico, bastante utilizado no mercado, segundo ele. Mas um software caro para a realidade de muitos laboratórios. Uma outra opção é a utilização de softwares de modelação 3D, gratuitos. Nestes softwares da pra fazer tudo o que foi demonstrado no software odontológico, mas é necessário colocar todas as informações dentro dele. Não há ajustes automatizados e nenhuma ferramenta que auxilie o trabalho nestes softwares de modelação 3D que não são próprios para o trabalho odontológico.

    E se despede com a frase:

    O digital veio para ficar. Vamos entender suas vantagens, suas limitações, usar como mais uma ferramenta de trabalho. Lembrem-se, atrás da máquina ainda deve ter uma pessoa capacitada apertando os botões.

    Então, agora aperta o botão de forma produtiva enviando pra gente a sua experiência com a tecnologia digital ou ainda as suas dúvidas e insegurança a respeito da utilização do sistema cad/cam, ou de alguma etapa do trabalho com a utilização da tecnologia digital. Faça isso através dos comentários abaixo deste texto, ou ainda através das redes sociais.

    Até o próximo! 😉

     

     

     

     

     

    Redação Canal da Prótrese

    Ver todos posts
    Gestão de laboratórios: a importância para o sucesso do seu negócio
    Tecnologia digital na odontologia: entenda a usabilidade e as possibilidades de investimento
     

    2comentários

    Cancel reply

    • Fernanda Simões Toth disse:
      16/10/2020 às 12:30 AM

      Sou aluna no Curso TPD – Senac SP – Tiradentes e tenho o privilégio de ter o Vinícius como Professor. Dá um show em suas aulas falando em uma linguagem onde todos possam acompanhar.

      Reply
      • Equipe Canal da Prótese disse:
        19/10/2020 às 10:06 AM

        Professor Vinícius dá show por onde passa! Grande professor!

        Reply

    Você também pode gostar de

    Gestão de laboratório Dental Cremer Lab
    Empreendedorismo

    Gestão de laboratórios: a importância para o sucesso do seu negócio

    Muitos profissionais altamente qualificados sentem dificuldades com a gestão do seu laboratório. Apesar de ser um processo complexo, ele pode se tornar mais fácil com alguns ajustes nos processos internos que vão...

    Tecnologia

    Tecnologia digital na odontologia: entenda a usabilidade e as possibilidades de investimento

    Que a tecnologia veio para ficar, todo mundo já sabe. Temos a ciência de que não se trata de um movimento que vem e depois passa. Na odontologia, sabemos que toda essa tecnologia disponível para uso nos procedimentos em...

    EmpreendedorismoValor Social

    Resíduos odontológicos geram capacitação e empoderamento em comunidades da capital paulista

    A Sorriso Sustentável Soluções Ambientais iniciou a implantação de novo projeto para a reutilização de resíduos odontológicos. A proposta do ‘Acenda esta ideia’ gira em torno da ressignificação. Não apenas em relação ao...

    Receba oportunidades e conteúdos de acordo com seu perfil. Envie seus dados!


    Posts

    Vacinação para profissionais de odontologia
    Entenda o panorama geral do plano de vacinação contra a Covid-19 para profissionais de Odontologia
    Dentogengival e a reabilitação oral além da prótese
    Dentogengival e a reabilitação oral além da prótese
    PRO EXPERIENCE – o congresso internacional da APDESPbr de cara nova!

    Acompanhe nas redes

    • facebook
    • instagram
    • telegram
    • whatsapp

    Instagram

    Se você é iniciante ou deseja aprimorar sua habilidade em prótese dentogengival, sabe que nada é melhor do que a prática com embasamento científico, certo?
⠀
Pensando nisso, a APDESPbr te oferece a oportunidade imperdível de participar do curso “Protocolo Dentogengival - uma visão completa desde o seu planejamento” e explorar na prática a confecção de 4 elementos com um professor renomado! 🤩
⠀
Em 8 aulas, você vai aprender os conceitos mais importantes para a confecção de uma prótese dentogengival – desde o planejamento inicial até o acabamento. ✨ O curso será ministrado pelo CD e TPD Eric Padovani, especialista em implantes e sócio-proprietário do laboratório Kibune, em Araçatuba, e Quebec, em Londrina.
⠀
Essa oportunidade é apenas para os profissionais que buscam aumentar a demanda de trabalhos e fazer a diferença reabilitando vidas!
⠀
Você é um deles? 👉 Então acesse mais informações e reserve sua vaga >> apdespbr.com.br/cursos << Link na Bio, Stories e nos Destaques
⠀
🗓 Início em maio, término em agosto (2 aulas por mês)
📍 São Paulo, SP, Sede APDESPbr
🔎 Informações e inscrições: apdespbr.com.br/cursos
⠀
#protesedentogengival #dentogengival #cursoparatpd #laboratoriodeprotese #ceramista
    Desde o início do ano, profissionais de Odontologia, incluindo técnicos em prótese dentária e auxiliares, aguardam a divulgação de datas para a imunização à Covid-19 e a liberação efetiva ao plano a todos os profissionais envolvidos no direito conquistado. Nesta matéria, você verá o panorama geral do plano de vacinação e entenderá como está o processo atualmente.
⠀
🚨 Acesse o conteúdo completo no Canal da Prótese e fique por dentro >> https://apdespbr.com.br/ << Link na Bio ou nos Stories
⠀
#odontologia #tpd #noticias #vacinação #covid19
    Você se sente preparado para enfrentar casos desafiadores nos seus trabalhos com maquiagem dental? Isso pode aumentar e muito a sua produtividade! 💎
⠀
Em duas aulas, técnicos em prótese dentária ou cirurgiões-dentistas formados ou em formação e com experiência em cerâmica terão a oportunidade de explorar a maquiagem sobre zircônia monolítica de forma teórica e prática, entregando mais naturalidade e produtividade ao trabalho ✨
⠀
Veja o que você vai aprender na prática:
⠀
✔Maquiagem em um laminado e uma coroa
✔ Acabamento, glaze e textura
✔ Análise dos resultados
⠀
E a qualidade do ensino é garantida, porque o curso será ministrado pelo CD e TPD Ricardo Tanaka, pós-graduado em Cerâmicas e CAD/CAM no Japão, Master Dental Technician pela Dentsply-Sirona na Alemanha, sócio-diretor da TNK Odontologia em SP e co-autor dos livros “Reabilitação Oral Contemporânea” e “Odontologia Multidisciplinar”. 🏅
⠀
E então, que tal se preparar para enfrentar novos desafios com maquiagem dental e ganhar em produtividade?
⠀
👉 Saiba mais e inscreva-se >> apdespbr.com.br/cursos << Link na Bio, Stories ou nos Destaques
⠀
🗓 20 e 21 de maio
📍 São Paulo, SP, Sede APDESPbr
🔎 Informações e inscrições: apdespbr.com.br/cursos
⠀
#maquiagemdental #cadcam #planejamentodigital #maquiagememzirconia #odontologia #dentallab
    Você se considera um profissional diferenciado?
⠀
É claro que um trabalho que se destaca é a chave para o sucesso de qualquer reabilitação oral, mas como é possível realmente fazer a diferença quando o assunto são próteses dentogengivais? 🤔
⠀
Nesta matéria, apresentamos aspectos que não podem ser deixados de lado em um trabalho dentogengival diferenciado. Quem mostra essas características é o TPD Éric Padovani, que afirma: “É preciso entender o que está sendo feito e conhecer as estruturas que serão reconstruídas, e não só pensar nos dentes. Quem sabe fazer cria demanda em seu laboratório.”
⠀
E então, que tal aumentar a sua demanda por meio de trabalhos diferenciados? 🌟
⠀
👉 Acesse a matéria completa no Canal da Prótese >> apdespbr.com << Link na Bio, Stories e nos Destaques
⠀
#protesedentogengival #dentogengival #tpd #reabilitacaooral #protesedentaria #laboratoriodeproteses
    Deseja explorar suas habilidades na confecção de próteses extraorais? Agora é o momento! 🌟 O curso semi-extensivo “Próteses Extraorais – A arte de reabilitar a alma” terá início em maio e já espera pela sua inscrição.
⠀
Em 6 módulos, você vai entender todo o conceito das próteses extraorais e ainda confeccioná-las na prática! Se interessou? Então veja melhor algumas das técnicas que você vai realizar:
⠀
🔸 Ceroplastia e escultura com diferentes tipos de materiais
🔹 Técnica de textura em escultura
🔸 Técnica de pintura e textura da pigmentação intrínseca e extrínsecas
🔹 Escultura das próteses relacionadas
🔸 Reprodução anatômica
🔹 Técnicas de vulcanização do silicone
⠀
E não para por aí, porque esses são apenas alguns dos conhecimentos que o professor Ederson Orlandi, técnico renomado em anaplastologia, vai te passar nesse curso. Então, você já sabe, é imperdível. 😉
⠀
👉 Para saber mais e reservar a sua vaga, acesse >> apdespbr.com.br/cursos << Link na Bio, Stories ou nos Destaques
⠀
🗓 Início em maio, término em outubro (2 aulas por mês)
📍 São Paulo, SP, Sede APDESPbr
🔎 Informações e inscrições: apdespbr.com.br/cursos
⠀
#proteseextraoral #cursoparatpd #tpd #cirurgiaodentista #anaplastologia #reabilitacao
    Para esse feriado, a #dicadelivro é “Anatomia e Escultura Dental”, obra de Hilton Riquieri e da editora Napoleão Quintessence para a coleção da APDESPbr. 📚
⠀
Olha só o que você encontra nesse livro:
⠀
🔹 Passo a passo do desenho e da escultura da anatomia dental
🔸 Morfologias de todos os dentes
🔹 Cuidados e exemplos do cotidiano que facilitarão o aprendizado
🔸 Riqueza de detalhes que contribuem para a didática
⠀
Então, se você quer saber como se estuda, planeja e executa os enceramentos e as esculturas, “Anatomia e Escultura Dental” é o livro perfeito! #ficaadica
⠀
👉 Conheça toda a coleção APDESPbr em nossa página >> apdespbr.com.br/colecao-apdespbr
⠀
#leitura #odontologia #anatomiadental #esculturadental #books #dicadeleitura
    Todos os meses apresentamos aqui trabalhos incríveis feitos por vocês, que estudam, pesquisam, criam, inovam e transformam vidas através dessa arte que é a prótese odontológica. 🤩
⠀
Estas são as menções que recebemos no mês de março. O seu trabalho está neste vídeo? Comente aqui embaixo!
⠀
👉 Para participar, é só publicar sua foto e marcar a #apdespbr, a nossa equipe está sempre de olho, adoramos compartilhar!
⠀
[No vídeo, marcações do mês de março, as demais entram em abril. Obs: estamos selecionando 1 foto de cada perfil para equalizar as participações]
    Trabalha ou deseja trabalhar com próteses provisórias? Então vem conhecer a oportunidade imperdível que a APDESPbr está oferecendo para você que quer aprimorar seus conhecimentos e aumentar a qualidade do seu trabalho! 🌟
⠀
Neste curso de curta duração, você vai conhecer as ferramentas e técnicas de confecção de próteses provisórias que vão transformar a produtividade do seu trabalho, e o melhor: com conteúdos teóricos e PRÁTICOS!
⠀
Você executará os elementos 11, 12 e 23 com a técnica da muralha, seguindo todas as etapas: preparo dos dentes, acrilização, acabamento e glaze, sempre com foco em garantir mais eficiência em seu dia a dia na bancada🏅
⠀
As aulas serão ministradas pela TPD Thaís Colombo Araújo, especialista em cerâmica, com experiência em enceramento de diagnóstico, ligas metálicas, CAD/CAM, dissilicato de lítio e fotografia.
⠀
Aprenda de uma vez a confeccionar próteses provisórias que auxiliam de fato a reabilitação oral com a qualidade e a agilidade que um laboratório de prótese necessita. 🚀
⠀
E então, está preparado para alavancar seus resultados? Vem com a gente nessa experiência!
⠀
👉 Para obter mais informações e reservar sua vaga, acesse >> apdespbr.com.br/cursos << Link na Bio, Stories ou nos Destaques
⠀
🗓 29 e 30 de abril
📍 São Paulo, SP, Sede APDESPbr
🔎 Informações e inscrições: apdespbr.com.br/cursos
⠀
#tpd #protesesprovisorias #proteseodontologica #laboratoriodeprotese #laboratoriodental #reabilitacaooral
    Oportunidade imperdível para você, TPD ou CD que trabalha com o sistema E.max. 💥 O curso de Anatomia e escultura dental com IPS E.max: estratificação e maquiagem é para quem deseja ser mais assertivo em seus trabalhos estéticos.

Em quatro módulos, você vai compreender como aprimorar os seus trabalhos com a técnica de escultura progressiva e a técnica de injeção para otimização estética em seus conceitos, aplicabilidade e indicação.

O curso será ministrado pelo tpd, professor, empreendedor, diretor e integrante do departamento digital da APDESPbr, Kenji Yokoyama, que vai compartilhar seus conhecimentos de forma muito didática com sua longa experiência em docência e aplicabilidade prática!

Mas, atenção, as vagas são LIMITADAS! 🚨

👉 Não deixe para depois. Acesse mais informações e inscreva-se >> apdespbr.com.br/cursos << Link na Bio, Stories ou nos Destaques

🗓 Início em maio, término em agosto (8 aulas – 2 dias por mês)
📍São Paulo, SP, Sede APDESPbr
🔎 Informações e inscrições: apdespbr.com.br/cursos

#esculturadental #maquiagemdental #emax #esculturaprogressiva #cursoparatpd

    Seguir

    Siga-nos

    • facebook
    • instagram
    • youtube
    • Canal da Prótese
    • Cursos
    • Associação
    • A APDESPbr
      • Bolsa de empregos
      • Escolas de prótese dentária
      • Equipe
      • EBPO
      • 16º Congresso
    • Contato
    • Telegram
    • 17º Congresso Internacional
    Copyright 2019 APDESPbr - O canal da prótese odontológica brasileira  |  All Rights Reserved  | Powered by Cairós Produtora de Conteúdo |
    • Canal da Prótese
    • Cursos
    • Associação
    • A APDESPbr
      • Bolsa de empregos
      • Escolas de prótese dentária
      • Equipe
      • EBPO
      • 16º Congresso
    • Contato
    • Telegram
    • 17º Congresso Internacional