APDESPbr - O CANAL DA PRÓTESE ODONTOLÓGICA BRASILEIRA
Encontro Cecília Cattacini

SOBOTA realiza 3º Encontro em homenagem à Cecília Cattacini – conheça seu legado e confira a programação

Para evoluir e chegar onde está, o universo da prótese dentária brasileira contou com grandes profissionais. Na ortodontia e ortopedia, um dos nomes que precisamos lembrar é o de Cecília Cattacini. Contribuindo fortemente para o crescimento da especialidade no Brasil, Cecília deixou um legado que permanece na vida de profissionais até hoje. Em sua homenagem, a SOBOTA realiza o Encontro Cecília Cattacini, que terá sua terceira edição, de forma online, nos dias 30 e 31 de julho.

Em sua primeira versão remota, o Encontro conta com uma programação completa, com dez palestras ministradas por professores de destaque e temas atuais no mercado ortodôntico e ortopédico. O evento leva o nome de Cecília Cattacini e o representa fielmente, garantindo que sua contribuição para o mercado seja sempre lembrada.

Quem foi Cecília Cattacini

Cecília Cattacini foi uma técnica em prótese dentária que expandiu o reconhecimento da Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares no mercado. Responsável pela diretoria de Ortodontia na APDESPBR, realizou a grade da área em cursos, palestras, encontros e congressos. Em uma entrevista*, Cecília explicou um de seus melhores momentos na profissão:

 

“Depois de algumas edições do Congresso, pedi à comissão autorização para que eu convidasse mais alguém da área, e assim, como vemos hoje, tenho uma grade apenas de Ortodontia e OFM. Isso foi e é de muita valia aos profissionais de Orto e OFM. No Cursão aconteceu da mesma maneira, até que um dia requisitei uma sala, mas não havia, então pedi um estande. Você pode imaginar? Dei o nome de “Oficina de Ortodontia”, convidando ótimos profissionais e os coloquei, assim todos os assistiam confeccionando seus trabalhos. Foi um sucesso, pois lotou de gente!”

Uma de suas maiores marcas na história é a obra “Técnicas Laboratoriais em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares – Passo a Passo de A a Z”, um livro com mais de 500 páginas, que fez sucesso e, até hoje, orienta profissionais na confecção de diversos aparelhos ortodônticos.

Sobre o evento – por Dr Walter Alborghetti Filho

As outras duas edições do Encontro foram presenciais em Sorocaba/SP e Porto Alegre/RS. Em 2020, devido à pandemia, o Encontro foi cancelado, e em 2021, seria realizado em Belo Horizonte/MG. Mas, precisou passar por modificação, mais uma vez. Foi então que decidimos realizar um evento único, onde os professores estarão reunidos na sala de cursos da Clássico e será transmitido online para todo o Brasil e América Latina, pela plataforma Zoom da SOBOTA. 

 

Homenagear Cecília Cattacini é lembrar de uma colega que estava no seu melhor momento profissional quando nos deixou em um acidente trágico, há oito anos. Mas, Cecília deixou um legado aos ortotécnicos e nós fazemos questão de trazer esse valor em nossa atuação. 

Nós da SOBOTA, temos a missão de levar conhecimento científico a todos profissionais clínicos e de laboratório, e também aos estudantes das áreas de Ortodontia e Ortopedia Funcional. Promover cursos, palestras e eventos científicos sem auxílio das empresas do setor, seria muito difícil. 

Por isso, a SOBOTA tem uma importante parceria com a empresa Clássico, fornecendo materiais e patrocinando totalmente este 3º Encontro Cecília Cattacini. Portanto, na pessoa do amigo Fernando Claro, agradecemos a todos da empresa Clássico.

A programação do 3º Encontro Cecília Cattacini

Abrangendo diferentes áreas da ortodontia e ortopedia, a programação do evento conta com palestras que abordam temas como dispositivos interoclusais e DTM, composição de aparelhos ortopédicos funcionais, fluxo digital, ortotécnicos nas redes sociais, mudança de postura terapêutica e muito mais.

As vagas para participar estão esgotadas, mas há uma lista de espera que você pode preencher caso haja desistência de algum participante. Para acessar a programação completa, conhecer os profissionais que participarão do evento e adicionar o seu nome à lista de espera, clique aqui

Ampliar o conhecimento é sempre uma missão importante. Essa atitude permite que profissionais continuem não só contribuindo para o crescimento do mercado protético no Brasil, mas para a reabilitação de vidas. Para finalizar, não poderíamos deixar de mencionar um recado de Cecília Cattacini:

“Deixo uma dica aos iniciantes: a melhor forma de conquistar sucesso é fazer o movimento, ir em busca de conhecimento e acima de tudo, mesmo sendo devagar, tudo ao seu tempo. Nunca deixar de se valorizar. Desejo a todos muito sucesso!”

 

* Fonte – entrevista com Cecília Cattacini: https://dentista20cospe.wordpress.com/2013/01/14/reconhecendo-quem-mais-fez-pela-profissao-entrevista-da-tpd-cecilia-cattacini/

 


Redação Canal da Prótrese

Redação Canal da Prótrese

1 Comentário

  • Cecilia é a melhor profissional que conheci nos meus 25 anos como TPD.
    Tudo que sei como Ortotécnico aprendi com essa grande amiga.
    Saudades!!!!
    Muito obrigado por ter feito parte da minha vida.
    Muito obrigado por me inspirar até hoje.