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Uma história que inspira a desenhar o futuro

Uma história que inspira a desenhar o futuro, essa é a definição para a trajetória da Clássico, por ela mesma. Completando 60 anos em 2018 a empresa que iniciou na década de 50 tem muito a compartilhar também quando o assunto é empreendedorismo. Porque sabemos que é necessário muito mais do que ideal e trabalho para conquistar o sucesso almejado. Neste caso, eram 25 personalidades diferentes em busca de um mesmo objetivo: construir uma empresa que fosse referência em qualidade e inovação na produção de resinas acrílicas para uso odontológico. Objetivo concluído! – Agora vamos saber como esse Case aconteceu.

[Inspirar é o que nos move! Ao perceber o valor dessa história fomos buscar mais detalhes com a analista de marketing da marca, Keitty Bambans, e o diretor Fernando Claro. E você confere o resultado abaixo. Vale muito conhecer! 😉 ]

 

Sonho e força realizadora

O ano era 1958 quando 25 amigos, ex-funcionários da extinta Dentária Brasileira, decidiram reunir suas experiências em produção de resinas acrílicas para abrir uma empresa que viesse a ser referência na área. A iniciativa é admirável, mas para mentes mais concretas pode parecer utopia gerenciar tantas personalidades diferentes, com possíveis contrariedades advindas do ego e de opiniões diversas. Acontece que além de sonhadores – característica marcante em pessoas de sucesso – esse grupo apresentava uma determinação acima da média. O que lhes permitiu atingir o objetivo respeitando as diferenças e as atividades que eram exercidas por cada um dentro do grupo. De modo que assumiram com afinco o compromisso acordado. Assim, com o rumo delineado e as funções muito bem definidas seguiram para o que seria uma trajetória que iria inspirar a muitos, completando 60 anos de mercado fieis aos seus valores originais.

Liderança humanizada

Naturalmente dentro de um grupo existe uma liderança, alguém que se destaca por orientar os demais de acordo com seus exemplos, sua postura ilibada e respeito em todas as formas de relacionamento de uma marca. Essa pessoa era Sr. José Barros – que na foto da capa desta matéria está apresentando a fábrica para um grupo de alunos-visitantes em 1997.

Além da amizade existente entre os fundadores, havia uma definição clara das responsabilidades de cada um dentro da empresa. E desde o princípio emergiu a liderança do Sr. José Barros que, à frente dos negócios até 2012, soube conduzir todos em uma mesma direção, sempre com muita competência e respeito. Com a sua ausência, decidiu-se por profissionalizar a gestão buscando sempre manter o legado deixado.

Mais do que tomar decisões, o líder desperta ou mantém acesa no outro a chama da vontade e dos ideais que os norteiam. E isso não se faz apenas com regras e métodos de organização empresarial. Embora esses últimos sejam também importantes, a liderança eficaz apresenta uma conduta que gera admiração e sentido aos esforços aplicados diariamente no trabalho. E faz com que essa consciência coletiva construída seja mais forte do que as mudanças necessárias a sua adaptação ao longo do tempo. É o que encontramos por aqui!

Posicionamento bem definido

Nessas seis décadas a Clássico passou por diversas mudanças, em relação à estrutura, adaptação às novas tecnologias, mudança de endereço, ampliação da linha de produtos, ampliação da fábrica e a profissionalização da gestão. Mas quando uma empresa constrói uma identidade forte, coerente, ela continua a orientar sua trajetória e a inspirar os que vêm depois. As novidades chegam, mas os valores permanecem inalterados.

Determinante assim também foi a segmentação de mercado em que atuam. Se mantiveram fieis a um público específico dentro da odontologia mesmo com tantas transformações e apelos deste mercado ao longo dos anos. O compromisso de serem referência em sua área de atuação continuava a guiar suas escolhas.

A definição do segmento foi algo natural em virtude do conhecimento prévio do mercado pelos fundadores que já atuavam no setor. Ao longo do tempo a empresa entendeu que quanto mais focado estivessem em seu nicho de atuação, maiores as chances de manter um processo de melhoria contínua em seus produtos, oferecendo o máximo possível de qualidade sempre a um custo acessível. Vale ressaltar que no início só havia produtos importados de custos elevados. Desta forma surgiu a obsessão em ser referência em resinas acrílicas, lançando produtos líderes de mercado há mais de 50 anos como, por exemplo, o JET.

 

Trabalho que gera valor

São muitas as definições como fator determinante para o sucesso de uma empresa. O fato é que cada uma delas atende a uma necessidade do mercado e cria uma personalidade para a sua marca pela qual é reconhecida e procurada. Como a preocupação com a qualidade dos produtos e bom atendimento sempre estiveram muito presente, não surpreende que seu forte seja o relacionamento com clientes e colaboradores. E vemos muitas marcas se apresentando dessa forma, mas o que cada uma entende como relacionamento é o que as difere.

No caso para a Clássico o mais importante é gerar valor a todos os envolvidos através de sua atuação. E esse é um super diferencial! Depositar sincera atenção às solicitações de seus públicos interno e externo e ser eficaz na promoção desses ajustes é tarefa que depende de um propósito afinado. Além disso o seu relacionamento se estende também às suas constantes participações na formação do técnico em prótese dentária, estreitando os laços com seus atuais e futuros consumidores de forma responsável e participativa.

Essencialmente a Clássico prezou pelo relacionamento com clientes e parceiros e sempre foi muito ativa na formação profissional dos técnicos em prótese. Em conversa com o diretor Fernando Claro ele reafirma o compromisso com os consumidores e colaboradores da marca:

Acreditamos que através dessa troca todas as partes se beneficiam de alguma forma e o crescimento de toda a cadeia gera valor a todos. A cultura organizacional, o respeito, e a fidelidade a história e aos ideais dos fundadores são parte de extrema importância na trajetória de sucesso da empresa.

EBPO 2018 e a comemoração dos 60 anos!

Neste ano de comemoração, a Clássico não poderia celebrar de maneira diferente. Com uma agenda bastante ativa já participou de inúmeros eventos da categoria e ainda irá participar de outros, destacando-se o CIOBA 2018 e, principalmente, o EBPO 2018 do qual fez questão de ser patrocinador para celebrar este ano tão especial, mantendo-se próxima daqueles que fazem parte da sua história.

O EBPO é o evento mais importante do ano e para nós não haveria melhor forma de celebrar nossos 60 anos do que ao lado dos profissionais e acadêmicos da prótese e de nossos amigos e grandes parceiros da APDESP BR.

Veja abaixo as linhas de produto da Clássico e programe-se para aproveitar da maneira mais positiva esse evento que é o maior encontro da prótese odontológica brasileira. Uma reunião de pessoas e marcas da melhor qualidade. Faça a sua inscrição aqui!  

Produtos Clássico

A Clássico fabrica resinas acrílicas, Monômero (liquido) e Polímero (pó) que devem ser utilizadas juntas para obter o resultado desejado. Opções de resinas: rígida ou macia, incolor ou colorida. E outros produtos para o segmento odontológico – confira alguns deles abaixo. Mas venha conhecer tudo isso presencialmente no EBPO 2018. Te esperamos por aqui!

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Maria Fernanda Marques

Gestora de marketing da marca APDESPbr digital. Especialista em branding, comunicação humanizada e planejamento estratégico. Acima de tudo, apaixonada por gente! E motivada pelas relações humanas e as boas histórias que delas resultam, sobre pessoas e marcas.

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