APDESPbr - O CANAL DA PRÓTESE ODONTOLÓGICA BRASILEIRA

Você conhece o poder de transformação do seu trabalho? 

“A gente precisa ser mais humanizado, lembrar que existe alguém que pode ser transformado ali. Então, quando a gente lida com pessoas, a gente lida com transformação.” Começamos assim a mensagem deste segundo vídeo com Lucimara Sertório para a série ‘Sua história, nosso valor’. Caso você não tenha assistido ao vídeo anterior, clique aqui e confira o primeiro! 😉

Cada um de nós, nas diversas atividades que realizamos, em diferentes posições, transformamos constantemente nossas vidas. Mas, atente-se: transformamos a vida das pessoas ao nosso redor a todo o tempo, igualmente, em cada escolha. E não se trata apenas de grandes escolhas, mas das aparentemente pequenas, que  impactam a vida e muitas pessoas, em cadeia.

As palavras em uma conversa são escolhas. A abordagem e as histórias que contamos são escolhas. Assim como é escolha a forma como recebemos comentários e decepções alheias. Nossa reação é uma escolha que pode gerar impacto positivo ou negativo. Tudo isso cria um universo de percepções responsáveis pelas nossas emoções e atitudes que tomamos  a partir delas. Como andam as suas relações? Considere observar essas escolhas diárias que determinam a qualidade das suas emoções e de seus pensamentos.

 

Seja em uma palestra em um congresso internacional, na pausa para o café no intervalo de um curso, em atendimento na clínica odontológica ou na troca de informações entre dentistas e técnicos em prótese dentária. Sempre há a possibilidade de transformação positiva em uma realidade, dependendo do que é compartilhado e da maneira como isso é feito. Somos responsáveis por essas escolhas, então, não nos escusemos dela.

Converse sobre algo que aprendeu de interesse comum. Aborde uma experiência de vida. Faça um comentário que convida o outro a conversar com leveza, sem máscaras. Assim as pessoas costumam realizar trocas importantes e se permitem serem utilizadas para o bem quando oferecem palavras que modificam um estado mental e muda o rumo de uma vida, ou de um dia.

Eu dou curso no Brasil todo, uma vez, duas vezes por mês eu estou viajando, dando curso, agora América latina. E é legal a gente ver a transformação das pessoas, o que a gente impacta nas pessoas. Pessoas que eu estive em Cochabamba, na Bolívia, a pessoa chegou pra mim e falou: “Você mudou a minha vida”, aí, mas, mudou como? É a conversa, sabe?! (Lucimara Sertório)

A técnica em prótese dentária, palestrante internacional, ministrante de cursos no Brasil e no exterior, Lucimara Sertório, traz à luz neste trecho da entrevista, exatamente esse olhar humanizado para a vida. A protética que é também pedagoga de formação conta sobre a realização de unir essas duas paixões na formatação atual de sua carreira. E como percebe ampliada essa possibilidade que ganha em diversas oportunidades de transformar a vida de alguém com o que compartilha.

No universo da prótese dentária, Lucimara é especialista em prótese total, a peça protética considerada por muitos como a mãe da reabilitação oral. Neste caso, a funcionalidade, a inclusão social, saúde emocional e mental do paciente são fatores de grande transformação na vida desses pacientes. Talvez por isso a tpd tenha despertado ainda mais sua sensibilidade às necessidades humanas depois de acompanhar transformadores casos de reabilitação oral nos tratamentos odontológicos em que participou como técnica em prótese dentária.

Na verdade Sertório é tecnóloga em prótese dental, com formação em curso superior nesta área. Decisão que se deu depois de pensar em nutrição, depois ainda, quando decidiu fazer a prova antes de viajar com as amigas. História que nossa entrevistada e colunista do Canal da Prótese conta também em suas palestras, quando aborda sua caminhada e como vem construindo essa jornada de sucesso no caminho que escolheu. Escolheu ou caiu de paraquedas, como brinca em seu relato. Em depoimento tão inspirador quanto este acima, o início da sua caminhada na prótese dentária você conhece no vídeo anterior – se ainda não assistiu, acesse ele aqui!

E ainda tem mais mensagens carregadas de sinceridade, humanidade e positividade – marcas registradas dessa querida tecnóloga em prótese dental que já soma experiências diversas e intensas no mercado da prótese odontológica brasileira. Acompanhe Lucimara Sertório por aí, e saiba mais sobre esta série e outros conteúdos sobre prótese dentária por aqui, no nosso grupo do Telegram e em nossas redes sociais @apdespbr (Instagram) e /apdepbr (Facebook) .

Até o próximo vídeo! 😉

Maria Fernanda Marques

Gestora de comunicação e marketing na Cairós Humaniza. Especialista em branding, comunicação humanizada e planejamento estratégico. Acima de tudo, apaixonada por gente! E motivada pelas relações humanas e as boas histórias que delas resultam, sobre pessoas e marcas.

Deixar um comentário