APDESPbr - O CANAL DA PRÓTESE ODONTOLÓGICA BRASILEIRA

Sorriso Sustentável é inaugurada como empresa na 16ª Expolab

A Sorriso Sustentável Soluções Ambientais teve a sua inauguração oficial como empresa durante a 16º Expolab. A ação foi marcada pela presença de representantes das maiores entidades da odontologia nacional. O acionamento da luminária francesa, confeccionada com materiais reciclados recolhidos em clínicas e laboratórios de prótese dentária, simbolizou o novo momento da Sorriso Sustentável. Toshio Uehara, presidente da APDESPbr, foi quem consagrou o ato simbólico.

A luminária suíça é uma criação de Célia Alba Hefermehl, designer sustentável e diretora na empresa suíça Alba deLight. Em colaboração com o brasileiro César Santos Pereira, eletricista especializado em execução de instalações e manutenção preventiva, corretiva e sustentável. A produção da peça seguiu o conceito upcycling, uma técnica que dá um novo propósito a um material que seria descartado.  Isto é, sem prejudicar a qualidade e composição deste material.

O conceito upcycling

De acordo com a diretora executiva da Sorriso Sustentável, Silvia Berlinck, “um item que passou pelo upcycle normalmente possui uma qualidade igual ou melhor que a de seu original. A prática reduz a quantidade de resíduos produzidos que passariam anos em aterros sanitários. Além disso, esta técnica diminui a necessidade de exploração de matéria-prima para a geração de novos produtos. No caso do plástico, isso significa menos petróleo explorado, menos árvores derrubadas no caso da madeira. E, no metal, menos mineração. Isso tudo também conta com uma economia significativa de água e energia. Tanto usadas na exploração dos recursos naturais, quanto na reciclagem, ainda que em menor quantidade no reaproveitamento.”

Sorriso Sustentável

Sob o comando de Silvia, que é técnica em prótese dentária, a Sorriso Sustentável nasceu em 2014, como instituto. Através da tecnologia odontológica, Silvia percebeu quão baixo era o impacto gerado pelo sistema CAD/CAM. Comparando o quanto se descartava de resíduos e aparas nas rotinas clínicas e laboratoriais, Silvia viu a necessidade da implantação da sustentabilidade no setor.

Assim, buscou por mais conhecimento e informação até que, no ano passado, levou o projeto a uma incubadora e atingiu o status de empresa de impacto social. A presença da Sorriso Sustentável em estande na 16ª Expolab coroou o início do novo ciclo.

Para acompanhar a inauguração, estiveram presentes, da esquerda para a direita, o Dr. Jairo Correa, presidente da Sociedade Paulista de Ortodontia – SPO; Dr. Silvio Jorge Cecchetto, presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas – ABCD; o Sr. Claudio Yukio Miyake, Tesoureiro do Conselho Federal de Odontologia – CFO; os Srs. João Taxan e Marcio Barra Grande, presidente e vice-presidente da Associação dos Técnicos em Prótese Dentária de Campinas e Estado de São Paulo – APDCR; Sr. Toshio Uehara, presidente da APDESPbr; Silvia Berlink, ao centro; Dr. Juliano do Vale, presidente do Conselho Federal de Odontologia – CFO; os Srs. Ermensson Luiz Jorge e Luiz Evaristo Ricci Volpato, respectivamente Vice-Presidente e Tesoureiro do CFO; Dr. Wilson Chediek, presidente da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas – APCD; e Dr. Marcos Capez, presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo – CRO.

‘Transformando sorrisos, valorizando a vida’

Somente em dois anos, o trabalho de Silvia e sua equipe já coletou 35 kg de aparas de materiais termoplásticos. O destino de todo o montante recolhido é a reciclagem, que transforma os resíduos em belas peças artesanais. Além de alimentar o ciclo da economia circular, onde o resíduo de uma produção serve de matéria-prima para uma outra produção.

Com o lema ‘Transformando sorrisos, valorizando a vida’, Sorriso Sustentável difunde os conceitos, as dimensões, os valores da sustentabilidade e apresenta soluções para os desafios socioambientais da atualidade em palestras, workshops, oficinas e consultorias. Para conhecer mais, acesse aqui a matéria completa.

Redação Canal da Prótrese

Deixar um comentário