APDESPbr - O CANAL DA PRÓTESE ODONTOLÓGICA BRASILEIRA
Checklist estético no tratamento reabilitador

Você trabalha com checklist estético? Saiba a importância desta etapa no tratamento odontológico

A estética do sorriso tornou-se uma grande preocupação dos brasileiros na sociedade atual. Mas, mesmo quando esse não é o foco principal do tratamento odontológico, ainda é um ponto muito importante. E quando falamos em estética, harmonia é a chave para alcançar resultados satisfatórios. Por isso, o checklist estético é um auxiliar indispensável no planejamento clínico-laboratorial.

Uma das principais funções do checklist estético é facilitar a comunicação entre a clínica odontológica e o laboratório de prótese no momento de criar o planejamento estético do sorriso. Além disso, essa etapa facilita na previsibilidade do caso e, consequentemente, na satisfação do paciente que receberá o tratamento.

Nesta matéria, vamos entender quais fatores definem a estética do sorriso, como é feita a análise estética para criação do checklist e qual a importância do mockup na previsibilidade e no resultado de cada caso. Confira abaixo!

 

Fatores que definem a estética do sorriso

Em qualquer tratamento odontológico, é importante lembrar que a estética do sorriso não está restrita apenas aos dentes. Ela engloba diferentes elementos, que juntos promovem um sorriso simétrico. Esses elementos são os lábios, a gengiva, os dentes e a face, mas o que garante um resultado estético satisfatório é a harmonia entre eles.

O papel do técnico em prótese dentária e do cirurgião-dentista, então, deve ser encontrar a relação apropriada entre essas características, que dependerá das individualidades de cada paciente. Portanto, para essa análise, o CD precisará obter referências horizontais, verticais, sagitais e fonéticas.

Além disso, entender quais são as principais queixas do paciente em relação à estética dos dentes é fundamental. Mas para que essas informações sejam bem aproveitadas no planejamento, elas precisam chegar até o técnico em prótese dentária com clareza. Essa comunicação clínica-laboratorial deve estar bem definida, e é neste ponto que o checklist estético mostra-se indispensável.

 

Os itens que compõem um checklist estético

Como mencionado, o objetivo do tratamento odontológico deve ser chegar em proporções intrínsecas e extrínsecas agradáveis, que entreguem harmonia estética e funcionalidade. Para isso, é preciso analisar os itens que compõem um checklist estético, atributos que serão o fio condutor para alcançar os objetivos do planejamento.

Entre esses itens, podemos citar características como as formas básicas dos dentes, a morfologia, o nível gengival, zênite gengival, a inclinação da linha mediana e eixo dos dentes, espaço interdental, posição da borda incisal, linha dos lábios, cor, textura, brilho, entre outras. 

Nesta etapa, as fotografias odontológicas também têm o papel de facilitar a comunicação clínica-laboratorial. Veja abaixo um exemplo apresentado no livro A arte na prótese dentária – Um universo em harmonia:

A importância do mock-up na previsibilidade do tratamento e na estética do sorriso

A partir do enceramento de diagnóstico feito pelo TPD, são confeccionadas guias para a realização do mock-up. Esse é um modelo que leva as características da peça final para que seja feita a análise estética e funcional em boca, possibilitando a previsibilidade do tratamento reabilitador. 

Essa é uma etapa decisiva, pois o mock-up permite que o profissional avalie a forma, comprimento e largura dos dentes, além da relação dos dentes com os lábios, a face e os demais elementos mencionados anteriormente. Também é a partir deste teste que é possível conferir se a dimensão vertical está adequada e, caso necessário, realizar ajustes oclusais e estéticos.

Mas uma das maiores vantagens do mock-up é permitir que o paciente veja como será a peça protética final e analise a própria adaptação, tanto funcional quanto estética. Nesse momento, quando falamos de funcionalidade, a fonética é um dos pontos principais. E isso tudo agrega muito valor ao trabalho dos profissionais, já que o paciente consegue ter segurança sobre o resultado do tratamento antes mesmo de iniciar qualquer procedimento nos dentes.

Portanto, o mock-up é essencial para conferir se o checklist estético foi atendido conforme planejado, entregando a harmonia esperada não só pelos profissionais, mas principalmente pelo paciente. Afinal, o objetivo de uma reabilitação oral é devolver uma estrutura completa, unindo estética e funcionalidade.

Então, qual a importância do checklist estético?

Ele possibilita que todos os fatores que definem a estética do sorriso sejam atendidos conforme planejado. Também auxilia na comunicação clínica-laboratorial, assegura a satisfação do paciente e, consequentemente, permite que os tratamentos sejam mais previsíveis e satisfatórios.

Essa é uma forma de mostrar que a construção de sorrisos depende de uma série de elementos importantes, e que, por isso, os profissionais precisam estar em atualização a todo momento. Além de tudo, mostra que o trabalho em conjunto do técnico em prótese dentária e do cirurgião-dentista é decisivo no sucesso de reabilitações orais, e que essa dinâmica não pode ser negligenciada.

Continue descobrindo com a APDESPbr!

Toda semana publicamos conteúdos exclusivos e gratuitos aqui no Canal da Prótese para que você, profissional ou estudante, esteja sempre atualizado no mercado. E agora somos também uma comunidade digital – a mais representativa do mercado da prótese odontológica brasileira!

Para ter acesso à nossa plataforma digital com conteúdos de todo o mercado e professores conceituados, clique aqui e Seja PRO! 

Tem algum comentário para compartilhar com a gente? Estamos à disposição nas redes sociais (@apedspbr e /apdespbr). Você também pode acompanhar o que publicamos por aqui e outras novidades pelo Telegram ou receber diretamente no seu e-mail. Para isso, é só preencher o formulário abaixo! 😉


Redação Canal da Prótrese

Redação Canal da Prótrese

Deixar um comentário

Acompanhe nas redes